TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO ADMINISTRADOR

Tese: O PERFIL DO ADMINISTRADOR. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2013  •  Tese  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática.

Com esta atitude a empresa descentraliza suas decisões e estabelece um estilo de gestão extremamente mais participativa, dando maior autonomia a seus colaboradores. As vantagens são maior motivação, maior satisfação das pessoas, maior agilidade e flexibilidade, portanto, maior potencial de competitividade.

Empowerment corresponde a uma relação que envolve poder e responsabilidade, como duas faces de uma mesma moeda.

Para promover o empowerment, não basta transferir verbalmente poder às pessoas; elas precisam ter reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvendo o que chamamos de "ownership", ou seja, agirem como intraempreendedores e como se fossem "proprietárias" do negócio, pensando como empresários.

O PERFIL DO ADMINISTRADOR

Homem jovem, com renda mensal entre 3,1 e 10 salários mínimos, empregados de empresas de grande porte do setor privado. Esse é o perfil do administrador de empresas segundo a Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2011, feita pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgada em maio de 2012. O estudo apontou o crescimento das seguintes áreas de atuação: gestão de recursos humanos, administração com foco em sustentabilidade, empreendedorismo, gestão pública e gestão focada em TI (tecnologia da informação).

Testes Profissionais

O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano. Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, existiam no país em 2010 cerca de 705 mil futuros administradores. Esses dados dão uma ideia de quão concorrido é esse mercado. "Mas o crescimento da economia e a necessidade de melhoria nos processos produtivos nas empresas mantêm em alta a demanda por esse profissional", afirma Alexandre Ferreira de Pinho, professor da Universidade Federal de Itajubá. O administrador é procurado em todos os setores do mercado. A Região Sudeste oferece as melhores oportunidades. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com