TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Controle de qualidade de processos

Por:   •  6/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: Online

Aluno: Julia de Paiva Dias

Turma:0122-1 2

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

O crescimento constante da competição entre produtos e serviços tornou-se um dos principais desafios para as empresas. O acesso facilitado à informação, a disponibilidade de diversos produtos e serviços substitutos elevaram o nível de exigência do consumidor à patamares cada vez mais altos. Um dos principais fatores que impulsionam a decisão de consumo dessa nova geração de clientes é, com certeza, a qualidade.

Os processos de controle de qualidade também têm evoluído, passando de simples inspeções para estratégias de acompanhamento de cada aspecto produtivo das companhias (Garvin, 2002). A qualidade passa não estar somente ligada às características e funcionamento do produto ou serviço, mas sim aos anseios e necessidades dos clientes.

Levando em consideração esse cenário, esse trabalho objetiva aplicar ferramentas de gestão de qualidade para auxiliar a Super Insumos a superar os desafios identificados, reforçando sua imagem de empresa especialista em seu segmento. Primeiro serão apresentados os problemas apontados na empresa por sua própria equipe, criando pontos de foco paa a implementação de estratégias de benchmarking. Implementadas as ações de benchmarketing, será exposto um diagrama para melhor ilustração dos pontos de atenção na empresa. Por fim, utilizando as metodologias de 6M e Seis Sigma será proposto um plano de ação para que a Super Insumos seja uma empresa exemplar dentro do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Existem diversos conceitos e vertentes de pensamento sobre qualidade. Para a evolução da qualidade dos produtos ofertados pela Super Insumos, pode-se considerar os elementos básicos propostos por Garvin(2002); desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, estética e qualidade percebida. Todos esses fatores são observados para a tomada de decisão do consumidor. Esses fatores devem também ser considerados para traçar a gestão da qualidade que, segundo Juran (2009), possui três elementos essenciais; planejamento, controle e melhoria. Ainda segundo o autor, dentro dos processos são identificadas as principais oportunidades de melhoria, que deveriam ser prioridades para qualquer gestor.

Em relação aos elementos da qualidade, vale considerar a abordade de Total Quality Control (TQC), proposta por Feigenbaum, em que o foco sai da empresa e volta-se para o cliente. As técnicas de identificação de defeitos não são mais suficientes para garantir a qualidade, é necessária a criação de uma cultura de gestão voltada para o compromisso com a excelência.

Após um trabalho realizado pela própria equipe de gerentes e diretores da Super Insumos, seguindo o pensamento de Juran, foram observadas falhas nos processos internos da empresa, destacando-se as seguintes chances de aperfeiçoamento;

  1. funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores
  2. falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  3. necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  4. metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  5. devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  6. insumos fora da especificação;
  7. problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Quando considerada a desmotivação dos funcionários dentro da Super Insumos, torna-se interessante traçarmos um Benchmarking funcional relativo às medidas adotadas pela Ambev entre os anos de 2010 e 2019. A gigante de bebidas, enfrentava um cenário de altíssimo turnover, de 20%, com a desmotivação de funcionários e a incapacidade de realizar demissões estratégicas devido ao alto índice (CHAVES e MARTINS; 2021). Uma consultoria externa trabalhou, juntamente com a empresa, identificando os motivos por trás dessa insatisfação, colhendo dados dentro das próprias equipes de sua maior unidade fabril. Um dos principais fatores constatados foi a ausência de um plano de crescimento e de carreira dentro da empresa. Os colaboradores não viam seus esforços compensados e não possuíam ambição de crescimento, uma vez que essa possibildade não havia sido esclarecida. Foi elaborado um plano de carreira com o fornecimento de qualificação por parte da empresa, incentivando o desenvolvimento pessoal do profissional e a valorização do seu trabalho na empresa. Outro exemplo apontado pelos colaboradores era a distância da fábrica da cidade, fazendo com que o funcionário perdesse um dia inteiro de trabalhdo por causa visita médica ou ao dentista. A empresa trouxe esses profissionais essenciais para sua própria planta, criando uma estrutura de atendimento para seus funcionários.

