TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos na área hospitalar a seus profissionais

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

Visão

        Ser reconhecida como o melhor Recursos Humanos na área hospitalar a seus  profissionais.

 Missão

        Oferecer soluções em Recursos Humanos, transmitindo segurança, credibilidade e assegurando a satisfação de clientes e profissionais.

Valores

  • Cliente satisfeito
  • Excelência no atendimento
  • Respeitar e valorizar os profissionais
  • Preservar e fortalecer a imagem da empresa
  • Desenvolver potencial de cada colaborador

1. INTRODUÇÃO

A importancia da Administração de Recursos Humanos na organização é uma área extremamente sensível à mentalidade que prevalece nas organizações. Por esta razão, ela é contingencial, estratégica e situacional. Porém, depende muito da cultura que predomina em cada organização e também da estrutura organizacional adotada por cada empresa.

Nos dias atuais  torna-se cada vez mais difícil a Administração de Recursos Humanos na organização , pois nestes momentos de crises, as empresas são obrigadas a adotarem programas severos de reduções de despesas e de gastos e, para muitos administradores precipitados e muitas vezes inconseqüentes, os cortes de despesas passam primeiramente e necessariamente sobre a folha de salários de seus empregados ou colaboradores, passando inclusive pelos cortes de benefícios concedidos a seus empregados. Em momentos repletos de incertezas, restrições, problemas, ameaças, pressões e dificuldades de toda sorte, onde aumentam a inflação, a recessão e o desemprego, a administração dos recursos humanos, financeiros, materiais ou físicos, mercadológicos e administrativos

Em épocas de crises devido a nossa economia a falta de planejamento é que acaba acarretando muitas vezes em decisões tomadas na base da pura emoção, com uma visão míope de alguns empresários, gestores onde com estas reduções na folha de salários e nos benefícios de seus empregados, representam economias e resultados financeiros em curto prazo, mas comprometendo seriamente a saúde organizacional e pondo em risco seus resultados de médio e longo prazos. Essa estratégia de "cortar pessoas" e benefícios, adotada pela maioria das empresas, caminha exatamente na contra-mão da verdadeira, da moderna e da boa relação que sempre deverá existir entre capital e trabalho, pois cabe a algumas empresas, passarem a enxergar as pessoas como pessoas e não simplesmente como meros recursos produtivos.

Subsistema

Os Recursos Humanos são divididos em subsistemas, que têm como papel detalhar os métodos e atividades realizadas neste departamento, agregando mais facilidade para atingir resultados positivos.

Atualmente, o RH está divido em 5 subsistemas, que devem ser trabalhados em conformidade, uma vez que um depende do outro para funcionar adequadamente. Os subsistemas possuem meandros diferentes, porém, visam os mesmos objetivos, dentre eles estão atrair, reter, aplicar, desenvolver e monitorar talentos.

**Beneficios e remuneração

A remuneração é um dos subsistemas mais importantes da área de Recursos Humanos, pois se a organização se preocupa em bem recompensar seus colaboradores, os mesmos se sentirão valorizados e permanecerão por muito mais tempo na mesma. Quando falamos em remuneração, vai além do salário, mas inclui, a soma do salário total e outros benefícios agregados.




A remuneração ou salário, assim mais conhecido é a forma de retribuição ao colaborador, e que em troca disso injeta na empresa, seu conhecimento adquirido em cursos especializados ou até mesmo em outras organizações ao longo da vida. Remunerar é muito mais que pagar o salário ao final de cada mês, é reconhecer o valor do colaborador para o desenvolvimento e crescimento da organização e assim remunerá-lo de forma condizente à sua função e as atividades desenvolvidas. 

**Treinamento e desenvolvimento

        Treinamento é o processo de desenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. É o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desenvolver seus cargos. É a experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um individuo e que melhora sua capacidade de desempenhar um cargo. É o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e competências em função de objetivos previamente definidos

**Departamento Pessoal

É a área de trabalho, onde são executadas todas as rotinas trabalhistas, desde a admissão do colaborador na empresa até seu desligamento do quadro de funcionários,
 também onde são feitas todas as execuções da folha de pagamento, e posteriormente o pagamento do salário mensal de cada funcionário e muitas outras tarefas que são realizadas no decorrer das exigências trabalhistas, que constam CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, onde esta localizada a maioria das leis do trabalho exigidas e executadas em nosso País. 

**RH Estrategico

 é saber o que a empresa visualiza para seu futuro, aonde ela pretende chegar. Isso está representado nos objetivos estratégicos que foram fixados no Planejamento Estratégico.

Sem conhecer esses objetivos, os planos de R.H., por melhores e mais bem intencionados que sejam, estarão fora da realidade da empresa. É por isso que um representante de R.H. (no mínimo) deve fazer parte da equipe que prepara esse planejamento. Normalmente quem participa é o gerente de R.H. da empresa.

A segunda etapa é o envolvimento de todos os gestores da empresa no planejamento de R.H. e isso deve ser feito porque são eles, os gestores da empresa que, na visão moderna de administração dos recursos humanos, são os principais responsáveis pelos eventos que envolverão seu pessoal.

Mesmo que não sejam eles os realizadores desses eventos (e na maioria das vezes não são mesmo, pois o R.H. é que os realiza) eles deverão ter ciência do que se pretende fazer e dar sua aprovação.

A falta desse envolvimento e comprometimento dos gestores poderá levar a não realização de atividades que são importantes para a efetivação da estratégia da empresa.

A etapa seguinte remete o pessoal do R.H. para o Planejamento Estratégico da empresa. Nesse planejamento, os ambientes externo e interno da empresa foram analisados e foram levantadas as ameaças e oportunidades existentes ou previstas fora da empresa e os pontos fracos e fortes existentes internamente , que poderão ajudar o atrapalhar a empresa na realização de sua estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com