TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADIMISTRAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS: FORDISMOS E TAYLORISMO DO PASSADO AO PRESENTE

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Os princípios de Ford nas organizações modernas...............................................4

2.1.1 Princípio da Intensificação...................................................................................4

2.1.2 Princípio da Economicidade................................................................................5

2.1.3 Princípio da Produtividade...................................................................................5

2.2 Fordismo Informal...................................................................................................5

2.3 Relação Homem x trabalho x heranças passadas x expectativas futuras.............6

2.4 Relação Homem, cultura e ideologia......................................................................7

2.5 Entra um novo divisor de água no mercado: as TICs............................................8

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este material tem foi produzido para instigar admiradores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais pessoas ligadas à área de Administração, as quais terão a possibilidade de conhecer análises, argumentos e exemplos dos processos administrativos atuais ligados às pessoas que muito fizeram por esse ramo no passado: Ford e Taylor. Diversos teóricos já realizam pesquisas, projetos, monografias, artigos, teses sobre os processos administrativos oriundos do final do século passado, mas sempre voltam e caem sobre Ford e Taylor.

A base desta análise foi o artigo DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA (Fraga, 2005: páginas 1-9), em vista de ter uma ampla visão sobre esses processos administrativos do fordismo e do taylorismo dentro e fora da indústria. Diversos autores são citados também pelo o autor como forma de argumentação de sua tese.

Este material giro em torno basicamente das influências fordistas no mundo do trabalho desde a época de Ford até os tempos atuais. Neste primeiro momento serão mostrados os princípios de Ford e exemplos que se pode encontrar nos dias atuais dentro das empresas, indústrias, empresas do ramo de serviço etc. Em momento seguinte, são mostradas características do elemento fundamental, homem, com suas ascensões, frustações e ganho de espaço. Nesse momento, será mostrado como o homem pode ser considerado um ser com mais respeitos dentro das organizações, quando, por exemplo, a gestão empresarial passa a ser horizontalizado, e em contrapartida, como homem começa a ser cobrado devido às novas expectativas do mercado quanto às tecnologias. Em determinado momento, é colocado em discussão empresas com grandes influências fordistas no mundo atual como o caso da Mac Donal’s. Por último fazendo uma ligação com temas anteriores será mostrado o homem nas ideologias e no mercado atual influenciado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Ao final da leitura, o leitor terá uma visão como as influências do Fordismo desenham até hoje processos empresarias administrativos, o homem como elemento importante no âmbito industrial, as novas expectativas futuras, e de certa forma um estopim para a formação de um profissional de administração.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao poder ler, refletir o artigo DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA (Fraga, 2005: páginas 1-9) nota-se um sequencial do tempo em relação ao crescimento do Fordismo e sua baixa em um período que a modernidade impõe novos desafios. Mesmo assim, conforme é mostrado naquele artigo “... as características do fordismo estão presentes na sociedade atual, em parte do setor informal e de serviços.” (Fraga, 2005: 1), isso remete ao leitor poder perceber exemplos do fordismo que estão camuflados nos dias atuais como exemplificado no artigo.

No tempo atual, esse fordismo vem de certa forma camuflada de uma mudança ocorrida no fim do século XX para o início do século XXI: o Sistema Produtivo Flexível. Esse sistema modela mudanças no mercado de trabalho como um todo. É nesse olhar do sistema produtivo flexível com as suas mudanças que atualmente são vistas características do fordismo no setor de serviços e no setor informal.

2.1 OS PRINCÍCIOS DE FORD NAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

O sistema de produção de Ford foi possível muito importante naquela época para a realização da produção que ele tinha como meta. Nada seria realizado se não houvesse a implantação dos seus princípios dentro do sistema produtivo. Atualmente é perceptível a utilização desses princípios de Ford no mercado de trabalho. Seja formal ou informalmente, esses princípios foram estão instalados na sociedade da época e ainda hoje se vê esses princípios. “... características do capitalismo pesado estendem-se ao capitalismo leve, mas em setores que atualmente são importantes empregadores de mão-de-obra e não mais no industrial. Embora, ainda existam, atualmente, indústrias que têm fortemente características fordistas.” (Fraga, 2005: 5). Assim, observa-se que outros articulistas já mencionaram essas influências.

2.1.1 Princípio da Intensificação

Na vida corriqueira atual onde vence e ganha aqueles que melhor atendem ao consumidor, cada vez mais as empresas buscam a entrega mais rápida, a fabricação do produto com mais eficiência etc, isso reflete demais o Princípio da Intensificação de Ford. Empresas hoje não só buscam fabricar os produtos para serem entregues quando forem vendidos, mas, também, buscam a excelência: além de ter produtos, associam a entrega com transportadores próprios; fretes grátis; seguro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com