TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING NATURA COSMÉTICO S.A

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 12

Sorocaba, 20 de maio de 2019

Trabalho PIM:

NATURA COSMEDICO S.A

CONTRA CAPA

SUMÁRIO

Introdução - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  Pág 4

Conteúdo - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

  • Fundamento de Administração - - - - - - - - - - - - - - - - Pág 5
  • Recursos Matérias e Patrimoniais - - - - - - - - - - - - - - Pág 10
  • Comunicação Empresarial - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Pág
  • Matemática Aplicada - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Pág
  • Técnica Informática - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Pág
  • Economia e Mercado - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Pág

INTRODUÇÃO

A empresa relatada nesse projeto é a Natura com quarenta anos no mercado, a Natura alcançou uma posição privilegiada, devido a aceitação da marca no Brasil e países da América Latina, obteve crescimento em seus aspectos financeiros, é hoje um dos maiores fabricantes brasileiros de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria, é reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve, produz  e comercializa e com a qualidade das relações que mantém com seus diferentes públicos. Desde sua origem modesta, a Natura sempre se inspirou em duas paixões fundamentais:  a cosmética, como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas, como grande expressão da vida.

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e infantil.

Fundamento de Administração

Denominação e forma de constituição:
A empresa Natura Cosméticos S.A com CNPJ registrado na Receita Federal do Brasil sob o n° 71.673.990/0001-77 e Inscrição Estadual sob o n° 370.113.0 39.117 é uma empresa privada no mercado nacional na comercialização de cosméticos, higiene pessoal e fragrâncias, em 1969 teve seu nascimento na cidade de São Paulo. Os produtos são entregue aos clientes através de consultoras e consultores, faz parte da atividade da consultoria a utilização e o conhecimento dos produtos, para que possam estabelecer uma relação de qualidade com entendimento das necessidades aos clientes.

Dados relevantes da origem da organização:
O fundador Luiz Seabra deu abertura em uma pequena loja e um laboratório em São Paulo no ano de 1969. A empresa adotou o modelo de venda direta (consultora com catálogos) em 1974. Dois novos sócios, Guilherme  Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, passaram a trabalhar juntamente ao lado do fundador Luiz no ano de 1979 e 1983. Na década de 1980, o faturamento da empresa cresceu mais de trinta vezes e foram considerados um dos primeiros fabricantes brasileiros de cosméticos com o uso de refil, assim ajudando na economia de custo para o consumidor e reduzindo o desperdício e ampliando a ecologia.  Desde então a empresa vem competindo com marcas multinacionais de longa tradição no mercado brasileiro. Em 2012 a Natura adquiriu a marca australiana Aesop, presente nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia. Com a associação, a Natura se uniu a uma marca de alcance global e ampliou sua presença internacional. A expansão da marca foi possível através do investimento em três fundamentos estratégicos: inovação, canal de vendas direta e consolidação da marca.
https://www.natura.com.br/a-natura


Natureza e ramo da atuação:

A marca é reconhecida pelo seu sistema de venda direta, que atende 80% das classes A e B.  A empresa é geradora de cerca de 3.000 mil vagas de trabalho, atualmente são 240 mil consultores em média.  Estimula-se um total de 3 milhões de consumidores nacional e internacional. O fundador Luiz além de se preocupar com produtos de qualidade, visava o bem-estar, nascendo assim o slong “bem-estar/estar bem” tendo como justificativa que o Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável de uma pessoa com a outra.

https://naturaeco.com/report-natura-eco-pt-br-v1.pdf



Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um:
 A Natura conta duas grandes concorrentes, sendo elas, Avon e O Boticário.
AVON:
Avon é uma empresa de cosméticos norte-americana fundada por David McConnell no ano de 1886, é a maior concorrente em vendas diretas da Natura. O nome da marca foi inspirado no nome da cidade natal de Willam Shakespeare, Stratford-On-Avon e foi dado como uma homenagem, pois o McConnell admirava o Shakespeare. Foi na década de 50 que a empresa resolveu expandir seus negócios, que rapidamente se espalharam por cinco continentes.  Atualmente a Avon deixou de ser uma empresa multinacional e se tornou uma organização global. No Estados Unidos contém uma sede onde é um centro de negócios com as filiais agrupadas atuam como divisões autônomas. No inicio de tudo a empresa produzia apenas perfumes e hoje produz juntamente aos perfumes, maquiagens, cremes, loções, produtos capilar e para cuidados íntimos.

O Boticário:
O Boticário é uma empresa voltada para produtos de maquiagem, foi fundada em Curitiba no ano de 1977, pelo Miguel Krigsner.  A empresa inaugurou sua primeira loja no ano de 1981 em  Brasília, no ano seguinte, teve a inauguração de uma fábrica de grande  porte em São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba, onde foi contratado 27 funcionários, que trabalhavam para produzir cerca de 400 mil  unidades de produtos por ano. Com os anos a empresa foi crescendo e hoje tem por cerca de 22.000 funcionários. A empresa se iniciou fazendo apenas um creme hidratante, um shampoo, e uma espuma de banho à base de algas marinhas, atualmente a empresa trabalha com cosméticos em geral.


Organograma: 
O conselho de administração da Natura Cosméticos S.A é composto por:
Antônio Luiz da Cunha Seabra
Co-presidente do Conselho de Administração        

Carla Schmitzberger
Membro do Conselho de Administração (Membro Independente)         Guilherme Peirão Leal
Co-presidente do Conselho de Administração        

Gilberto Mifano        
Membro do Conselho de Administração (Membro Independente)         Pedro Luiz Barreiros Passos        
Co-presidente do Conselho de Administração        
Fábio Colletti Barbosa        
Membro do Conselho de Administração (Membro Independente)        
Roberto de Oliveira Marques        
Presidente Executivo do Conselho de Administração        
Silvia Freire Dente da Silva Dias Lagnado        
Membro do Conselho de Administração (Membro Independente)        
Jessica DiLullo Herrin        
Membro do Conselho de Administração (Membro Independente)        
Ian Martin Bickley        
Membro do Conselho de Administração (Membro Independente)
Analise da prática atual da organização:
A governança corporativa tem evoluído, com a criação de Comitês do Conselho de Administração e da Diretoria de Governança Corporativa

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com