TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar UNIP

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  7.273 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Complementar  Cultural –  Filme “O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)” – 05h

        No dia 22 de outubro de 2016, assisti ao filme O Homem que Mudou o Jogo. O filme dirigido pelo cineasta Bennett Miller conta a história de Billy Beane  (Brad Pitt) e o modo como conduziu a seleção de baseball  Oakland Athletics em 2002. A história real, se baseia no livro Moneyball, do jornalista Michael Lewis.
        A trama básica do filme é como resolver um problema de forma inovadora, mas a ideia central, a meu ver, pode ser aplicada em qualquer situação no qual um administrador se depara com um problema que parece não ter solução.
        Depois de ter seu time desfalcado devido à contratação dos três de seus melhores jogadores para grandes seleções, Billy Beane se viu obrigado a partir para métodos bastante heterodoxos para remontar o seu time mesmo sem ter dinheiro para grandes contratações.
        Os jogadores que seriam necessários para equilibrar a qualidade do time Oakland Athletics sairiam muito caros, portanto, inviáveis para seu time que não dispunha de muitos recursos financeiros. Em um determinado momento do filme Billy contrata o analista financeiro Peter Brand (Jonah Hill) para ajuda-lo com as tomadas de decisões.
        Após muitas analises e verificações de falhas, Peter chega a uma ideia inovadora: utilizar o modelo de  estatísticas e contratar jogadores que são excepcionais em alguma característica mas, no geral, são jogadores comuns com valores relativamente baixo, que nenhum outro clube se interessaria. A ideia principal de Peter era que colocando os jogadores certos nas posições certas, as deficiências individuais seriam suprimidas pela força do conjunto.  
        Este modelo de contratação foi duramente criticado pelo conselho do Oakland Athletics, no qual as contratações eram sempre realizadas por olheiros experientes. Ao tentar essa nova abordagem, Billy é tido como insano justamente por “pensar fora da caixa” para resolver um problema que estava se tornando crônico. Utilizando essa técnica inovadora de contratação o Oakland Athletics foi o melhor time de 2002 e seu modelo de contratação é utilizado até os dias atuais por grandes seleções de baseball.
        Apesar de contar a história de um esporte ainda pouco difundido em nosso país, o filme provocou em mim uma grande reflexão: A vida de um administrador sempre é um grande desafio, e o que o tornará um profissional de destaque serão suas ideias inovadoras e eficazes diante dos problemas e conflitos diários.  Porém, muitas vezes essas ideias podem chocar o modelo tradicional, o filme mostra que apesar das dificuldades e das criticas sofridas pelo técnico ele nunca desistiu, insistiu no modelo, analisou o que estava errado, corrigiu, até que finalmente conseguiu alcançar os resultados previstos.
        Por fim, concluo dois pontos muito importantes do filme que podem ser empregados na vida de um administrador: primeiro, a capacidade de um grande líder em identificar os talentos certos para as atividades certas e segundo, a importância de sempre “pensar fora da caixa”.  Sem dúvidas, esse filme me agregou grande conhecimento profissional e pessoal.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com