Vale notar que, segundo Chaves e Martins (2021), a desmotivação não está ligada apenas à bonificação e plano de carreira, mas também aos processos internos da empresa e às dificuldades enfrentadas no cotidiano de trabalho. Assim como ocorreu na Ambev, a desmotivação também ocorre com a falta de maiores resultados, problemas produtivos e dificuldade na comunicação. Mesmo fazendo parte de mercados distintos, a Ambev apresentava problemas similares aos identificados pela equipe da Super Insumos e, implementando novos processos junto à sua equipe, reduxiu para 3% o turnover de sua principal unidade fabril.

Um fator que se tornou importante para as pessoas é a posição das empresas frente à sustentabilidade. Nesse campo, a Super Insumos peca na conformidade de coleta do lixo industrial. A coleta de resíduos industriais é regida pelas regras do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), nas resoluções 357/2005 e 430/2011, devendo ser consideradas ainda a resolução 420/2004 da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que regulamenta o transporte desses resíduos. As oportunidades de melhoria desse desafio estão ilustradas no diagrama de Ishikawa. Esse diagrama expõe todas as possíveis causas, divididas em 6 grupos principais, de um problema principal. Esses seis macroambientes são; método, matéria prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente. Sendo assim, tem-se:

[pic 1]

Ainda utilizando o método do diagrama de Ishikawa, podemos encarar os demais desafios da Super Insumos. Quanto a falta de auditorias internas, o exemplo da Ambev segue relevante, uma vez que foram criados “comitês de gente”. O Comitê propõe o maior diálogo e maior abertura entre colaboradores e líderes criando eventualmente, lideranças locais. Esse canal de diálogo permite um maior compartilhamento de ideias e maior colaboração para se atingir resultados, uma vez que uma equipe implementa um percurso e fornece informações para que o comitê verifique resultados, faça a difusão do plano e ajude a transformar a cultura organizacional.

[pic 2]

Seguindo uma abordagem similar, em relação às metas temos:

[pic 3]

Os demais problemas apontados envolvem mais diretamente a produção fabril e os resultados do produto, não somene da organização da empresa. Sendo assim, especialmente nos próximos pontos, além do diagrama de Ishikawa, vale a implementação da metodologia de Seis Sigma. Esse modelo de gestão tem como principais objetivos reduzir o desperdício, reduzir defeitos, custos e a variabilidade do processo, otimizar o tempo e os estoques, para conseguir entregar um produto de maior qualidade ao cliente com custos mais baixos. Para aplicá-lo, é necessário identificar os principais pontos de variabilidade do processo produtivo e, a partir dos dados coletados, otimizar e aperfeiçoar as etapas mais falhas do processo produtivo. Como o sigma representa o desvio padrão, espera-se que esse número seja o menor possível, transformando a produção em uma distribuição normal, com variação mínima entre o padrão e o produto. Com o diagrama, ficam mais claros os principais pontos onde existem variabilidades na Super Insumos;

[pic 4]

Sobre os insumos fora da especificação:

[pic 5]

Quanto ao problema de extravio de mercadorias, pode-se aplicar, além do diagrama de Ishikawa a ferramenta 5W2H, utilizada especialmente para a padronização de processos, deixando claras as responsabilidades dos agentes envolvidos nas atividades. Temos portanto, duas maneiras de enfrentamos os problemas logísticos:

[pic 6]

Já aplicando a metodologia 5W2H:

What (ação)

Who (responsável)

When (prazo)

Where (onde)

Why (por quê)

How (como)

How Much (quanto custa)

Prospecção de soluções de logísticas diferenciadas

Milton Nascimento

Ramal: 12

Compras

Email: compras@superinsumos.com

Até 30/03

(30 dias)

