TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Cultura Afro-Brasileira: Trajetória e Perspectivas

Por:   •  3/2/2017  •  Dissertação  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 2

Salve pessoal

Vamos junt@s

AO quinto TEMA DE NOSSO CURSO!!!!!

História e Cultura Afro-Brasileira: Trajetória e Perspectivas

O escravismo colonial, o pós-emancipação, a República e o negro como “mão-de-obra sobrante” (um conceito de Bóris Fausto) – Um panorama da questão racial até os meados do século XX: Resistência, derrotas e vitórias das manifestações culturais de matrizes africanas e das associações negras “de novo tipo” – A emergência do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres Negras na esfera pública a partir dos anos 70 – O Movimento de Remanescentes de Quilombos – As Ações Afirmativas no século XXI;

TEXTO BÁSICO: Trajetória e Perspectivas do Movimento Negro – vai anexo.

1 – Minha solicitação para as duas próximas aulas:

Pelo menos cinco linhas sobre:

Que aspectos mais o-a instigaram em leituras e discussões do 3º tema –  (Teoria social e raça); e do 4º tema (Trajetórias dos povos indígenas – Estudos e Políticas indigenistas e o protagonismo do Movimento Indígena)?

2 – Importante pesquisar esses “links” para entrar no “espírito” do tema

http://www.quilombhoje.com.br/frentenegra/franciscolucrecio.htm

http://eupassarin.wordpress.com/2010/04/04/solano-trindade-o-poeta-negro/

(Depois de assistir o vídeo com Raquel declamando o poema de Solano Trindade aparece Ney Matogrosso. Vale a pena assisti-lo, lindamente!!!, cantando e representando o mesmo poema, em gravação apresentada no Fantástico da TV Globo, em 1979)

3 – Assistir o vídeo FRENTE NEGRA BRASILEIRA. Cada link é uma parte (seguir a ordem). Total 25 min 

http://www.youtube.com/watch?v=j4H-dqC4Kug

http://www.youtube.com/watch?v=E9wfuqzbyfg

http://www.youtube.com/watch?v=jI_SOM-moSw

4 – E esse vídeo de Candeia (o fundador e principal liderança) do GRANES Quilombo no Fantástico da TV Globo – 1977.

http://www.youtube.com/watch?v=0jkw7B_6Dto

GRANES-Grêmio Recreativo de Arte Negra

Escola de Samba Quilombo

MANIFESTO - 1975

"Estou chegando... Venho com fé. Respeito mitos e tradições. Trago um canto negro. Busco a liberdade. Não admito moldes. As forças contrárias são muitas. Não faz mal...Meus pés estão no chão. Tenho certeza da vitória. Minhas portas estão abertas. Entre com cuidado. Aqui, todos podem colaborar. Ninguém pode imperar. Teorias, deixo de lado. Dou vazão à riqueza de um mundo ideal. A sabedoria é meu sustentáculo. O amor é meu princípio. A imaginação é minha bandeira. Não sou radical. Pretendo, apenas salvaguardar o que resta de uma cultura. Gritarei bem alto explicando um sistema que cala vozes importantes e que permite que outras totalmente alheias falem quando bem entendem. Sou franco-atirador. Não almejo glórias. Faço questão de não virar academia. Tampouco palácio. Não atribua a meu nome o desgastado sufixo ão. Nada de forjadas e mal feitas especulações literárias. Deixo os complexos temas à observação dos verdadeiros intelectuais. Eu sou povo. Basta de complicações. Extraio o belo das coisas simples que me seduzem. Quero sair pelas ruas dos subúrbios com minhas baianas rendadas sambando sem parar. Com minha comissão de frente digna de respeito. Intimamente ligado às minhas origens. Artistas plásticos, figurinistas, coreógrafos, departamentos culturais, profissionais: não me incomodem, por favor. Sintetizo um mundo mágico. Estou chegando...”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »