TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                        UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

                                                          ADMINISTRAÇÃO

                                                7º SEMESTRE

GESTÃO DE PROJETOS

PROFESSOR EAD: Prof.ª FABIANA BIAZETTO

PROFESSOR PRESENCIAL: Prof. CARLOS ALBERTO STEIN

PROFESSOR TUTOR: Prof.ª RAQUEL MARIO

PORTO ALEGRE – RS

2015/1

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................... pag. 0

ETAPA 1

- O Significado da Palavra “Administração” e suas Variáveis no Decorrer da História ... pag. 0

- Habilidades e Competências Necessárias para o Administrador Moderno .................... pag. 0

- Planilha das Principais Teorias Administrativas com Sugestões em Resposta aos Problemas Empresarias Relevantes da Época ..................................................................................... pag. 0

- Slides: Da Teoria Administrativa que Melhor Contribui na Transição da Empresa L.O.C.A.L. ......................................................................................................................... pag. 0

- Justificativa Pelo Apontamento da Teoria ...................................................................... pag. 0

ETAPA 2

- O significado da Palavra Ética e o que é Ética Organizacional; .................................... pag. 0

- Diferença de Ética e Moral; ............................................................................................ pag. 0

- A Ética Voltada para a Qualidade e Valorização  dos Clientes Internos e Externos; .... pag. 0

- Pontos Essenciais de um Modelo de Gestão que Preserve a Ética. ................................ pag. 0

- Slides ............................................................................................................................... pag. 0

ETAPA 3

- Planilha das Principais Características das Gerações com Possíveis Pontos Fortes e Fracos de cada Geração Dentro das Empresas .............................................................................. pag. 0

- Plano de Ação para Implantar o “Aprendizado Continuo” na L.O.C.A.L. ..................... pag. 0

ETAPA 4

- Conceitos e Impactos da Tecnologia na Sociedade, nos Indivíduos e nas Empresas ..... pag. 0

- Slides: Estratégias para Implantar na Empresa L.O.C.A.L. Inovação e Tecnologia....... pag. 0

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .......................................................................... pag. 0

INTRODUÇÃO

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você relembre conceitos importantes sobre administração e entenda que uma perspectiva histórica sobre administração proporciona um contexto ou ambiente no qual se podem interpretar as oportunidades e os problemas atuais.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA “ADMINISTRAÇÃO”

E SUAS VARIÁVEIS NO DECORRER DA HISTÓRIA

A palavra Administração, assim igual à maioria das palavras tem sua origem no latim, que dá nome a função de quem a exerce está subordinando outros, é o ato de comandar.

Com o correr do tempo, esta conotação de comandar ou apenas controle de algum empreendimento ou pessoas, evoluiu, assumindo uma maior complexidade, por conta que as Organizações em geral, necessitam, além disto; que um Administrador na execução de suas tarefas entre muitos outros talentos, interprete os objetivos propostos pela organização, traduzindo-os em ações empresariais, através de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados nas áreas em todos os níveis da empresa, buscando as melhores ferramentas e maneiras possíveis.

Administração passou a ser o processo de planejar, organizar, dirigir, e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais, para chegar aos objetivos de forma eficaz, lucrativa, com responsabilidade social e sustentabilidade, valorizando o capital humano que é o mais importante nas iniciativas e corporações, sejam privadas ou públicas.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS

PARA O ADMINISTRADOR MODERNO

A visão contemporânea ao que tange serem componentes indispensáveis no perfil do Administrador Moderno para o exercício de suas funções, aborda de forma clara, que é necessário constar habilidades e competências naturais e as associando através de capacitações adequadas para suprir carências de conhecimentos técnicos e práticos, bem como vivências, as quais além das técnicas obtidas pela cognição são necessárias as de relacionamentos interpessoais, nestes são aprimorados os talentos de agregar opiniões e pessoas, através do compartilhamento de ideias, visto que todos os laborantes possuem conhecimento e critica, mesmo que rudimentares, mas que em muitas delas estão contidas soluções que economizarão horas de cálculos.

