TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO ADMINISTRAÇÃO FINANCEITRA DA EMPRESA

Por:   •  7/10/2015  •  Ensaio  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEITRA DA EMPRESA

Movimento diário de caixa, o livro caixa, é o documento que registra as entradas e saídas de dinheiro das empresas todos os dias.

Fluxo de caixa: é o controle financeiro onde são organizadas e projetadas os dados atuais e os futuros. Hoje podemos fazer um fluxo de caixa para um ano, colocando tudo o que vamos pagar e o que vamos receber, daí poderemos saber se teremos lucros, ou não, no final do ano.

        Resumindo, fluxo de caixa é a fotografia financeira do nosso negócio.

Quais os dados precisamos ter para começar a nossa análise?

  • Organizar os registros atuais, verificar se todos estão bem controlados.
  • É preciso fazer um levantamento de contas a pagar e a receber.
  • Precisa levantar todos os custos e fazer uma previsão de venda, tudo com base nos dados que a empresa apresentou até agora e no que o mercado pode oferecer.

O que poderá ajudar em uma análise de uma empresa?

- São os instrumentos de: movimento diário de caixa, fluxo de caixa, são eficazes na análise mas ainda precisa ter um bom controle bancário e um acompanhamento de estoque, e ainda existe outra ferramenta que chamamos de estrutura gerêncial de resultados que auxilia muito em nossas análises.

Com um planejamento financeiro controlamos melhor as nossas receitas e também nossos custos e despesas que são nossas saídas.

Pense um pouco:

  • Você sabe fazer uma análise financeira do seu negócio?
  • Você planeja os seus investimentos?
  • Você  costuma definir estratégias  para controlar as finanças do seu empreendimento?
  • Você tem consciência da saúde financeira de sua empresa?
  • Você percebeu como é importante que todas as pessoas que tomam decisões da empresa tenham noções básicas de finanças?

Análise financeira: é composto dos controles financeiros e do tripé da administração financeira – caixa lucro e patrimônio.

Captação de recursos às funções da área financeira:

Se uma empresa tem apenas 3 clientes e por 1 desses clientes começasse a atrasar o pagamento com certeza iria afetar toda a situação econômica da empresa, pior ainda se 1 desses clientes rompesse o contrato? Observe agora como a captação de recursos é imprescindível quanto as demais áreas financeiras: você viu como pequenos detalhes afetam de maneira crucial o equilíbrio de uma empresa, é muito comum vermos empresário que só  possuem os dados de entradas e saídas de recursos, pois acreditam que isso já é o suficiente para tomar decisões . Na verdade esta é apenas uma das partes que se deve administrar.

Qualquer empresa existe para obter lucro, porém alguns pré-requisitos são necessários: quais seriam esses requisitos? Como saber se sua empresa está obtendo lucro? Onde está esse lucro? Para responder estas questões vamos conhecer o tripé da estruturação financeira:

[pic 1] 

Caixa= são os controles financeiros básicos, tais como: o registro de caixa das entradas e saídas, contas a pagar e a receber, controle bancário, controle de estoques e fluxo de caixa.

Lucro= é a apuração do resultado: é a relação entre receitas e custos mais despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com