TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  2/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 6

Exercícios

  1. Uma empresa montava 640 unidades/dia com a utilização de 5.420 empregados. Após melhorias no processo produtivo, passou a montar 768 unidades/dia com a utilização de 3.720 empregados. Qual foi o da produtividade da mão-de-obra?

  1. Suponha que um produto manufaturado por uma empresa seja uma caixa de transmissão. Assuma os seguintes dados sejam típicos de uma semana de operação e que os valores estejam expressos em $ constante:

Saídas (outputs)                        

$ 10.500,00

Entradas (inputs)                      

 

Mão-de-obra                            

Matérias                                    

Capital                                        

Energia                                      

Outras despesas                      

                       

 

$ 1.000,00                            

$ 3.000,00                                    

$ 2.500,00                                        

$ 300,00                                      

$ 200,00                      

Determine as produtividades parciais para esse produto em relação a cada um dos cinco fatores dados. Determinar a produtividade total.

  1. O setor de usinagem de uma metalúrgica conta com três categorias profissionais: torneiro ajustador, torneiro e auxiliar de torneiro. Os salários-horários são, respectivamente, de $5,00, $ 3,33 e $ 2,25. A produtividade foi avaliada em dois períodos consecutivos, a partir dos seguintes dados:

PERÍODO 1

PERÍODO 2

Produção (unid.)

1.050

1.208

Mão-de-obra (H.h)

Torneiro ajustador

Torneiro

Auxiliar de torneiro

6

12

20

9

16

16

Determinar a produtividade (unid./$ e em unid./H.h) para os dois períodos 1 e 2. Houve aumento na produtividade no período 2? Analisar os resultados.

  1. Uma maquina de sorvetes produz 5.000 unidades por semana. O equipamento custa $ 5.000 e permanecerá produtivo por 3 anos. O custo da mão-de-obra é de $ 8000 por ano. Desconsiderar o custo do capital
  1. Qual a produtividade do equipamento em questão?
  1. Um outro equipamento, com a mesma capacidade produtiva, porem com vida útil de cinco anos, pode ser comprado por $ 10.000 e reduzirá o custo para $ 4.000 por ano. Somente com base na produtividade, você aconselharia a troca do equipamento?
  1. Suponha que uma firma tem uma máquina que produza 100 unidades/homem.hora. com o constante desenvolvimento tecnológico pelo qual o setor vem passando, a empresa resolve substituir esta maquina por outra mais moderna e, é claro, mas que permite ao operador produzir 120 unidades/homem.hora. Sabendo que os custos de operação da maquina velha e nova são, respectivamente, $ 4,00/hora.máquina e  $ 6,00/hora.máquina e que o salário do operador é $ 5,00/homem.hora, calcule:
  1. A variação da produtividade da mão-de-obra;
  1. A variação da produtividade da máquina;
  1. A variação da produtividade do total.
  1. A renda per capita, calculada pela relação entre o PIB (Produto Interno Bruto) e a população, é um indicador de produtividade de um país. Em face da crise por que passamos, vários foram os órgãos que estimaram um decréscimo do PIB brasileiro em 1999. Entretanto, os fatos demonstraram que houve um pequeno acréscimo estimado em 0,5%. Supondo um crescimento de 1,8% na população do Brasil naquele dado ano, calcular:
  1. Qual foi a variação percentual no indicador renda per capita?
  1. De quanto deverá crescer o PIB no ano seguinte para que a renda per capita atinja o mesmo nível de 1998, supondo que a população continue crescendo a uma taxa de 1,8% ao ano?
  1. O autor J.T.Black faz o seguinte relato no seu livro: “em 1977, uma empresa japonesa chamada Matsushita comprou a fábrica de televisores Quasar da Motorola em Chicargo, que contava com 1.000 empregados diretos. Dois anos mais tarde, eles ainda tinham praticamente os 1.000 empregados diretos, mas reduziu 50% a mão-de-obra indireta. Durante este período a produção diária duplicou. A qualidade, medida pelo número de retrabalhos realizados internamente, melhorou que vinte vezes. Indicadores externos da qualidade também melhoraram. Enquanto a Motorola gastava em média U$$ 2 milhões”.  Com base no relato acima, responder:
  1. Qual foi o aumento (em %) da produtividade parcial da mão-de-obra direta no período de dois anos?
  1. Qual foi o aumento (em %) da produtividade parcial da mão-de-obra indireta no período de dois anos?
  1. Qual foi o aumento (em %) da produtividade parcial dos custos de garantia no período de dois anos?
  1. Referindo-se à industria da construção civil, temos os seguintes dados:

O índice de produtividade brasileiro, comparado ao dos Estados Unidos, é tenebroso. Um operário constrói, em São Paulo, 35 metros quadrados a cada 1.000 horas de trabalho. Um operário de Houston constrói 130 metros quadrados em 1.000 horas, quase quatro vezes mais. A conseqüência é que a casa brasileira custa 250 dólares por metro quadrado, enquanto a americana sai por 210.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com