TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é recursos humanos? Flávio Toledo

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  1.962 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília

Discente: Jessyk Geovana Junio Santos                 Matrícula: 15/0131771

Resenha 1 – O que são Recursos Humanos

O livro trata do que seria os Recursos Humanos, assim definindo a como um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para treinamento, motivação, manutenção e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer organização, seja ela pequena, grande, pública ou privada.

Para um melhor entendimento da abordagem desse campo, o autor divide o livro em partes para facilitar a compreensão da evolução dessa área, assim construiu uma linha cronológica abordando desde a antiguidade, os processos decisórios de caça, a revolução industrial, o surgimento do RH e como está atualmente. Na época da Revolução Industrial, tinha-se um RH muito burocratizado com organizações rígidas, na qual não se tinha um diálogo de decisão entre as hierarquias dentro das organizações, assim, o campo em estudo não era voltando necessariamente para administrar os trabalhadores, mas sim as tarefas executadas por eles.

Diante da linha do tempo, atualmente percebe-se um Recursos Humanos com práticas diferentes, fruto da diferenciação do papel do homem nas empresas, que visa não somente administrar esses seres humanos em seus ambientes de trabalho, mas proporcionar também um clima de bem-estar, motivação, entre outros efeitos da ciência do comportamento organizacional.

Percebe-se que de fato a área é de extrema importância para as empresas, visto que a humanização praticada por ela sistematiza as atividades empresariais. Porém, mesmo com a evolução, percebe-se que quando se trata de treinamento, ainda é possível observar mão de obra pouco qualificada no mercado, resultando também em trabalhadores não satisfeitos e consequentemente no trabalho final, levando problemas para a empresa. Podemos nos perguntar até quando o “RH” terá que exercer a função de adaptador do homem às estruturas organizacionais, pois em pleno séc. 21, os problemas de gerações passadas quanto à identificação com o trabalho continuam e os programas de seleção continuam formando profissionais de “baixa qualificação” e identificação com o trabalho.

Atualmente, o campo gira para a popularização da organização do trabalho para que assim ocorra um maior nível de participação dos membros da organização nos seus processos decisórios de planejamento e controle a fim de evitar um autoritarismo e uma centralização das decisões empresariais. E para comprovar essa ideia, o autor apresenta as teorias modernas e suas ações dentro das organizações, afim de que se tenha meios de mostrar a atuação dos recursos humanos no século XXI.

Apesar de contribuir muito para a humanização dentro das empresas, ainda ocorre um questionamento quanto a real humanização ou talvez alienação por parte do RH. Dessa forma, sabe-se que as mudanças trouxeram grandes benefícios, mas ao mesmo tempo, sabe-se também que há um desejo de popularizar as regras daquela empresa, dessa forma, sendo instrumento de democratização. Logo, ainda há muito o que melhorar a área, podendo realmente dar mais ênfase nos seres humanos como pessoas e trabalhadores inseridos em um ambiente laboral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com