TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

01) Toda teoria o carácter normativo e prescritivo sugerem modelos e propostas para uma forma melhor de se organizar, o que torna útil para a prática organizacional. Sendo assim, importante ferramenta para quem quer administrar algo.

02) A necessidade de solucionarmos problemas de uma época instigam o estudo, e o consequente surgimento de teorias e práticas, tanto no setor administrativo como em outras áreas. A mudança nas formas de poder, as atividades econômicas e relação entre as pessoas, todos esses fatores condicionam a novas realidades. Registros escritos a respeito de atividades comerciais governamentais já eram utilizados pelos sumérios por volta 5.000 a.c, e a evolução industrial com a consolidação do sistema capitalista instigou ainda mais o estudo da administração e que depois mais tarde no século XIX, a gestão do trabalho recebe contribuições que compõem a escola clássica da administração.

03) A administração científica busca sintetizar um conjunto de princípios de gestão eficiente dos processos operacionais de trabalho, tendo por base a crença de que existe uma única maneira certa de desempenhar a tarefa, já a gestão administrativa conceitua a administração como um processo de cinco funções. A teoria da burocracia sustenta que a burocracia é o modelo ideal de estruturação das organizações da sociedade capitalista. A administração científica e gestão administrativa podem sim ser estudadas juntas, pois tem objetivos semelhantes e que se completam.

04) É considerada modelo ideal pois, segundo Weber, ela nunca se encontra na sua forma pura na prática, sempre haveria sub-práticas que se distanciam da teoria em geral. A incapacidade de resposta e adaptação organizacional, perda da visão do conjunto dos objetivos organizacionais, processo decisório lento, limites de formalização e manutenção do status quo são alguns dos problemas originados pela obediência cega aos princípios burocráticos.

05) Os experimentos de Hawthone revelaram que a postura aberta e amigável dos supervisores e pesquisadores perante os trabalhadores resultaram no aumento da moral e da produtividade deles, o que provou que esses resultados mais eficientes era devido ao interesse pessoal dedicado ao trabalhador e à supervisão mais cooperativa. Esse experimento contribui para a consolidação do movimento de relações humanas por demonstrar que as necessidades sociais tinham precedência sobre as necessidades econômicas. As principais conclusões são: a integração social do indivíduo é fator determinante de seu nível de produtividade, o comportamento dele é determinado pelas normas de funcionamento do grupo a que pertence, as organizações são compostas por diferentes grupos informais,que não coincidem com sua estrutura formal e a supervisão mais cooperativa e preocupada com os trabalhadores aumenta a eficiência organizacional.

06) A motivação demonstrou ser vital na melhoria do desempenho dos trabalhadores tendo em vista que o ser humano possui necessidades básicas e as necessidades de auto realização, com base nos quais é possível obter maior dedicação e comprometimento dos indivíduos com as organizações. As práticas motivacionais devem se voltar para a busca de satisfação dos fatores intrínsecos ao indivíduo. Quanto a visão de crítica, foi modificada de uma mera questão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com