TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR I : RENUKA DO BRASIL/SA

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO INTEGRADOR I : RENUKA DO BRASIL/SA

Alunos (as) RA(s)

André de Souza 370485

Cristiane Aparecida Fernandes de Castro 367270

Diogilis Vilas Boas dos Santos 367289

Paulo Francielio de Medeiros 367430

Verônica Ribeiro de Alb. Pires 367499

Promissão/SP

16 de Abril de 2015

PROJETO INTEGRADOR I : RENUKA DO BRASIL/SA

Projeto Integrador I do Curso de Administração da Universidade ANHANGUERA – UNIDERP – Promissão/SP, como quesito para aprovação da disciplina de Projeto Integrador I, sob a orientação da Tutora presencial Ana Paula dos Santos Bertoco.

Promissão/S

Sumário

Resumo 4

Introdução 4

1. Apresentação do Projeto Escolhido 5

2. Cronograma 9

3. Monitoramento 9

4. Conclusões Finais 10

Referências Bibliográficas 11

RESUMO

Neste projeto iremos falar sobre a fabrica de levedura seca de cana de açúcar da empresa RENUKA DO BRASIL/SA , que atualmente é um dos 10 maiores grupos sucroalcooleiros do Brasil, em atividade há mais de 30 anos. A partir 2010, passou a ser controlada pela empresa indiana Shree Renuka Sugars, mantendo participação do grupo brasileiro Equipav. A capacidade instalada de moagem de mais de 10 milhões de toneladas divide-se entre a Usina Madhu, em Promissão, e a Usina Revati, em Brejo Alegre, ambas as cidades localizadas no estado de São Paulo, a maior região produtora de cana-de-açúcar do mundo. Entre os seus principais produtos estão: açúcar, etanol, bio eletricidade e levedura. A Renuka do Brasil tem uma estrutura amplamente verticalizada, controlando não só todos os processos industriais, mas também todos os agrícolas, tais como o plantio, cultivo, colheita e transporte da cana de açúcar.

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrador I tem como objetivo analisar as necessidades, os desafios e benefícios para o setor (fabricação de levedura), da empresa em questão, por meio dos pontos levantados, analisaremos sua história, produtos, qualidade, tecnologia, parceiros, comunidade e a preocupação com o meio ambiente. Iremos desenvolver um projeto para melhorias no setor de fabricação de levedura, confeccionando três caixas de maturação para acondicionamento de matéria prima (fermento ou creme de levedura),. onde é manipulado para consumir parte do açúcar existente em seu organismo, transformado esse álcool assim aumentando sua taxa de proteína. Apresentara possibilidades que os tanques podem proporcionar para o setor da levedura, suas aplicações, e funções que ate o presente momento é pouco conhecido e explorado.

1. Apresentação do Projeto Escolhido

A Renuka do Brasil iniciou suas atividades em Promissão, SP, no ano de 1981, ainda sob a razão social de Equipav S. A. Açúcar e Álcool. Em 2008, ainda sob controle do Grupo Equipav, foi inaugurada a Biopav S.A. Açúcar e Álcool, em Brejo Alegre, SP. Em 2010, a empresa indiana Shree Renuka Sugar adquiriu participação majoritária nas duas usinas, rebatizou a Biopav com o nome de Revati e a Usina Equipav com o nome Usina Madhu.

• Produtos

A matéria-prima da indústria sucroalcooleira é a cana-de-açúcar, planta riquíssima em sacarose, de cultura perene. A partir da extração do caldo da cana, após sua purificação, e concentração, obtém-se o açúcar, um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro. Se ao caldo da cana é acrescentada a levedura para fermentação, chega-se ao etanol, comumente utilizado como bebida ou combustível para os carros Flex. Durante a fabricação do etanol, pode-se separar parte da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com