TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Adminsitração de Empresas EAD - Hotel Vida Boa

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional / Unidade Jundiaí

Administração de Empresas: Tecnologias de Gestão / Direito e Legislação / Processos Administrativos

Aluno / RA

Desafio Profissional

Tutora:

Jundiaí, 26 de maio de 2015

Sumário

Introdução ----------------------------------------------------------------------- página 03

Desenvolvimento -------------------------------------------------------------- página 04

Bibliografia ---------------------------------------------------------------------- página 14

1 INTRODUÇÃO        

O Hotel Boa Vida é um hotel de grande capacidade, localizado no litoral do Nordeste brasileiro, com uma excelente infraestrutura de lazer e esportes, com complexo aquático, lazer infantil e ainda possui infraestrutura para atender turismo de negócios.

Atualmente o hotel vêm enfrentando problemas de gestão e clima organizacional.

Ao assumir o cargo como administrador do hotel, medidas radicais deverão ser adotadas para recuperar a imagem então desgastada com publicidade negativa de clientes nas redes sociais e na mídia.

Foi solicitado uma pesquisa de clima organizacional e o resultado foi muito preocupante, demonstrando que os funcionários estão desmotivados, não se sentem valorizados e nem reconhecidos. A pesquisa também apontou problemas de comunicação entre as equipes e os líderes de cada área.

Ao analisar os resultados e perceber os desafios a enfrentar, será necessário adotar novas tecnologias de gestão, trocar o quadro de gestores em todas as áreas internas, aplicar um programa de reconhecimento aos funcionários para poder mudar radicalmente o rumo que a empresa vêm tomando, pois, o atual cenário não está dando resultado.

A seguir será demonstrado uma análise das melhorias a serem tomadas, e um diagnóstico do ambiente interno e externo para embasar a decisão de reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida.

Passo 1:

Diagnóstico do ambiente interno e externo.

Ao analisar o ambiente interno, foi observado que a equipe não se encontra motivada, o que tem gerando mau atendimento aos clientes e refletindo negativamente na imagem da empresa. Os gestores atuais não têm confiança e nem respeito de sua equipe, e por isso têm forçado seu status para impor suas opiniões e delegar tarefas que não estão sendo executadas. A maior reclamação dos funcionários é a falta de transparência nos processos decisórios e a falta de reconhecimento de qualquer esforço em tentar melhorar os processos atuais.

Há também um desgaste de imagem da empresa nas redes sociais e na mídia que foram veiculadas por clientes insatisfeitos com o péssimo atendimento e experiências negativas nas mais diversas áreas.

Por outro lado, os funcionários estão dispostos a arriscar uma mudança corporativa, para melhorar o desenvolvimento do Hotel e com isso ganhar respeito com os clientes e reconhecimento no mercado.

O modelo de gestão atual não funciona e é atrasado, foi constatado a necessidade de mudança no modelo atual de gestão. Há vários funcionários novos na empresa que detém de conhecimentos que podem ser aproveitados num novo modelo de gestão, e há também aqueles que estão motivados a se especializarem para fazer a diferença.

Analisando ainda o papel atual dos gestores, foi observado que apesar do salário estar compatível com o mercado de trabalho, os mesmos não têm motivação nenhuma para continuar exercendo suas atividades devido à falta de comprometimento da equipe, problema este gerado por eles mesmos. No entanto vemos a necessidade de trocar esta equipe uma vez que a mesma não vem desempenhando seu papel e nem têm motivação para tanto.

A falta de um sistema integrado no hotel que possa propiciar informação única e centralizada para todos os colaboradores, gera desinformação e desorganização em toda a estrutura.

O Hotel conta com um excelente espaço para eventos de negócios e não vêm sendo divulgado. Há escassez de recursos destinados ao marketing do hotel, não há nenhum programa de vantagens para os clientes. As áreas de lazer não estão sendo conservadas, e a limpeza não está sendo efetiva. Ao conversar com a equipe de limpeza foi observado que há falta de funcionários no quadro para adequar às necessidades do hotel. A excelente localização do hotel e sua visão do mar são os maiores atrativos, e sua estrutura não estão sendo exploradas, o que faz com que o mesmo não seja atrativo para o turismo local, as suas áreas de lazer não são encontradas em nenhum outro hotel da região, o que torna o Boa Vida, uma excelente opção para os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com