Com isso fica explicito que o Administrador não é simplesmente alguém ao qual esteja subordinado para fazer ou não aquilo que ele determine, mas alguém que valoriza sua opinião os torna pare importante e indispensável do processo.

Podemos nomear algumas das Habilidades e Competências:

Macro visão do meio e processo,  Negociador de opiniões,  Motivador,  Aglutinador de grupos e Rápida tomada de decisões.

PLANILHA DAS PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

COM SUGESTÕES EM RESPOSTA AOS PROBLEMAS EMPRESARIAS

RELEVANTES DA ÉPOCA

FOCO DO ESTUDO

NOME DE DESTAQUE

EM QUE CONCISTE O ESTUDO DESTA TEORIA

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DESTA TEORIA

Tarefas

Administração Científica

Relacionamento do trabalho no nível operacional individual por operário.

Organização racional do trabalho definindo o método tornando o operário mais eficiente com a padronização.

Estrutura

Teoria Clássica

Organização formal, Princípios gerais da administração e funções do administrador no órgão técnico, comercial, financeiro, contábil, de segurança e administrativo.

Enfoque eminentemente prescritivo e nominativo; planejar, organizar, dirigir e controlar; organização formal da empresa; definir funções básicas da empresa.

Teoria Neoclássica

Teoria da Burocracia

Organização formal burocrática e Racionalidade organizacional.

Formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário.

Teoria Estruturalista

Múltipla abordagem: Organização formal e informal e Análise itraorganizacional e análise interorganizacional.

Adoção dos princípios das teorias Clássica e Humana; aceitação da organização formal e informal; adoção da tipologia no estudo dos diferentes tipos de organizações; foco na análise organizacional e na interorganizacional.

Pessoas

Teoria das Relações Humanas

Organização informal, Motivação, Liderança, Comunicação e Dinâmica de Grupo.

Ênfase na psicologia para o estudo das organizações; substituição da abordagem clássica ( ênfase nas tarefas e na estrutura) pela humanística ( ênfase nas pessoas); conceito humanístico ( grupo social, dinâmicas de grupo, motivação, comunicação, liderança; foco na organização informal e nos grupos sociais.

Teoria do Comportamento Organizacional

Estilo de Administração, Teoria das decisões e Integração de objetivos organizacionais e individuais.

Ênfase no comportamento organizacional; no processo decisório; aspectos comportamentais como motivação, liderança, comunicação e equipe; adoção de técnicas comportamentais.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Mudança organizacional planejada e Abordagem de sistema aberto.

Estratégias de mudanças organizacional planejada por meio de modelos  de diagnósticos, intervenção e modificação estrutural.

Ambiente

Teoria Estruturalista

Análise itraorganizacional, análise ambiental e abordagem de sistema aberto.

Adoção de princípios da teoria Clássica e das Relações Humanas; baseada no conceito de estrutura e fundamentada no estruturalismo; aceitação da organização formal e informal; adoção de tipologias para estudar os diferentes tipos de organizações; foco na análise organizacional.

Teoria da Contingência

Análise ambiental (imperativo ambiental) e abordagem de sistema aberto.

Ênfase no ambiente como o determinante das características organizacionais; foco no ajustamento e na adaptação da organização ao seu entorno; abordagem da adequação: a organização como variável dependente das variáveis ambientais; critica a organização mecanista e tradicional; relativismo organizacional: não há nada rígido em administração, tudo é contingente.

Tecnológica

Teoria da Contingência

Administração de tecnologia (imperativo Tecnológico)

Competitividade

Nova abordagem da Administração

Caos e complexidade, aprendizagem organizacional e capital intelectual.

Estratégia cooperativa para compor competências em seus negócios e estratégia competitiva para lutar com seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com