TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Construindo Meu Projeto de Vida

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.929 Palavras (24 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

Desafio profissional

Tema: “Construindo meu projeto de vida”

Curso: licenciaturas (polo Pirassununga – SP)

(Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia)

1ª SÉRIE

Disciplinas norteadoras: Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Tecnologias Aplicadas à Educação.

EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA.

Aluno: Helton de Morais Barbosa RA: 2600725821

Tutor EaD: Raquel A.S. Raysaro

Pirassununga, 31 de maio de 2017.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1        PERFIL DA ESCOLA        5

1.2 Recursos Humanos        9

2 JUSTIFICATIVA        10

3 OBJETIVOS        16

3.1 Objetivo Geral        16

3.2 Objetivos específicos        16

4 METODOLOGIA        17

5 CRONOGRAMA        19

6 AVALIAÇÃO (da execução do projeto)        20

Atividades pedagógicas distribuídas nos bimestres letivos        20

7 Teste Vocacional        22

Resposta do teste vocacional        28

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

9 REFERÊNCIAS        33

1 INTRODUÇÃO

Sob o título “Educação, Trabalho e Cidadania” este trabalho de desafio profissional trata da elaboração de um projeto multidisciplinar capaz de direcionar um grupo de alunos do ensino médio ao entendimento de que existe algo que antecede o conceito de cidadania que é a percepção da sua própria individualidade através da qual estarão verdadeiramente aptos a pensarem em seu futuro profissional. Através de propostas pedagógicas inovadoras sobre a temática “Construindo meu projeto de vida” serão ainda desenvolvidas competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho.

A elaboração deste projeto multidisciplinar contará com a participação de todos os professores do terceiro ano do ensino médio do Colégio Futuro. Diversas atividades serão desenvolvidas bem como, situações pedagógicas de estudo, reflexão, análise e sugestão de medidas que possam ajudar os alunos a compreenderem a realidade e a partir daí ganharem autonomia para desenvolverem seus próprios projetos de vida que em um sentido amplo abrange não apenas vida profissional, mas seu desenvolvimento como um todo.  

Em adição ao parágrafo anterior temos a realidade do Colégio Futuro na pessoa de sua coordenadora pedagógica a professora Raquel e sua decisão de reformular a estratégia pedagógica no que tange às aulas oferecidas por sua escola e também ampliar algum bom trabalho que já vinha sendo feito. Desse modo se constitui o desafio descrito no título deste trabalho.

O colégio Futuro está assentado sobre fundamentos éticos-políticos consolidados por meio de uma caminhada centenária com visão na maturação e promoção dos valores humanos e, em especial, no desenvolvimento da dimensão moral que sustenta nossa civilização ocidental. Nessa perspectiva o colégio vê o educando na totalidade do seu ser não atomizado.

Durante a Semana Pedagógica de encerramento do Colégio Futuro, a professora Raquel, coordenadora pedagógica, solicitou aos professores do ensino médio que apresentem uma proposta de projeto multidisciplinar a ser trabalhado em todas as turmas. A intenção da coordenadora é provocar nos alunos a iniciativa de pensarem em seu futuro profissional e solicita aos professores que apresentem um projeto voltado para a preparação de seus alunos de forma a desenvolver neles competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho.

Este projeto tem assim, por finalidade apresentar o resultado de um estudo realizado junto aos alunos no decorrer do atual ano letivo, com atividades específicas aplicadas em aulas da grade curricular, as quais adequadamente, atribuídas à temática.

Para a realização do trabalho serão desenvolvidas as seguintes temáticas na fundamentação teórica: as contribuições da sociedade para a realização do trabalho de orientação profissional em contexto educativo; sobre os cursos pré-vestibulares cuja finalidade pretende atender a população de alunos jovens que estão terminando o ensino médio no Colégio Futuro.

Toda prática baseada em pressupostos teóricos será parte da discussão sobre a temática da orientação profissional e da adolescência, sugerindo a necessidade em compreender este processo para uma atuação eficaz sustentada na ótica sócio histórica sendo capaz de promover e auxiliar o jovem numa tomada de decisão baseada na auto-reflexão e aprendizado, visando uma escolha madura. A intenção foi propor ações, no decorrer dos semestres, para que os alunos se motivem a refletir sobre suas vocações e serem orientados em ambiente escolar a se decidirem por suas futuras profissões, bem como também, direcioná-los e ajudá-los a despertar neles próprios a vocação profissional. Entende-se que essas ações devam fazer parte do ambiente escolar, pois neste caso a escola também é vista como formadora de cidadãos melhores e como tal deve cumprir seu papel.

Considerando ainda: dentre as finalidades dessa etapa de ensino, a legislação brasileira, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei 9394/96), está a de preparação básica para o mercado de trabalho. Para o cumprimento dessa e das outras finalidades, todas as escolas devem se organizar, cumprindo o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) elaborados pelo Ministério da Educação (MEC).

Dessa forma, em uma reunião pedagógica, a professora Raquel, coordenadora da escola, solicitou aos seus professores que cada um apresentasse uma proposta de como provocar nos alunos uma reflexão para que eles pensem sobre seu futuro profissional, sem deixar de cumprir com as exigências legais nos bimestres letivos.

  1. PERFIL DA ESCOLA

Colégio Futuro. Criação decreto número 9274/98 autorização res. SED número 2145 de 19/12/1916.

Rua das Rosas, 1100 Bairro Bela Vista – CNPJ 02.585.924/0375-57.

O espaço do colégio é um ambiente formador de personalidades e de representações. Sua estrutura física deve ser atrativa para os alunos de forma que eles possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e seu pensamento crítico. Pode-se considerar esse espaço como um forte potencial para o desenvolvimento de atividades cognitivas e motoras, tornando-se, assim, cenário de múltiplos interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (287.8 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com