TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância – Laboratório Empresa Virtual

Unidade de Aprendizagem: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Alessandra de Oliveira

Nome do estudante: Tiago Henrique Alves Irleu

Data: 04/05/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Imagine que você foi contratado como consultor de RH para assessorar a área de gestão de RH de uma indústria de calçados, a empresa virtual CalceBem.

Acesse o laboratório virtual Empresa Virtual e procure os dados referentes à empresa CalceBem, disponíveis no mural da empresa. São informações importantes sobre os fatores internos e externos da organização que irão nortear suas respostas, pois contém informações sobre o perfil regional, onde a empresa está localizada, bem como seu histórico, cultura e estrutura organizacional.

Seu acesso pode ser feito através do UVLab, disponível em: < https://www.uaberta.unisul.br/sgc/laboratorios.jsp>. Clique em Laboratório Geral de Informática/ Processos Gerenciais/Empresa Virtual.

Em seguida, conheça o setor de RH da CalceBem, dirija-se à mesa do coordenador da área de Administração de pessoal  - Sr. Romeu Martinelle e clique na mesa para ler a situação-problema apresentada por ele.

A partir deste problema, resolva as questões indicadas:

Questão 1 (4,0 pontos)

Construa uma estratégia para o processo de recrutamento, incluindo a adoção de novas tecnologias e três ações de implementação dessa estratégia.

No setor de produção está ocorrendo um conflito interno entre alguns dos colaboradores. Um dos colaboradores mais novos no setor de produção têm continuamente chegado atrasado, feito mais horário de almoço dos que os demais e geralmente sai mais cedo, entretanto, mantém excelente produção em relação aos outros 2 colegas com mais tempo de serviço neste setor. Esta situação tem gerado muito desconforto e falatório dentro da empresa.

A estratégia usada será o Reconhecimento que consiste em proporcionar aos colaboradores formas de reconhecimento que aumentem sua autoestima e os motivem a continuar dando o melhor de si. É por meio do reconhecimento, realizado de forma adequada, que as pessoas estarão estimuladas para o alcance de melhores resultados.

Isso porque o colaborador mais novo tem alcançado o objetivo produtivo da empresa, em contrapartida fica devendo nos horários internos estabelecidos. Os colaboradores com mais tempo de serviço estão devendo quanto à produtividade, mas são de confiança já que são conhecidos por estarem a mais tempo na empresa sendo necessário a valorização dos mesmos incentivando-os.

A forma de recrutamento seria Promoção Interna.

Novas tecnologias como e-mails pessoais, relógio de ponto computadorizado e computadores para usos dos colaboradores para visualização de e-mails, relógio de ponto e cursos de curta duração oferecido pela empresa, além de pesquisas pertinentes ao trabalho.

Para essa estratégia,

  1. O setor de produção será subdivido em equipes possuindo um líder escolhido pela autoridade máxima do setor. A princípio a escolha seria promoção dos colaboradores mais antigos.
  2. Cada colaborador no final do expediente irar dispor de um relatório manuscrito referente à toda atividade realizada no dia. Essas informações serão encaminhadas ao respectivo líder da equipe se encarregará de exibir essas informações para o computador “Passagem de Serviço”, em uma pasta do Excel. Sendo assim todos os líderes devem transmitir via e-mail ao coordenador do setor todos os dias, de forma que o nome de todos os envolvidos em cada tarefa sejam reconhecidos e analisados.
  3. Cursos seriam ministrados regulamente na empresa via computador (cursos áudio visuais) ou presenciais afim de determinar o objetivo da empresa à cada colaborador além propiciar um sentimento de valorização.

Questão 2 (3,0 pontos)

Apresente uma política de recrutamento a partir da proposta construída acima. Essa política deverá ser construída com um texto coeso e coerente, com início, meio e fim, e não deve ultrapassar 20 linhas. Essa política irá constar nos manuais que norteiam a organização.  

Recrutamento Interno

O Recrutamento interno tem por objetivo oferecer aos colaboradores, oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional na empresa;

Este processo deve ser entendido como um instrumento eficaz na gestão estratégica, que auxilia as diversas áreas a identificar colaboradores com competências para atender às exigências de seus objetivos, proporciona mobilidade, desenvolvimento e reconhecimento ao colaborador; As vagas disponibilizadas internamente deverão ser objeto de divulgação através da Intranet e mural de cada setor destacando-se as exigências de requisitos para a função. Todos os colaboradores poderão participar do processo interno de Recrutamento & Seleção, desde que preencham os pré-requisitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (284.3 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com