TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  4/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

avaliação do desempenho representa ATIVIDADE AULA 01

01 - A avaliação de desempenho é fundamental em toda organização. A

A - uma poderosa ferramenta da gestão de pessoas, uma necessidade no plano econômico, uma necessidade no plano organizacional e responde a uma necessidade humana.

B - uma cultura organizacional que visa à satisfação do trabalhador e um produto de qualidade. Correta

C - uma maneira de controlar a produção.

D - um julgamento de opiniões para que se melhore os resultados na empresa.

E - um momento crítico na empresa, pois ninguém gosta de ser avaliado.

A opção correta é a letra ____B____

02 - A avaliação de desempenho serve para estimar as competências de uma pessoa e, sobretudo, sua contribuição para a organização. 
Com relação à avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização, analise as afirmativas a seguir. 

I. A avaliação proporciona um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções e transferências.

II. A avaliação deve cobrir somente o desempenho atual nas atividades executadas. 

III. A avaliação deve concentrar-se em uma análise subjetiva do desempenho   em uma avaliação pessoal.


Assinale: 

A - se somente a afirmativa I estiver correta.

B - se somente a afirmativa II estiver correta.

C - se somente a afirmativa III estiver correta.

D - se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

E - se todas as afirmativas estiverem corretas.

A opção correta é a letra ___D_____

03 - Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula.

R: Criar mecanismo de comunicação entre liderados e líder – É importante dar feedback, dar retorno ao colaborador, do resultado obtido, sendo a avaliação formal ou informal. Criar planos juntos, para construir procedimentos e competências mais coerentes com os verdadeiros objetivos da organização.

Estabelecer padrão de desempenho – Definir anteriormente os objetivos, a ser conquistados, propósitos ou qual critério a ser seguidos ou conservados na organização e estabelecer um nível de atividades para servir como modelo na avaliação do desempenho organizacional.

Valorizar o potencial humano- O gestor vê em cada colaborador uma pessoa em transformação, focando nos pontos fortes, valorizando-o, dando feedback valorizando seu potencial e estando ciente do andamento da equipe.

04 - Liste e comente 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;

R: Avaliação por resultados: Avaliação por resultados objetiva avaliar o grau de contribuição dos esforços organizacionais ao resultados esperados pelo negócio. É parte importante do processo do planejamento estratégico na gestão de pessoas. Esse método de avaliação é baseado na comparação entre os resultados previstos e realizados, tendo como parâmetro os indicadores de desempenho definidos. Através desse modelo de avaliação é possível identificar as necessidades de desenvolvimento, correção de problemas e incentivo a melhoria contínua.

Incidentes Críticos: essa avaliação tem como característica o apontamento dos desempenhos extremos, sejam, eles positivos ou negativos. Este é um método simples e de fácil aplicação, porém, acaba não se preocupando em avaliar os colaboradores em seus desempenhos rotineiros, só serão contabilizados e especificados resultados acima ou baixo da média.

Auto Avaliação: Esse método pede ao funcionário para que faça uma avaliação de si próprio, com a ajuda de um formulário com perguntas de múltipla escolha ou de desenvolvimento, ou ainda uma mistura dos dois. Um dos benefícios de autoavaliação é que o gerente pode comparar esses resultados com a avaliação que fez do funcionário e enxergar em quais áreas há discrepância na compreensão do desempenho do profissional.  

ATIVIDADE AULA 02

01 - Conceitue Avaliação e Classificação de Cargo.

R: A avaliação de cargos é o processo que consiste em todas as etapas para se determinar o valor relativo de um cargo na empresa. Consiste no processo de etapas, métodos, procedimentos, avaliação, tabulação, hierarquização que possibilita ao gestor, administrador ou gerente visualizar o cargo em suas atribuições ou sobre tudo diferencia-los. É o momento em que o gestor verifica in loco o desempenho de quem esta ocupando o cargo no ambiente organizacional, a observação, como ele rem se saído, quais tem sido suas referências frente ao organograma todo da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (277.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com