TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHARELADO EM CIÊNCIA COMPUTAÇÃO

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTO ARAGUAIA

FACULDADE DE LETRAS CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS

BACHARELADO EM CIÊNCIA COMPUTAÇÃO

[pic 1]

EXPERIMENTO I - RESISTORES

Discente: Vinicyo Luan, Lucas de Melo

Professor Dr. Fernando Yoiti Obana

Rondonópolis – MT

Novembro de 2018

INTRODUÇÃO

  1.         Resistores

São peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, Exemplos de equipamentos que utilizam esse princípio são os chuveiros, aquecedores de cabelo, lâmpadas incandescentes, etc.

São componentes de circuitos elétricos que possuem a função de limitar os valores da corrente elétrica de acordo com necessidades específicas. A sua função é resistir à passagem da corrente elétrica, por isso, a maior parte deles é feita com carvão em pasta, componente que é isolante elétrico.

Nos circuitos eletrônicos em geral, os resistores são encontrados associados em série ou em paralelo, e muitas vezes em associações mistas, que são compostos por conjuntos de associações em série e em paralelo.

  1. Efeito Joule:

A limitação da corrente elétrica feita pelos resistores ocorre pela transformação de energia elétrica em calor. Quando os elétrons em movimento (corrente elétrica) se chocam com os átomos que formam o material condutor, o atrito gera calor, e esse fenômeno é denominado de Efeito Joule.

  1. O valor da resistência

Para resistores muito pequenos que compõem circuitos elétricos, por exemplo, existe um código de cores que define o valor da resistência do resistor a partir de valores atribuídos a cores específicas.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Aprender a identificar os valores de resistores pela sua corres correspondente, medindo também com uso do  multímetro para testa se uma capacidade está normal pois de acordo com as cores correspondente temos também sua tolerância, por exemplo um resistor de cor (Marrom, Preto, Vermelho e Dourado) = 1kΩ ± 5% com uma tolerância de 5 por cento tanto para mais como para menos, sua utilização em um circuito eletrônico e essencial tanto como proteção para alguns componentes que não pode receber alta carga de energia (LED,CI.etc) como para limitar uma corrente que chegar a outros componentes.

  1. Objetivos Específicos

        A partir destas informações podemos começa a liga os resistores no circuito, mais antes disto faremos uma conta simples, se associamos dois resistores em serie então os seus valores correspondentes serão somados, por exemplo R1 (1kΩ) + R3 (1kΩ) =2kΩ, já uma ligação em paralelo e um pouco diferente utilizando os mesmos resistores anterior só para achar o valor agora deve primeiro multiplicar R1 x R2 e dividir pela soma dos mesmo assim obtendo o valor da resistência final.

        De acordo com o resistor for colocado a energia que chegara ao componente final será limitada, se o componente em particular for um Led então seu brilho será cada vez mais fraco de acordo com que a resistência aumenta como se fosse uma mangueira se a pressão da agua for muito grande mais a mangueira ser fina a quantidade de agua que sairá no final será limitada independente se a pressão aumenta, caso a mangueira seja de uma espessura grande então a quantidade de agua que irá sair vai ser maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (89.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com