TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE SITES NA WEB EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: METODOLOGIAS, PADRÕES E FERRAMENTAS

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

DESENVOLVIMENTO DE SITES NA WEB EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: METODOLOGIAS, PADRÕES E FERRAMENTAS

Luiz Atilio Vicentini Biblioteca Central – UNICAMP vicentin@obelix.unicamp.br

Luciângela Slemer Mileck Biblioteca Central – UNICAMP luciange@obelix.unicamp.br

RESUMO:

Apresenta metodologias para o desenvolvimento de SITES na WEB, as ferramentas disponíveis no mercado, objetivando oferecer aos empreendedores informações para implantações de Bibliotecas Digitais/Virtuais. Trata também da capacitação de recursos humanos nas Unidades de Informação, a necessidade de agregar novos conhecimentos aos profissionais Bibliotecários na estruturação de novos trabalhos voltados para a WEB. Focaliza ainda a metodologia que está sendo adotada para reformulação do SITE na WEB do Sistema de bibliotecas da UNICAMP.

1

Introdução

A Internet reúne milhões de usuários em todo o mundo, número que cresce cada vez mais. Através dela as pessoas trocam mensagens, vendem, compram, fazem ciência, lêem jornais e revistas, conversam e até namoram.

Todo o aparato da Internet só é possível devido a infra-estrutra de telecomunicações existente hoje, que se moderniza constantemente, propiciando uma nova revolução no tratamento e uso da informação. O Brasil está acompanhando esse “telefuracão”, conquistando avanços em sua estrutura de comunicações com novos serviços telefônicos, novas redes de cabos de fibra ópticas e mais recentemente a chegada da Internet2, que permitirá um aumento no número de aplicações que a Internet atual, com maior velocidade. As Bibliotecas que sempre buscaram a utilização de instrumentos que possibilitassem viabilizar a rápida disseminação das informações dos seus depósitos informacionais (acervos), vislumbram com a Internet, 1 ou 2, o grande desafio da sua utilização como meio de divulgação da informação organizada aos seus usuários.

O grande dilema da automação de bibliotecas enfrentado pelos bibliotecários até recentemente muda o foco da informatização nas bibliotecas, com a ajuda e evolução das novas Tecnologias da Informação disponíveis, uma vez que já existe no mercado softwares capazes de integrar todas as funções das bibliotecas, desenvolvidos com interfaces amigáveis, graficamente modernos e utilizando formatos de descrição dos dados bibliográficos com padrões internacionais (formato MARC). O “conhecimento” no uso das novas Tecnologias de Informação tem hoje grande valor para quem a aplica, conhecimento este que está disponível na Rede para qualquer pessoa, em qualquer lugar a qualquer momento.

2

A partir do estudo de metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de WEBsites, os empreendedores das unidades de informação devem estabelecer padrões, diretrizes e rotinas de renovação e atualização do WEBsites. Toda padronização, metodologia implementada passa a ser uma nova fonte de pesquisa aos Bibliotecários e desenvolvedores de WEBsite, na busca do aperfeiçoamento e na utilização das novas Tecnologias de Informação via WEB.

O desenvolvimento de um WEBsite, principalmente para Unidades de Informação - UI, deve utilizar o máximo possível as ferramentas disponíveis.

Adotar padrões mínimos que garantam principalmente a navegabilidade nas páginas, passa a ser uma estratégia fundamental para manter o seu usuário “plugado”. Além de ser um WEBsite de fácil conexão deve fundamentalmente disponibilizar o acesso as informações dos acervos da(s) Unidade(s) de Informação.

O WEBsite do sistema de Bibliotecas da UNICAMP

No Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, o desenvolvimento do WEBsite iniciou-se no segundo semestre de 1996, resultando na sua disponibilização em janeiro de 1997, desde a sua instalação sofreu em seu layout, alterações de cores, adaptações para inclusão e exclusão de serviços e produtos. Durante estes 3 anos, as páginas tiveram mais de 340.000 acessos, com uma média diária de 313 visitantes. Para nós da Biblioteca Central da UNICAMP, é de grande importância este dado, principalmente após o Centro de Computação da UNICAMP nos informar que o WEBsite do Sistema de Bibliotecas é o 3o mais visitado, o que aumenta ainda mais a responsabilidade no tratamento, e manutenção das informações disponibilizadas.

3

Um fator que deve prevalecer na estruturação de um WEBsite é o conhecimento das diretrizes estabelecidas na instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com