TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Gestão Pública - MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CURITIBA

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

Fernando Henrique Martins RA: 7941689326

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

TUTOR EaD ALEX ZOMPERO BEZERRA

Curitiba / Paraná

2013

SUMÁRIO

Introdução…............................................................................................................. 3

Desenvolvimento….................................................................................................. 4

Recomendações Finais….......................................................................................... 12

Referências…............................................................................................................ 14


INTRODUÇÃO

Neste trabalho objetivaremos o diagnóstico organizacional de uma empresa voluntária, visando identificar alguns problemas a serem resolvidos e ações a serem adotadas para que a organização se mantenha saudável e promissora. Utilizamos os temas estudados para que o diagnóstico fosse feito e interpretado da melhor maneira possível e tenho certeza que, à luz dos conhecimentos agregados durante o bimestre, conseguimos elaborar uma análise com soluções construtivas para a empresa.


DESENVOLVIMENTO

A empresa que se voluntariou para esta consultoria é uma microempresa do setor privado que atua nas áreas de hospedagem, desenvolvimento de websites e registro de domínios. Trata-se de uma empresa criada em 2010 por uma sociedade de três colaboradores e que hoje conta com 25 (vinte e cinco) envolvidos, incluindo os sócios e demais funcionários.

O questionário que originou os gráficos demonstrados foi aplicado a todos os vinte e cinco colaboradores, visando o mais sincero, completo e imparcial diagnóstico empresarial. Para isto foi utilizado um modo "anônimo" de pesquisa, com questões de múltipla e única escolha e não sendo requisitada, ao colaborador, nenhuma identificação no questionário que o mesmo respondeu.

Durante o último mês, pude estar na empresa regularmente e acompanhar a rotina de trabalho, além de ter tido a oportunidade de conversar várias vezes com seus gestores, o que possibilitou uma melhor análise dos aspectos organizacionais e uma melhor seleção de perguntas para o questionário elaborado e aplicado.

Conforme acordado previamente, usaremos um nome fictício para nos referirmos a tal: Globo Host.

Na próxima página, estarão apresentados os gráficos juntamente de pequenas análises, previamente feitas antes das conclusões finais.

Você sente que a liderança exercida na empresa é democrática, possibilitando que os funcionários também contribuam na tomada de decisões com opiniões e não apenas trabalhando no seguimento de diretrizes preestabelecidas?

[pic 2]

Gráfico extremamente positivo. Sinaliza que a grande maioria dos funcionários sente-se confortável para contribuir profissionalmente com a empresa. É o sinal de uma gestão democrática, acolhedora e disposta a agregar conhecimento e ideias. A pequena parte que não pensa em contribuir com sugestões e ideias pode estar formada por integrantes dos níveis mais operacionais ou novatos na empresa, não sinalizando um agravante para o futuro empresarial no momento.

A relação entre os funcionários da empresa entre si e com a chefia proporciona uma convivência confortável?

[pic 3]

Perfeito gráfico. Demonstra que a chefia se preocupa com os empregados e os mantêm confortáveis, sabendo agir com profissionalismo na relação de trabalho, ao estabelecer metas e ao realizar cobranças.

Incluindo a chefia, você considera que algum companheiro de trabalho destoa dos demais e contribua negativamente para o ambiente de trabalho?

[pic 4]

Análise interessante a se fazer. Nove de vinte e cinco funcionários pensam que existe alguém que destoe negativamente dos demais, prejudicando de alguma forma o clima de trabalho. Seria interessante que a chefia se atentasse melhor a estes dados, realizando a identificação dos problemas de relacionamento e, sendo estes relevantes, adotando medidas em busca de uma melhor convivência no ambiente de trabalho, sendo que este pode ser um dos fatores decisivos para sua produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (400.7 Kb)   docx (168.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com