Super Insumos

A empresa está enfrentando problemas logísticos e existem startups especializadas nesse serviço

Pesquisas online, conversa com o comercial de cada solução

Tempo

R$30,00/hora

Apresentação de soluções e orçamentos

Milton Nasicmento

Ramal: 12

Compras

Email: compras@superinsumos.com

7 dias

1/04 a 8/04

Super Insumos

Apresentação para a equipe decidir juntamente à diretoria

Reunião presencial

N/A

Fechamento de contrato com solução

Francisco Buarque

Ramal: 121

Jurídico

chicobuarque@superinsumoss.com

5 dias

(08/04 a 14/04)

Super Insumos

Verificar quaisquer pontos negativos e fomalizar contratação

Reunião de fechamento

R$10.000,00 de taxa de Setup

Treinamento com a solução

Luiz dos Santos

Ramal: 15

Logística

lulusantos@superinsumos.com

2 dias

15 e 16/04

Super Insumos

O gestor local precisa estar familiarizado com o novo sistema antes de treinar os demais

Recepção da equipe da solução na área de distribuição Super Insumos

R$20.000,00

Atraso nas entrgas para implementação

Implementação e operação conjunta de equipes

Luiz dos Santos Roberto Frejat

Ramal: 16

Operação e Logística

lulusantos@superinsumos.com e frejat@superinsumos.com

10 dias

17 a 27/04

Distribuição Super Insumos

Equipe precisa estar familiarizada com a solução. Operações e Logística devem estar alinhados

Treinamentoe acompanhamento na Suoer Insumos

R$20.000,00

Atraso nas entrgas para implementação e criação de novos padrões

A contratação de uma solução externa pode reduzir erros e variabilidades no processo logístico, estando em conformidade com o método de seis Sigma.

Considerações finais

Para suprir a nova demanda conquistada com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos a Super Insumos precisa ajustar alguns processos para continuar entragando a qualidade pela qual sempre foi reconhecida.

Depois de um processo de brainstorming promovido pelos gestores e diretores da empresa, foram identificadas as principais oportunidades de melhoria de processos na companhia e, durante essa consultoria, foram propostas diversas abordagens estratégicas para otimizar esses pontos.

Com as informações e ferramentas forncecidas neste trabalho, a diretoria e gerência da Super Insumos devem reunir suas equipes e aplicar as mudanças propostas em todos os setores da empresa. A busca pela qualidade deve ser uma cultura instrínseca à companhia e seus colaboradores devem buscar alcançá-la em todos os aspectos de seu trabalho. Uma mudança desse cenário eleva a assertividade de todos os processos na empresa, diminuindo as margens de erro e o custo associado ao retrabalho e desperdício.

Referências bibliográficas

CHAVES, N, MARTINS, S. O Desafio do Impossível. Gente Editora, 2021.

GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade: Visão Estratégica e. Competitiva. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1992.

LÉLIS, Eliacy Cavalcanti. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MARSHALL JUNIOR, Isnard; ROCHA, Alezandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; QUINTELLA, Odair Mesquita. Gestão da qualidade de processos. Rio de Janeiro, 2012. 180 p. Apostila do Curso de Gestão da qualidade e processos – Fundação Getúlio Vargas.

VG Resíduos, Aprenda como elaborar um plano de gerenciamento de resíduos. Blog. 2020. Disponível em: https://www.vgresiduos.com.br/blog/aprenda-como-elaborar-o-plano-de-gerenciamento-de-residuos-solidos/#:~:text=O%20Plano%20de%20Gerenciamento%20de%20Res%C3%ADduos%20S%C3%B3lidos%20(PGRS)%20%C3%A9%20um,reciclagem%2C%20destina%C3%A7%C3%A3o%20e%20disposi%C3%A7%C3%A3o%20final. Acesso em 15/02/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (997.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com