TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA REFERENTE A APLICABILIDADE DA PESQUISA OPERACIONAL

Por:   •  13/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA REFERENTE A APLICABILIDADE DA PESQUISA OPERACIONAL

A Pesquisa Operacional (P.O.) surge num momento em que o mundo passava por uma guerra e na qual a Inglaterra junto diferentes pesquisadores de várias áreas do conhecimento, com o intuito de formar equipas, mais tarde denominadas de Equipas de Pesquisa Operacional, as quais fizeram total diferença para o êxito nas suas conquistas na Segunda Guerra Mundial.

Após esse momento histórico mundial, a Grã-Bretanha passou por uma revolução industrial, onde foi necessário estratégias de gestão, visto ser uma fase basilar para o crescimento e desenvolvimento humano, onde as máquinas começam a serem substitutas dos homens. Nessa situação foi fundamental um planeamento estruturado para a divisão devida de setores e aumentar o desempenho e a produtividade, onde os princípios empregues pelos pesquisadores, pesquisa científica, elaboraram estudos para apoio aos dirigentes, fazendo vigorar tudo a ciência aplicada ao crescimento do meio empresarial de forma tão acentuada.

Hoje em dia, a pesquisa operacional perdura, mas aplicada e implementada por software próprios para esse fim, sempre com uma associação direta ao planeamento estratégico. É algo que qualquer empresa no quotidiano tem de ter, é um pilar basilar para o funcionamento da mesma, como por exemplo, citando os seguintes parágrafos do Livro a arte da Guerra do autor Sun Tzu, “A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”

Nesta situação é verificada a importância da estratégia para chegar ao destino tanto ambicionado, a vitória, ou seja, saber as forças, as oportunidades, as frases e ameaças é sinónimo de um planeamento com uma conquista positiva. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as momentos de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta perante riscos. “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”

Sem dúvidas, a réplica da análise SWOT. Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação, preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver. É o diagnóstico da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com