TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III UNIP GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  18/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.662 Palavras (15 Páginas)  •  3.951 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

EMERSON DA COSTA GOMIDES

RA: 1503563

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DE GOIÁS:

PIM III

BOM JESUS DE GOIÁS

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

EMERSON DA COSTA GOMIDES

RA: 1503563

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DE GOIÁS:

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Gestor na Área Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

BOM JESUS DE GOIÁS

2015

RESUMO

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar, referente à uma pesquisa realizada na Prefeitura Municipal de Bom Jesus, situada na cidade de Bom Jesus, estado de Goiás. Demonstrando como são aplicados os conceitos de Recursos Humanos, com o propósito de apresentar na prática o desempenho da entidade em determinado período, com base em estudos das disciplinas Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada. Os dados e as informações trabalhadas neste material foram obtidas através de pesquisa de campo.

Palavras-chave: Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO.........................................................................................................5

2 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...................................6

2.1 Planejamento Estratégico......................................................................................7

2.1.1 Planejamento Estratégico...................................................................................8

2.1.2 Planejamento Tático...........................................................................................8

2.1.3 Planejamento Operacional..................................................................................9

2.1.4 Planejamento Estratégico Municipal...................................................................9

2.2 Gerenciamento de Recursos.................................................................................9

2.3 Organograma.......................................................................................................11

3 CONTABILIDADE...................................................................................................12

3.1 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.......................................13

3.2 Demonstrativo das Origens e Aplicações de Recursos do Mês de Março de 2015...........................................................................................................................13

4 ESTATÍSTICA APLICADA.....................................................................................15

4.1 Tabela de Servidores por Grau de Escolaridade.................................................16

4.2 Moda....................................................................................................................17

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................18

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................19

1. INTRODUÇÃO

Toda e qualquer empresa buscando sempre manter-se a excelência, tanto nos produtos, como na prestação de serviços, segue parâmetros, como por exemplo a contenção de gastos para poder oferecer produtos e serviços por um preço acessível. No funcionalismo público não é diferente. O administrador precisa sempre usar a máquina pública com eficiência primando sempre pela coletividade. Neste trabalho apresentarei como alvo de pesquisa a Prefeitura Municipal de Bom Jesus de Goiás, mais precisamente o departamento de recursos humanos e como esse mesmo departamento, fazendo uso de técnicas de contabilidade e de estatística mantém o serviço sempre atualizado em dia e em ordem.

2. RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A chegada da globalização e também o avanço tecnológico que cresceram circunstancialmente nos últimos anos fizeram com que uma nova mentalidade fosse idealizada e começou-se uma série de inovações não só no setor privado como também no setor público. De acordo com Coutinho (2000), torna-se cada vez mais necessário que as organizações públicas brasileiras incorporem valores, atitudes e crenças semelhantes às novas práticas empresariais, pautadas em transparência, confiança e apoio entre o Estado e a sociedade.

Para Rezende (2006) a governança pública está associada à implementação de políticas públicas que facilitem a condução do país, dos estados e das cidades, abrangendo a participação da população nesse processo.

A gestão de recursos humanos no setor público busca adequar a realidade de seus servidores conforme os ideais da administração pública gerencial para que o resultado final seja uma máquina positivamente operante, a sociedade vem se tornando cada vez mais consciente sobre o papel do gestor público e sua equipe tanto na esfera municipal, estadual e federal, desta maneira tem se cobrado cada vez mais eficiência nos serviços públicos prestados, para isto, é necessário uma busca por melhor qualidade e resultado, o que acaba obrigando o setor público a enfrentar uma série de desafios, dentre eles, a gestão dos seus recursos humanos que procura sempre manter um quadro de servidores capacitados, motivados e engajados na máquina pública para atender cada vez mais a necessidade da sociedade.

A administração de recursos humanos no setor público apresenta determinadas diferenças em relação a administração de recursos humanos privados, dentre elas, está a maneira de composição do seu quadro de funcionários, enquanto, na organização privada ocorre todo o processo de recrutamento e seleção, entrevistas, contratação  etc. nos órgãos públicos a contratação em grande maioria é feita a partir de concurso público, dando origem aos servidores que ocupam cargos efetivos,  também existem os cargos em comissão e  funções de confiança que geralmente ingressam ao serviço público a partir de recrutamento simplificado e também de indicação de seus gestores, pode-se ainda citar o processo seletivo simplificado onde os servidores são aceitos conforme a soma de pontos a serem avaliados por suas competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (160.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com