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Atividades Complementares UNIP 2017

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  3.078 Visualizações

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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I[pic 1]

PORTFÓLIO

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Aluno:

RA:

Curso:

Campus:

Período:

Turma:

Semestre:

Coordenador (a):

............................................................., ........../.........../..............

Observações:

1-) O aluno deverá utilizar ao longo do curso (2 anos) para a realização das atividades a “Ficha de Atividades Complementares” anexa. Utilizar uma ficha por semestre.

2-) Nessa ficha, o aluno deve citar o título sintético da atividade, a data de realização e a atribuição de horas equivalentes, segundo os critérios específicos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Manual Geral de Atividades Complementares (AC). O aluno deverá validar as horas com o coordenador do curso ou com o professor designado no âmbito dos campi. A Ficha de AC, bem como, as atividades realizadas ficará em poder do aluno, que será responsável pela mesma até o término do curso.

4-) Qualquer tipo de reclamação deverá ser feita com estes documentos em mãos. A inexistência dos mesmos invalida qualquer reivindicação.

5-) Leia com atenção as informações do Manual Geral das Atividades Complementares.

Bons estudos!

A Coordenação

[pic 7]

Material elaborado pela Profa. Dra. Ângela Maria Pizzo


[pic 8]ATIVIDADES COMPLEMENTARES - Cursos Superiores de Tecnologia Gestão & Negócios

Música Popular Brasileira –registros históricos

Segundo Marcos Napoletano:

A música, sobretudo a chamada “música popular”, ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Para completar, ela conseguiu, ao menos nos últimos quarenta anos, atingir um grau de reconhecimento cultural que encontra poucos paralelos no mundo ocidental. Portanto, arrisco dizer que o Brasil, sem dúvida uma das grandes usinas sonoras do planeta, é um lugar privilegiado não apenas para ouvir música, mas também para pensar a música.

Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/franciscobeltrao/arquivos/File/disciplinas/historia/h istoria_musica_marcos_napolitano.pdf, acesso em 25 de agosto de 2014

Por sua vez, José Geraldo Vinci de Moraes, aponta em seu artigo, a possibilidade e, principalmente, a viabilidade do historiador tratar a música e a canção popular como uma fonte documental importante para mapear e desvendar zonas obscuras da história. (disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v20n39/2987.pdf, acesso em 25 de agosto de 2014).

Neste contexto, esta Atividade Complementar propõe a análise de algumas músicas populares brasileiras e sua correlação com episódios da história ou com alguma intervenção sociocultural/antropológica do país, inclusive nos dias atuais.

Este é o conjunto de músicas a ser analisado (as autorias e links de acesso estão ao longo do trabalho):

  1. O bêbado e a equilibrista
  2. Sobradinho
  3. Mestre sala dos mares
  4. Apesar de você
  5. Piercing
  6. Construção
  7. Querelas do Brasil
  8. A minha alma
  9. Brasil 500 anos
  10. Comida
  11. Monte Castelo
  12. Racismo é burrice;

Para cada uma delas, deverão ser feitas:

  • Breve pesquisa (conceitos, relevância);

  • Escolha de uma imagem, poesia, música ou outra peça cultural que a caracterize;
  • Uma relação do que é representado pela música e o cotidiano do discente (músicas, artigos, situações)
  • Sua opinião sobre a música;
  • Referências

Cada atividade vale até 05 horas, de acordo com sua ORIGINALIDADE e cuidado na elaboração.

Material elaborado pela Profa. Dra. Ângela Maria Pizzo

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