TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO

1º E 2º SEMESTRE

DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

INDAIATUBA – SP

2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONCLUSAO DE DESAFIO

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO – 1º E 2º SEMESTRE

BRUNO VIEIRA     RA: 9911150308

DIOGO      RA: 9902004400

INGRID       RA: 9911156191

                PHILLIPI      RA: 9023447534

                RAISA      RA: 8062778946

        

[pic 2]

        

INDAIATUBA – SP

30/09/2014

SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04
  2. APLICAÇÃO DE DESAFIO........................................................................05
  3. ORGANOGRAMA........................................................................................10
  4. MODELO DE FORMULÁRIO PARA PRODUÇÃO...............................11
  5. CONCLUSÃO.................................................................................................12
  6. BIBLIOGRAFIA............................................................................................13

        

INTRODUÇÃO

Neste trabalhamos desenvolvemos a etapa 1 e 2. Desenvolvida parte individualmente e parte em grupo.

Podemos destacar a história de Taylor e Fayol, onde a mesma se mistura com a historia da Administração, trazemos os princípios e objetivo da Administração Cientifica.

Mostramos um Analise da empresa Jc confecções e algumas soluções para seus problemas, montamos um organograma com a descriminação dos cargos, para um melhor desenvolvimento da empresa, alem de um exemplo de relatoria para acompanhar a produção.

ETAPA I e II

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO, ESCOLA CLÁSSICA TAYLOR, ESCOLA CLÁSSICA DE FAYOL

        Impulsionada pela expansão da Revolução Industrial no Novo Mundo. Marco no século XX o inicio de um avanço para a administração, com a criação de novas idealizações para a organização. Um dos nomes mais importantes é Frederick Winslow Taylor, onde juntamente com seus seguidores transformaram a administração da eficiência do Trabalho em um corpo de conhecimento com vida própria.

        Por toda sua vida profissional Taylor buscou resolver todos os problemas que buscou resolver todos os problemas que eram e ainda são comuns nas empresas. Ele começou a desenvolver seu Sistema de Administração de Tarefas, sendo depois conhecida como Sistema Taylor, Taylorismo e, finalmente, Administração Cientifica.

        O movimento da administração cientifica tem como o berço a fundação da Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME). A mesma fundada no ano de 1880. Importante destacar que o movimento foi desenvolvido em três momentos.[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

        No começo de todo movimento as reuniões quase exclusivamente tratavam0se sobre os salários, pois pelas formas de pagamentos na época serem apenas traziam efeitos que beneficiava o patrão, não motivando os trabalhadores.

        Destaca-se que o primeiro trabalho da administração cientifica é: Piece-Rate System (Sistema de Pagamento por Peça). Nele é proposto um estudo para descobrir o tempo de conclusão da tarefa, assim a administração poderia estabelecer um pagamento por peça mais razoável, visando que sendo um motivo a mais para o melhor trabalho do operário.

Em segunda fase a ênfase deixou de ser os salários e passou a ser a produtividade do trabalho, criou-se o estudo Shop Management (administração de Operações Fabris) de 1903. Sendo assim um desenvolvimento teórico aumentando o escopo da administração cientifica torna-se um sistema mais abrangente.

        Em Shop Management, Taylor apresentava sua concepção dos princípios da administração de uma empresa: 1º Seleção e Treinamento de Pessoal; 2º Salários altos e custos baixos de produção; 3º Identificação da melhor maneira de executar tarefas. E 4º Cooperação entre administração e trabalhadores.

        Na terceira fase Taylor apresenta os objetivos da administração cientifica:

  • Desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho, para o velho método empírico.
  • Selecionar cientificamente e depois treinar, instruir e desenvolver o trabalhador, que, no passado, escolhia seu próprio trabalho e treinava-se o melhor que podia.
  • Cooperar sinceramente com os trabalhadores, de modo a garantir que o trabalho seja feito de acordo com os princípios da ciência que foi desenvolvida.
  • Existe uma divisão quase igual de trabalho e de responsabilidade entre a administração e os trabalhadores. A administração incumbe-se de todo o trabalho para o qual esteja mais bem preparada que os trabalhadores, enquanto no passado quase todo o trabalho e a maior parte da responsabilidade recaiam sobre a mão de obra.

Como integrantes do movimento temos também Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg.

Um personagem muito importante que ajudou a divulgar e sistematizou as idéias da Escola de Processo Administrativo foi o engenheiro francês Henri Fayol. A escola trazia como enfoque funcional da administração: Planejar, Organizar, Executar, Liderar e Controlar.

Usando esses conceitos Fayol conseguiu reerguer a corporação mineradora e metalúrgica Comambault. Já nos seus últimos anos passou a exclusivamente a dedicar-se a divulgar os princípios da administração. Além disso fundou o Centro de Estudos administrativo.

Fayol criou e divulgou sua própria teoria sobre administração onde tinha a primeiro paço dividir a empresa em: Técnica (produção, manufatura); Comercial (compra, venda, troca); Financeira (procura e utilização de capital); Segurança (proteção da propriedade e das pessoas); Contabilidade (registro de estoques, balanços, custos, estatísticas) e Administração (Planejamento, organização, comando, coordenação e controle).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (469.4 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com