TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - ECONOMIA E MERCADO, MATEMÁTICA APLICADA E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  9.081 Palavras (37 Páginas)  •  4.413 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II

ECONOMIA E MERCADO, MATEMÁTICA APLICADA E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

TARCÍSIO CANDIDO DE AGUIAR

RA: 1524085

GESTÃO PÚBLICA

Semestre: 1º

Polo: Ipiranga

Local: SÃO PAULO

Ano: 2015


ÍNDICE

1. RESUMO.................................................................................................................

03

2. INTRODUÇÃO.........................................................................................................

04

3. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................

05

- ECONOMIA E MERCADO......................................................................................

05

- MATEMÁTICA APLICADA......................................................................................

14

- RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS..............................................................

18

4. CONCLUSÃO...........................................................................................................

26

5. CITAÇÕES E REFERÊNCIAS.......................................................................................

27


1. RESUMO:

Economia e Mercado – Neste tópico procedeu-se uma análise do conceito de economia, os principais problemas econômicos a qual a economia tem que dar soluções, como a lei da escassez de recursos, o custo de oportunidade e a curva de possibilidade de produção, o sistema econômico e a divisão do estudo econômico. Verificou-se a utilização das teorias de demanda e oferta, entendido pela importância do equilíbrio de mercado, a utilização dos conceitos de produção e custos, e os modelos e aspectos das estruturas de mercados. Além de conhecer a estrutura básica da macroeconomia, a importância do Estado na atividade econômica, a função do mercado monetário, analisando a oferta de moeda, a política monetária e a taxa de juros. E por fim, angariar conhecimentos sobre o papel da economia internacional nas relações entre os países. Por fim uma breve explanação sobre as transformações no modelo econômico brasileiro por meio de uma síntese da história da economia brasileira.

Matemática Aplicada - As expressões algébricas são aquelas que envolvem números, letras e operações indicadas entre eles. As razões e proporções, são úteis em muitos cálculos comuns do nosso cotidiano, inclusive para entender conceitos de administração e economia. Quanto à porcentagem e de regra de três é fundamental conhecer esse tipo de cálculo, uma vez que são utilizados em muitas análises de situações (administração, economia, cálculos financeiros). Uma breve história do progresso humano, no sistema de numeração decimal, nos números reais que fazem parte de um conjunto numérico e que nas funções ele depende dos elementos que as compõem, ou seja, do domínio, do contradomínio e da lei de definição. Com relação à teoria axiomática – a qual é formada por termos indefinidos, relações indefinidas, axiomas relacionando termos indefinidos e relações indefinidas, definições e teoremas baseados em axiomas e definições–, constata-se que ela simplesmente fundamenta toda a matemática. Outros temas abordados: razão e proporção, conjuntos, plano cartesiano e gráfico cartesiano. Uma equação pode ser comparada a uma balança de dois pratos, ela deve manter o equilíbrio. O conteúdo de cada lado deve ser equivalente. Assim, o símbolo de igualdade “=” é usado para separar os dois lados da equação, “os pratos da balança”. Vários segmentos utilizam as funções como ferramentas para a solução de problemas.

Recursos Materiais e Patrimoniais - A empresa assemelha-se à um sistema, uma vez que as áreas de uma empresa se integram, se comunicam, pois os recursos estarão presentes em todas estas áreas. Para tal visão integrada, é necessário levar em conta os conceitos de sistemas, diferenciando sistemas abertos de sistemas fechados. Esta é uma visão que auxilia na percepção de que uma empresa deve se adequar às mudanças do ambiente. Observando uma empresa como sistema, a função compra deve ter um papel estratégico, pois a forma de comprar interfere na gestão de estoques, na linha de produção e, consequentemente, no atendimento ao mercado. O tempo de permanência no estoque é outra informação crucial – quanto menos tempo, melhor. São pontos de gestão de estoque que direcionam as decisões a serem tomadas: se é necessário comprar mais ou menos, quando comprar, quanto comprar, de quem comprar etc. Custo de estoque não é somente um valor pago aos fornecedores, mas toda a estrutura montada para que os estoques existam. Neste sentido, foram apontados os custos diretamente proporcionais aos estoques, os custos inversamente proporcionais aos estoques e os custos fixos.


2. Introdução

Administrar é antes de tudo planejar, organizar, coordenar e controlar. Logo, saber e conhecer os números e as suas formas e funções é também um dos atributos do administrador.

Nos dias de hoje, cada vez mais as empresas – públicas e privadas – tem procurado por estes profissionais, pois só com a atuação de profissionais qualificados e comprometidos com o seu papel dentro da empresa é que ela vai conseguir permanecer e se destacar no mercado.

Dentro deste conceito este trabalho irá analisar os tópicos de economia e mercado, matemática aplicada e recursos materiais e patrimoniais, buscando as definições que dão melhor compreensão ao assunto, sem perder o foco no aprendizado.

Conhecer e entender o funcionamento do sistema econômico, bem como a história de como estes mecanismos se desenvolveram e chegaram aos níveis atuais, facilita a visualização do rumo para onde se pretende direcionar um trabalho.

Falar em Gestão Pública sem entender os mecanismos que movimentam o sistema é vazio, assim, neste trabalho traz-se à tona uma gama de conhecimento que irá proporcional uma bagagem mais que suficiente para o entendimento deste vasto conceito.


3. DESENVOLVIMENTO

ECONOMIA E MERCADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.5 Kb)   pdf (354.7 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com