TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Recursos Humanos Para a Qualidade: Upgrade de Profissionais Efetivos

Por:   •  9/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Evelyn Melo de Souza¹

Glaucinery Branco²

RESUMO

Nos últimos 15 meses, o mundo vem vivendo uma nova realidade com a pandemia COVID-19 que impactou diretamente nos ambientes de trabalho. Sendo assim, os profissionais se viram obrigados a sair da zona de conforto e conhecer novos conceitos como upskilling, deskilling e inteligência emocional. Objetivando esclarecer o papel de cada um no upgrade de profissionais, será abrangido as vertentes de profissionais efetivos na zona de conforto, os recursos humanos trazendo este profissional para o século XXI e o colocando no mercado de trabalho de forma mais competitiva e fazendo acontecer sua promoção. Informações que foram analisadas e publicadas pelo The Future of Jobs Report 2020, de outubro, diz que, os trabalhos do futuro já chegaram antes do que se esperava, e com isso os profissionais e as empresas precisaram se atualizar e ajustar paralelamente sem afetar nos resultados. E mesmo com toda a automação ocorrida, sempre será necessário o profissional humano para realizar atividades, pequenos processos com Inteligência Artificial já se pode ter hoje, mas ainda é preciso de um humano para ativar o comando. A revolução industrial 4.0 chegou e os profissionais precisam estar prontos com as habilidades requeridas ou no mínimo disposto para as adquirir.

  1. INTRODUÇÃO

O termo upgrade, provém da língua inglesa, comumente usada na área de informática, games e equipamentos eletrônicos. É relacionado ao sentido de atualizar, aprimorar e lançar uma versão atual por uma superior, no tocante de hardware, software ou firmware e jogos.

Segundo Victor de Burgos, coordenador geral do processo seletivo do CITi, o RH 4.0 é o resultado da quarta revolução industrial que estamos vivendo. É uma completa transformação de pensamentos e foco de atividade que impulsionará o seu RH através da transformação digital para assim obter resultados mais precisos e estratégicos a respeito da gestão de pessoas.

Trazendo esse conceito para o meio profissional, o termo ganha empregabilidade, e não perdendo real significado: aprimoramento. De forma direta, pode-se dizer que é o processo de aprimoramento profissional em busca de sua melhor versão profissional.

Por consequência, faz o profissional ser requisitado, disputado e ampliar sua presença no mercado. Aumentando as propostas recebidas e valorização do profissional dentro e fora da empresa. Sendo de extrema necessidade o interesse do profissional em sair de sua zona de conforto e buscar novos aprendizados que agreguem em sua carreira.

Para embasar esse tema, a base foi o relatório The Future of Jobs report. O novo normal vem sendo muito explorado para nomear as novas mudanças que serão permanentes.

Então fica o questionamento como será as novas habilidades? O novos ambientes de trabalho e quem estará pronto/dispoto para o “novo mundo”?

Para estar nesse novo normal, as pessoas devem ter muito mais que um bom currículo. Precisarão ter perfil agile, disciplina, resiliência e adaptabilidade para conjugar os mundos pessoal e profissional com eficiência. Além disso, será necessário ser capaz de observar o mercado e entender as tendências – isso porque, como dito anteriormente, é provável que ainda nem tenhamos iniciado as mudanças mais radicais. (Fernando Arbache, 2020).

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O modo de trabalho híbrido foi substituído pelo remoto da noite para o dia, tudo foi informatizado desde os trabalhos quanto a forma de comprar, e isso é algo muito bem exposto pelo The Future of Jobs Report  2020.

