TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SETOR FINANCEIRO E COMPRAS

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.213 Palavras (25 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 25

 

JOICE DAIANE CIDADE

RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL I

EMPRESA: TERMOTEXTIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

SETOR: FINANCEIRO E COMPRAS

UNIVERSIDADE FEEVALE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROF ORIENTADOR: UELINTON TELMO ERMEL

NOVO HAMBURGO, 27 DE JUNHO DE 2014

SUMÁRIO

[pic 1]

INTRODUÇÃO        

1 HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        5

1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA        5

1.2 POSTURA ESTRATÉGICA DA EMPRESA        6

2 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR 1 E 2        8

2.1 APRESENTAÇÃO DO SETOR 1        8

2.2 DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO SETOR 1        10

2.3 APRESENTAÇÃO DO SETOR 2 _        12

2.4 DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO SETOR 2        14

3 CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR        17

3.1 ORGANOGRAMA E DINÂMICA ORGANIZACIONAL        17

3.2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO        18

3.3 HABILIDADES ADMINISTRATIVAS        20

4 CONCLUSÃO        23

5 REFERÊNCIAS        25

6 ANEXOS _        26

INTRODUÇÃO

[pic 2]

As empresas enfrentam atualmente um mercado cada vez mais competitivo. Os preços são formados pela lei da oferta e da procura. Então, dado um determinado nível de preços no mercado para um produto ou serviço, a empresa avalia se seu preço ideal de venda se é compatível com aquele praticado pela concorrência. O cliente busca qualidade e pontualidade nos produtos e serviços. Por isso as empresas desenvolvem estratégias internas para competir uma com as outras.

A participação do setor financeiro encaixa-se nessa estratégia permitindo que visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análise e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados. O planejamento, análise e controle das atividades financeiras de uma empresa são fatores importantes para seu sucesso.  

O setor de compras, antes visto como uma área de funções rotineiras é hoje compreendida como parte integrante dos processos logísticos das organizações. Seu sentido passou a envolver a definição as necessidades das empresas, minucioso seleção de fornecedores e negociação que garantam preços atrativos somados a qualidade.

A Prática Profissional I oferece a possibilidade de confrontar a teoria com prática, auxiliando no aprendizado do acadêmico, pois o conhecimento bem aplicado demonstra o resultado do trabalho realizado.

Assim, o presente trabalho foi desenvolvido na empresa Termotextil Indústria e Comércio Ltda, que atua na área de componentes para calçados, jovem e moderna, inicialmente priorizaram a atuação no segmento de forros e entretelas termo colantes suprindo soluções a indústria calçadista e outros setores relacionados com esta atividade industrial. O contínuo crescimento no mercado fez com que a empresa ampliasse as ações em outro importante segmento como palmilhas, contrafortes impregnados e termoplásticos, couraças termoplásticas, também para o mercado calçadista, tônica sempre presente com o ingresso permanente de novos produtos e mercados, com ênfase as especialidades em nível de produto, ampliando a aprimorando o pacote de serviços aos clientes.

O objetivo geral desse trabalho é relacionar a prática que o acadêmico possui da empresa e a teoria que aprendeu no Curso de Administração. Analisando como a organização executa as tarefas do dia-a-dia e como administra os setores da empresa.

Para os objetivos específicos, relacionando a teoria com a prática, este trabalho apresentará o histórico da empresa, caracterização dos setores de Financeiro e Compras com suas principais atividades e a contextualização dos setores.

O presente estudo caracteriza se como uma pesquisa básica. A pesquisa também pode ser classificada como qualitativa explicativa e com estudo de casos em uma empresa de componentes para calçados. Os procedimentos técnicos utilizados são de caráter bibliográfico, que segundo Prodanov e Freitas (2013) ela é desenvolvida através de livros, artigos científicos entre outras, objetivando colocar o pesquisador em contato direto com o material que será utilizado.

O presente trabalho está organizado da seguinte forma: o primeiro capítulo irá apresentar a empresa e sua estratégia. O segundo capítulo abordará o setor financeiro e de compras. A seguir, o terceiro capítulo apresentará a contextualização dos setores. Por ultimo seguem as considerações finais (conclusão) do presente estudo.

1 HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O presente estudo foi desenvolvido na empresa Termotextil Indústria e Comércio Ltda. Que está há 15 anos no mercado, conta hoje com 43 funcionários, localizada no Vale dos Sinos na Rua Amadeu Amaral, 93 bairro São Jorge em Novo Hamburgo é uma empresa de médio porte sendo sua forma jurídica limitada, tendo como composição societária Cristiano Fuentes Silva e Roberto Fuentes Silva.

 A empresa Termotextil como é mais conhecida constituíram-se em 09 de abril de 1999, dando início as suas atividades no dia 15 de abril de 1999. É uma empresa totalmente nacional que industrializa componentes para calçados e tem como foco toda cadeia calçadista no mercado de atuação nacional e internacional.

A empresa tem como negócio a industrialização de palmilhas, couraça e contrafortes (termoplásticos e impregnados), para todos os tipos de calçados nos pólos calçadistas, fazem também mão de obra para clientes que precisam aplicar adesivos em seus materiais (dublagens) como, por exemplo: tecidos, sintéticos entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (242.7 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com