TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle Logístico: RESUMO Sobre: Tecnologia de Processos

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PORTO NACIONAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ANTONIO LUIS DE ARAUJO DA CUNHA

LAIONEL GOMES DE SOUSA

LETICIA PEREIRA DE OLIVEIRA

MARTHA ADRIANA OLIVEIRA MOURA

SUNAMITA PEREIRA MENDES

Planejamento e Controle Logístico: RESUMO Sobre: Tecnologia de Processos

Prof. LEANDRO MALUF

PORTO NACIONAL - TO

2015

TECNOLOGIA DE PROCESSOS

        Os avanços em tecnologia de processos mudaram radicalmente muitas operações nas últimas duas ou três décadas e todo o ritmo de desenvolvimento tecnológico, por isso, todas as operações utilizam algum tipo de processo tecnológico, seja um simples link na internet ou a mais complexa e sofisticada das fábricas automatizadas.

        Tecnologia de processos são as máquinas, equipamentos e dispositivos que criam e/ou fornecem bens e serviços. Algumas tecnologias são periféricas para a criação real de bens e serviços, mas desempenham um papel importante, facilitando o processo de transformação direta dos inputs da operação. Por exemplo, sistemas de contabilidade e sistemas de controle de estoque podem ser usados para ajudar os gerentes e operadores a controlar e melhorar os processos produtivos. Esse processo é chamado de tecnologia de processos indiretos, considerados cada vez mais importantes.

        Muitos negócios gastam mais com sistemas de computador que controlam seus processos do que com a tecnologia de processos direta, que atua nos materiais, informações e clientes. Essas tecnologias são denominadas tecnologias integrantes. Tecnologia de pontos eletrônicos de venda, por exemplo, processa clientes, produtos e informação. O terminal de caixa (com auxílio de um intermediário) processa clientes ao somar suas compras, processa seus cartões de crédito e fornece recibo que detalha as compras e seus preços.

        Os gerentes de produção estão continuamente envolvidos com o gerenciamento de tecnologias de processos. Os gerentes de produção não precisam ser experts em engenharia, computação, biologia, eletrônica ou qualquer que seja a ciência principal da tecnologia. Eles precisam, entretanto, saber o suficiente sobre os princípios por trás da tecnologia, para estarem confortáveis ao avaliar alguma informação técnica, ser capazes de lidar com os experts na tecnologia e confiantes o bastante para fazer as perguntas relevantes a tais produtos/serviços.

Tecnologias de Processamento de Materiais

        Os avanços tecnológicos fizeram com que a forma pelo qual metais, plásticos, tecidos e outros materiais que são processados, fossem melhorados com o tempo. Com isso, a tecnologia envolve mais engenharia do que administração, todos os gerentes de produção devem ter um entendimento geral das tecnologias de processamento de materiais mais comuns.

        As máquinas-ferramentas de controle numérico computadorizados (CNC) são aquelas que usam computadores para controlar ações no lugar do controle manual, e um processo produtivo, em parte por meio da eliminação de possíveis erros de operador, em parte porque o controle por computador pode definir padrões ótimos de corte, ou por causa da substituição da mão de obra habilidosa e cara. Máquinas-ferramentas CNC podem também ter a habilidade de armazenar estoques de ferramentas de corte dentro de uma máquina, ou seja, quando o programa pede uma mudança de ferramenta, a ferramenta antiga é substituída no estoque e a nova ferramenta é colocada na cabeça de corte.

        O CNC é uma forma de automação onde o equipamento é controlado através de um programa baseado em letras, números e outros símbolos. Assim sendo, o equipamento adquire certa independência do operador, não dependendo, portanto da habilidade do operador nem sequer da sua atenção. Robôs são manipuladores automáticos (multifunção reprogramáveis), tendo diversos graus de liberdade, capazes de manusear materiais, peças, ferramentas ou dispositivos especializados por meio de movimentos programados variáveis para desempenho de uma variedade de tarefas. Alguns robôs podem incluir alguma retroalimentação sensorial mediante controle de visão e controle de toque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com