TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS EM EMPRESA FAMILIAR

Por:   •  6/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ADELMAR ROSADO – FAR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ELIZABETH SANTOS DE CARVALHO

PATRÍCIA MARQUES SOARES

 A ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS EM EMPRESA FAMILIAR: Um estudo na empresa Nossa Ótica em Teresina-PI

TERESINA – PI

2017


ELIZABETH SANTOS DE CARVALHO

PATRÍCIA MARQUES SOARES

A ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS EM EMPRESA FAMILIAR: Um estudo na empresa Nossa Ótica em Teresina-PI

Projeto de Pesquisa apresentado à Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Adelmar Rosado – FAR, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel, sob a orientação da Profª. Maria Juraci Alves Câmara.

TERESINA – PI

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 TEMA        3

1.2 JUSTIFICATIVA        3

1.3 PROBLEMA        4

1.4 OBJETIVOS        4

1.4.1 Objetivo Geral        4

1.4.2 Objetivos Específicos        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 EMPRESA FAMILIAR: CONCEITOS E DEFINIÇÃO        6

2.2 CONFLITOS INTERPESSOAIS        7

3 METODOLOGIA        14

4 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        15

5 RESULTADOS ESPERADOS        16

REFERÊNCIAS        17


1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

É sabido que as empresas familiares é a forma dominante de empresa no Brasil e até mundialmente, ocupando lugar significativo tanto no plano econômico quanto no social. De modo geral, a maioria das empresas tem início a partir da imaginação, o trabalho no campo das ideias, o interesse e o investimento de pessoas empreendedoras e seus familiares.

Na organização das empresas familiares, ocorrem, na maioria das vezes, os choques de gerações, os conflitos de ideias, entre as mentes mais novas e as tradicionais. A busca por um convívio harmônico e produtivo entre funcionários, diretores e familiares deve ser prioridade para o crescimento dessas empresas.

Vale ressaltar que o relacionamento interpessoal é a interação de duas ou mais pessoas e está diretamente ligado à forma como cada uma percebe ou sente a outra. Dentro desse tema, estão envolvidas inúmeras variáveis que podem gerar consequências definitivas para o futuro das empresas, dentre elas optou-se por analisar os conflitos na empresa familiar.

Quando duas ou mais pessoas estão unidas harmonicamente, nasce uma força maior, que é o espírito de equipe, equipe esta que pode, através de uma boa política de relacionamento, maximizar as expectativas de uma organização. Do contrário, quando surgem conflitos, intrigas, geralmente consequências de uma comunicação sem eficácia, torna-se importante um estudo detalhado de todo esse processo.

Diante o exposto, busca-se com esta pesquisa apontar as dificuldades e formas para melhorar os relacionamentos das pessoas no contexto organizacional. Desta forma, a pesquisa tem como tema ‘a administração de conflitos em empresa familiar: um estudo na Nossa Ótica em Teresina-PI’. 

1.2 JUSTIFICATIVA

A escolha desta temática deveu-se, em primeiro lugar, ao interesse pessoal das pesquisadoras por esta área específica e em segundo lugar, à importância que tem sido progressivamente concedida ao desempenho do elemento humano nas empresas modernas, apesar de não ter sido ainda suficientemente reconhecida à importância da resolução dos conflitos nas empresas, sendo omitido que os mesmos sejam solucionados entres aqueles que estão em conflito sem a interferência da empresa.

Além disso, torna-se oportuno à pesquisa para a empresa, pois pode-se colocar em prática através das suas conclusões, novas diretrizes, a fim de que os conflitos sejam minimizados, garantindo assim um melhor relacionamento entre seus direção (familiares) e colaboradores.

1.3 PROBLEMA

Tem sido lugar comum, observar a disputa entre os membros de família em uma empresa familiar, o que vem acarretando diversos problemas: o interesse pelo dinheiro e desinteresse pelo trabalho; a dificuldade na hora das demissões; problemas para separar assunto da empresa de assuntos da família, utilizando muitas vezes a empresa para assuntos pessoais.

Haja visto que, a incidência dos conflitos interferem no clima, na cultura organizacional e também no desempenho, sem contar com a grande perda que causa as relações conflituosas na empresa. Deste modo, busca-se responder ao seguinte problema: Os conflitos familiares interferem no desempenho organizacional da empresa Nossa Ótica?

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Analisar os conflitos, assim como seus tipos e abordagens, a fim de identificar seus efeitos na empresa Nossa Ótica em Teresina-PI.

1.4.2 Objetivos Específicos

  • Identificar fatores que contribuem para a manutenção de empresas familiares;
  • Verificar os meios e características relevantes para o desempenho positivo das Empresas Familiares;
  • Descrever os principais tipos de conflitos e sua interferência na gestão da empresa Nossa Ótica.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 EMPRESA FAMILIAR: CONCEITOS E DEFINIÇÃO

De acordo com dados estatísticos apresentados por Adachi (2016), as empresas familiares é a forma dominante de empresa no Brasil e até mundialmente, ocupando lugar significativo tanto no plano econômico quanto no social. De modo geral, a maioria das empresas tem início a partir da imaginação, o trabalho no campo das ideias, o interesse e o investimento de pessoas empreendedoras e seus familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com