TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre o mercado de trabalho para o curso de administração

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.215 Palavras (21 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 21

IBHES - INSTITUTO BELO HORIZONTE DE ENSINO SUPERIOR

Qual e o Perfil que o mercado de trabalho demanda dos Administradores de empresas?

Belo Horizonte, 2015

AYSTEIN ARAUJO

FREDSON ALVES

GUSTAVO FILIPE CHAVES

NEWMARK CARVALHO

NILZETE ARAUJO

RENATA PATRICIA

Qual e o Perfil que o mercado de trabalho demanda dos Administradores de empresas?

.

Belo Horizonte, 2015

Resumo

O Principal objetivo desta pesquisa é mostrar qual é o perfil que o mercado de trabalho demanda para os administradores de empresas, como esta o mercado de trabalho para o administrador, quais áreas e cargos estão em alta e quais estão em baixa.

A finalidade da pesquisa é ampliar o conhecimento cientifico e acadêmico para melhor entendimento da situação de mercado, podendo assim verificar as melhores ofertas de trabalho no campo da administração, tendo indicadores que demonstram quais áreas o profissional pode atuar e se especializar, quais habilidades, competências, conhecimentos técnicos – profissionais e pessoais o administrador deve ter para se inserir no mercado de trabalho.

É citado também as carreiras que o administrador pode atuar e quais áreas que as empresas mais demandam e exigem esse tipo de profissional.

A pesquisa realizada teve procedimentos basicamente em sites e bibliografias com referencias dos mais diversos artigos que a administração possa oferecer, com citações e informações fundamentadas e baseadas em pesquisa de campo.

Introdução: Profissionais Liberais

O presente texto mostra-nos um retrato panorâmico sobre a história das profissões liberais no Brasil, desde suas “aparições” até as estruturas sindicais (surgimento das estruturas sindicais), regulamentações das profissões, surgimento da CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais) dentre outros.

Através de exemplos o referido texto nos retrata como foi o nascimento de nossa estrutura sindical, cita os dois tipos de sindicatos que passaram a se organizar no país. Os de ramos de atividade (categoria econômica, como metalúrgicos, construção civil), por exemplo, e os sindicatos de profissão (categoria diferenciada, como professores, profissionais liberais, marítimos etc.).

Muito se contesta o que seria em suma o termo profissionais liberais a CNPL tem uma visão mais holística referente a esse termo, esta diz que profissionais liberais são trabalhadores, que podem exercer com liberdade e autonomia a sua profissão, decorrente de formação técnica ou superior específica, legalmente reconhecida, formação essa advinda de estudos e de conhecimentos técnicos e científicos. O exercício de sua profissão pode ser dado com ou sem vínculo empregatício específico, mas sempre regulamentado por organismos fiscalizadores do exercício profissional.

Em nosso país existem conquistas antigas, obtidas com muitas lutas, que são as regulamentações de profissões. Também aqui, algumas delas já ultrapassam a mais de oito décadas de existência, de forma que tais normas e leis estabelecem, entre tantas outras coisas, os pisos salariais profissionais, jornadas de trabalho, códigos de ética, condições para o exercício profissional, órgão fiscalizador da profissão (conselhos) etc. O país hoje possui 34 federações nacionais, estaduais ou interestaduais. Desse total, 28 são filiadas à CNPL. A grande maioria das entidades são unitárias, ou seja, só existe uma entidade representativa pela sua categoria profissional.

Por outro lado, muitas profissões de nível superior ainda continuam sem regulamentação e sem sindicatos. Algumas já estão com projetos de Lei tramitando em Brasília, na Câmara dos Deputados. Portanto, não possuem também seus respectivos sindicatos. São elas: Arqueólogo, Artista Plástico, Astrônomo, Ator, Relações Internacionais, Bioquímico, Botânico, Cineasta, Comunicador Visual, Ecólogo, Educador Artístico, Físico, Geofísico, Historiador, Linguista, Matemático, Meteorologista, Museó1ogo, Oceanógrafo, Pedagogo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (589.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com