TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Administração

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 16
  1. INTRODUÇÃO

A empresa busca sempre um bom atendimento e uma variedade de produtos que possa suprir a necessidade de todos que ali frequentam, e com isto empresa possa crescer e se tornar cada vez mais uma referencia na cidade e na região de uma empresa com qualidade no  atendimento e nas demais áreas existente na empresa.

Para poder melhorar cada vez mais os departamento da empresa teremos como objetivo principal a implantação e análise da ferramenta SWOT (Forças e Fraquezas. Oportunidades e Ameaças) com ela podemos analisar quais são os pontos favoráveis e desfavoráveis da empresa. Analisaremos também a ferramenta PDCA (Consiste em fazer um plano estabelecendo as metas e os métodos, executa-se o processo conforme o planejamento, os dados coletados são comparados com as metas planejadas e por fim, fazem-se as correções necessárias). Também será realizada a análise da ferramenta 5W2H (é um checklist de determinados problemas identificados que precisam ser resolvidos e assim desenvolver métodos para resolver os problemas, o custo da ação, quem será responsável, como será feita).

                Com a realização da consultoria será proposto as melhores práticas para a correção da principal problemática que norteia este trabalho na empresa Varejão Planalto. Com isso busca-se uma melhoria nos departamento mais necessitados.

1.2  HISTÓRICO DA EMPRESA

Este trabalho teve como foco a empresa Maria de Fatima Alves, cujo nome fantasia é Varejão Planalto, que tem como objetivo oferecer muitas variedades de produtos das demais áreas da empresa e ter um atendimento qualificado aos seus clientes atuais e futuros para que possa proporcionar uma comunicação excelente entra a empresa e seus respectivos cliente pois, e um comercio mais de bairro e assim ser reconhecido pela região toda.

1.2.1        Histórico e Perfil da Empresa

Maria de Fatima Alves, com o nome fantasia Varejão Planalto está situada a Rua Eliaquim Tero, 362 Planalto - Lagoa Formosa /MG, fundada em 1999 com 18 anos de existência no mercado. Com todo este tempo no mercado ela ainda passa por alguns problemas como controle de estoque, organização de gôndolas, distribuição de funções e cargos, entre outros problemas.

A empresa encontra-se em uma estrutura formal e informal, pois tem muito comunicação entre as pessoas da organização como a discussão e todos sobre um problema que seja ao longo prazo ou curto prazo e também ha um organograma de liderança entre os funcionários e administradores da empresa. E alguns problemas como a falta de organização, a distribuição dos espaços onde os produtos são colocados, as linhas de telefônicas que as vezes estão fora do ar ou estão em estado ruim de comunicação entre outros problemas citados acima.

Os produtos a serem vendidos são cotados e comprados pelo funcionário encarregado do cargo Grênis Carlos e também pelo gestor/dono Vantuil Alves de Araújo onde eles analisam as melhores formas de pagamento, preços, marcas e qualidades das mercadorias, com isso eles obtém a satisfação e fidelidade de seus clientes. A empresa é composta por 2 gestores,1 gerente geral, e outros 17 subordinados.

1.2.2         Estrutura Organizacional

•Abaixo segue um organograma “aproximado” da situação atual na empresa.

[pic 1]

1- Gestores/Dono

“São 2 gestores/donos que cuida da parte administrativa e de compras de todas produtos da empresa e também auxiliares das operadoras de caixa.”

2- Gerente geral

“Apenas 1 gerente geral. E responsável por auxiliar os gestores e passar as ordens propostas pelos donos e deve ter olhos de águia para poder observar os problema e assim resolve-los juntamente com os gestores”

3- Açougueiros

“São 2 açougueiros responsáveis somente pela parte relacionada ao açougue da empresa”

3- Operadoras de caixa

“São 8 operadoras de caixa responsáveis pela passagem dos produtos pelos caixas e reposição das guloseimas, compras a prazo e limpeza dos banheiros”

3- Repositor de mercadoria

“São 2 repositores de mercadorias responsáveis pela reposição dos produtos, recebimento das mercadorias e limpeza.”

3- Repositor de Hortifrúti

“Apenas 1 responsável pelo hortifrúti e também a cotação e compras dos produtos”

3- Auxiliares de caixa

“São 2 responsáveis a auxiliar as operadoras de caixa e recebimento e pagamento de mercadorias e também as vezes reposição das mercadorias”

Cadastro de preços e auxiliar financeiro

“Apenas 1 auxiliar financeiro e responsável pelo cadastros de preços de todos os produtos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (580.8 Kb)   docx (376.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com