Como resultado das forças gêmeas da Quarta Indústria revolução e a recessão COVID-19, dia-a-dia a digitalização avançou, com uma grande escala mudança para trabalho remoto e e-commerce, conduzindo um aumento nos arranjos de trabalho de casa e um novo mercado para trabalho remoto. No entanto, ele também tem trouxe desafios significativos de bem-estar como trabalhadores têm lutado para se adaptar a novas formas de trabalhar por um curto período de tempo. (The Future of Jobs Report 2020)

A Quarta Revolução industrial vinha ocorrendo de forma lenta e silenciosa, mas com a pandemia foi uma grande explosão no colo dos colaboradores, e de certa forma foi bom para a ambas as partes, o home office trouxe menos tempo perdido no trânsito e ganhou mais tempo com a família. Algumas empresas já atuavam dessa forma, e eram vistas como revolucionárias mas hoje é o normal.

Grandes empresas nacionais vinham traçando o caminho do Home Office de forma mais lenta e com tato para ão impactar nos resultados e no olhar de seus consumidores internos e externos. Algo que é uma realidade na empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes, os cargos chamados de Home Based é realizado na casa deste colaborador que tem maior liberdade e conforto para trabalhar no lar.

Várias empresas têm nos últimos anos experimentado com uma gama de abordagens para reskilling e upskilling. (The Future of Jobs Report 2020)

O papel dos recursos humanos  podem ser para direcionamento direto, definindo a abordagem para requalificação e abordagem. Em outros casos, as empresas podem estar em uma função de apoio, concordando em redefinir sua aboragem para contratar e aceitar candidatos que foram qualificados por meio de novos tipos de credenciais.

As plataformas de processos seletivo, atração e seleção são os grandes aliados que revolucionam junto ao Rh 4.0 pois com estas plataformas se tornou possível aplicar diversos filtros de seleção incluindo tanto a formação e perfil comportamental. Atualmente muitas empresas de diversos portes, estão se interando nestas plataformas como o Vagas.com, Infojobs, Gupy, Kenoby, LikedIn e muitos outros que estão à disposição de empresas e candidatos.

Com estas plataformas o RH Estratégico consegue traçar um perfil assertivo para a vaga, buscando uma interação entre suas habilidades intelectuais einteração humana. A inteligência emocional é um dos diversos cursos buscado por recrutadores e colaboradores, em busca de aprimorar e adquirir upgrade na pessoa e profissional, personalidades que vivem lado a lado enão podem estar desalinhadas.

Nas estratégias desenvolvida para este ambiente de gestão, os programas são voltados para preparar os individuoS para as carreiras técnicas do futuro, que são distintamente relevantes para a força de trabalho futura e estratégias digitais, incluindo  cursos focado em habilidades em desenvolvimento web e móvel, ciência de dados e aprendizado de máquinas.

Para enfrentar os desafios substanciais enfrentados pelo mercado de trabalho hoje, os governos devem perseguir uma abordagem holística, criando ligações ativas e coordenação entre provedores de educação, habilidades, trabalhadores e empregadores, e garantindo efetivo colaboração entre agências de emprego, regional governos e governos nacionais. (The Future of Jobs Report 2020)

Esses esforços podem ser fortalecidos por colaboração de múltiplas partes interessadas entre as empresas procurando apoiar sua força de trabalho, governos dispostos a financiar a requalificação e a localização de programas de educação para carreiras, empresas  de serviços e empresas de tecnologia que podem mapear potenciais transições de empregos ou fornecer requalificação de serviços.

Pra que esse novo meio coorporativo seja efetivado com qualidade e baixo  custo, todos os lados deverão colaborar com seus recursos disponíveis seja de forma financeiras ou de consultoria.

[pic 2]

Fonte: The Future of Jobs Report 2020, pg 38.

Conforme o gráfico, é possivel verificar o TOP 10 das principais habilidades por nível exigido de domínio e tempo para adquirir o o domínio exigido. Sendo os 5 primeiros habilidades voltadas para a análise de dados e gerenciamento, programa estatístico, comunicação, liderança e gerenciamento, dados de gerenciamento e marketing. Fazendo uma média entre os 5 primeiros de 63,6 dias para adquirir o respectivo nível desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com