TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QVT QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  16/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Professora: Margarida Martins

FALCULDADE DELTA

Curso: MBA em gestão de pessoas

ATIVIDADES AVALIATIVA

QVT – QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

ALUNO:         TIBÉRIO DE OLIVEIRA ARAÚJO        

GOIÂNIA – GO

 

RESENHA:

Estudando sobre QVT – Qualidade de vida no trabalho. Vemos que é um campo de estudos os impactos da organização na vida do colaborador. O comportamento de ambos afetará a relação com a empresa e com a sociedade em geral. Interferirá no atingimento de metas e consequentemente na continuidade do negócio.

Hoje, já há muitas empresas que oferecem diversas políticas de recursos humanos, com foco em QVT. Buscam estabelecer relacionamentos saudáveis e construtivos entre empresa e colaborador. Promovendo mudanças e adequações na rotina do negócio, e até mesmo incentivando atividades externas do colaborador que promovam sua saúde e satisfação pessoal.

No atual momento, desta pandemia disseminada pelo planeta, várias empresas estão trabalhando de forma totalmente remota, desde startups até empresas de porte maior. Essa mudança, inclusive, abriu novas possibilidades antes inviáveis, como a contratação de pessoas de vários lugares do Brasil, ou até mesmo do mundo. Isso reflete uma descentralização do núcleo corporativo dos grandes centros urbanos, democratizando o acesso ao trabalho e oferecendo mais oportunidades para talentos de outros lugares.

Estudos comprovam a satisfação dos colaboradores em exercer suas atividades de casa. Afinal, se livram do deslocamento, aproveitam melhor o dia, podem acompanhar melhor os seus filhos e familiares, produzem seu próprio almoço e etc. São vários os benefícios de se trabalhar de casa.

As pessoas podem melhorar a qualidade de vida atrelada ao trabalho, as empresas podem aumentar o acesso a um número maior de talentos, oferecendo oportunidades para além de um nicho específico, além de reduzir gastos pontuais. As vantagens do trabalho remoto se mostram imensuráveis quando tratamos de flexibilidade, adaptação e aprendizados com pessoas diferentes entre si, capazes de trazer grandes contribuições para o time como um todo. Esse é o “futuro nada distante” do trabalho.

Encontramos nas organizações, culturas negativas, que não estimulam a profissionalização das pessoas e dos negócios. Culturas opressoras e chantagistas, que buscam o resultado pelo medo de seus colaboradores em perder seu emprego ou prejudicarem suas carreiras, pelo fato de entenderem que a empresa é mais forte do que o indivíduo.

Acredito que as organizações modernas, possuem foco na QVT de seus colaboradores. Aquelas que ainda não entenderam seu papel na sociedade, não reterão seus talentos e manterão no quadro colaboradores descontentes e que não produzirão seus melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com