TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafio profissional

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO EAD MACEIÓ - ALAGOAS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PAULO HENRIQUE SAMPAIO MENDONÇA - 8562955146

DESAFIO PROFISSIONAL


DISCIPLINAS: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Prof.ª Tutora EAD: Vanessa P Mendonça Freires

MACEIÓ - AL

21 de Maio de 2016

PAULO HENRIQUE SAMPAIO MENDONÇA - 8562955146

DESAFIO PROFISSIONAL

Estudo e Análise Financeira da Empresa PlastSuco

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Orientador(a): Vanessa P Mendonça Freires

MACEIÓ - AL

21 de Maio de 2016

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        PASSO 01 - Análise da viabilidade econômica do projeto.        5

3        PASSO 02 - Projeção do fluxo de caixa para os 4 primeiros meses.        7

5        PASSO 03 - Elaboração do demonstrativo de resultado do exercício.        8

6        PASSO 04 – Elaboração do balanço patrimonial.        9

7        PASSO 05 - Vantagens da exportação do produto.        10

8        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Com este trabalho iremos conhecer os tipos de investimentos, saber como é a rentabilidade de cada um deles, e visualizaremos as oportunidades de negócios. Conheceremos todos os elementos necessários, para efetuar o cálculo de viabilidade econômica. Obteremos todos os elementos necessários para a decisão, a respeito da viabilidade de nosso projeto, se ele poderá ser aceito ou não. 


  1. PASSO 01 - Análise da viabilidade econômica do projeto.

O fluxo de caixa baseia-se nos lucros e prejuízos futuros, ou seja, um investimento que ainda não foi implantado. Essa análise de investimento se resume em verificar, se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeiro de realização, observando assim se o investimento é viável ou não. A seguir ele é representado da seguinte forma:

  • Dados Referentes ao Investimento em Infraestrutura:

[pic 2]

Legenda:

  • MP = Matéria Prima
  • MOD = Mão de Obra
  • CIF= Custos Indiretos de Fabricação

  • Fluxo de Caixa do Projeto para um período de 05 anos:

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Analise:

  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA): 15%
  • Valor Presente Liquido (VPL): R$ 23.791,91
  • Prazo de Retorno (payback): Retorno dá-se em 04 anos e 28 dias
  • Taxa Interna de Retorno (TIR): 16,1%

 

Mediante as informações obtidas acima, verificarmos a TIR do projeto de 16,1% ao ano e o valor da TMA que foi estipulada em 15% ao ano, por tanto se conclui o aceite do projeto, pois o retorno encontrado é maior do que o estipulado.

  1. PASSO 02 - Projeção do fluxo de caixa para os 4 primeiros meses.

A montagem do fluxo de caixa do investimento com depreciação e IR. A montagem do fluxo de caixa projetado de um investimento, apesar de considerar o princípio de caixa muitas vezes utiliza-se de alguns conceitos contábeis, tais como receitas, custos e lucro, a fim de auxiliar a sua estruturação. Uma das técnicas mais utilizadas para a montagem do fluxo de caixa é o cálculo do lucro líquido projetado do investimento para os próximos e sua conversão em fluxo de caixa. A utilização, a princípio, de conceitos contábeis é útil na medida em que a empresa já está estruturada no seu setor de contabilidade para gerar essas estimativas. Assim, aproveita-se a estrutura do setor contábil para gerar projeções de valores contábeis e, então, transformam-se esses valores em fluxo de caixa. Então a projeção do fluxo de caixa para os 4 meses, seguira dessa forma:

[pic 6]

Analise:

  • Conforme pode ser observado o Capital de Giro disponibilizado para esse período foi suficiente.

  1. PASSO 03 - Elaboração do demonstrativo de resultado do exercício.

A DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida (dedutiva) o resultado do exercício, diante do confronto das receitas auferidas e dos custos e despesas incorridas, operacionais e não operacionais, que formam o lucro ou prejuízo no período por ela abrangido, além de indicar, também, a receita líquida e os lucros (ou prejuízos) bruto, operacional e líquido.

[pic 7]

Analise:

  • Conforme pode ser observado nesse primeiro Ano de exercício, foi obtida a Lucratividade de R$ 3.005,10, representando 0,51%.

  1. PASSO 04 – Elaboração do balanço patrimonial.

A rentabilidade é um importante indicador de desempenho de um negócio. Serve para medir o potencial que o negócio tem em se pagar, com base no investimento realizado em sua aquisição ou estruturação. Para se chegar à rentabilidade, basta dividir o lucro da empresa, aferido em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual da empresa). O resultado, em percentual, representará a rentabilidade deste negócio no período correspondente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (95.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com