TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  22/5/2022  •  Resenha  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Professor: Cássio dos Santos Simão

Aluno: Breno Oliveira de Oliveira

RESUMO DO ARTIGO

COLTRO, Alex. Seção de pessoal, departamento de pessoal, administração de pessoal, administração de relações industriais, administração de Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas,... ou o multiforme esforço do constante jogo. Revista de Administração da UNIMEP, v. 7, n. 1, p. 41-60, 2009..

O âmbito do artigo revista de Administração da UNIMEP realizou-se em meados de 2009 com ênfase na conceituação da gestão de pessoas e dos desdobramentos que ela sofreu. O principal objetivo do artigo é analisar de forma crítica, o termo Gestão de Pessoas, relacionando o termo a momentos históricos da humanidade que trouxeram grandes avanços que são percebidos até os dias atuais. A ideia central do artigo é expor o sentindo do termo e demonstrar que a terminologia da Gestão de Pessoas não é uma coisa difícil de se entender, o termo é simplesmente a manipulação do pessoal dentro do ambiente de trabalho.

Antes de mais nada, Coltro apresenta a etimologia das palavras gestão e pessoas. Sendo a palavra ‘’gestão’’ derivada de influência francesa (gestion) sendo uma palavra mais genérica e engloba tanto o administrador quanto o gerente, que tem significados técnicos distintos. Já ‘’pessoas’’ é originária do Latim persona, que é ‘’soar através’’, a palavra designava a máscara usada por um ator no teatro clássico. Ao colocarem máscaras, os atores desempenhavam uma personagem.
Mais tarde, o termo pessoa teve um sentido jurídico, que servia para designar, no direito romano, aquele que tem uma existência civil e que tem direitos. 

         Com isso é dada a terminologia da palavra gestão de pessoas que é um conjunto de técnicas, habilidades e práticas definidas, com o intuito de administrar os comportamentos dos funcionários e maximizar o capital humano nas organizações.

Após a conceituação, o autor cita uma parte importante da gestão de pessoas: o contexto histórico e cita Wertsch e Youniss (1987) que dizem: ‘’torna-se essencial examinar as forças históricas, políticas e sociais, assim como o papel da constituição do país enquanto nação como determinante da formulação de questões nas ciências sociais’’

Após a observação da importância do estudo do contexto histórico, Coltro, faz uma análise histórica da administração de pessoal atual nos países desenvolvidos e diz que A denominada Administração de Pessoal engloba atividades de recrutamento, seleção, desenvolvimento, utilização e acomodação para os recursos humanos nas organizações. Portanto, são atividades inerentes a todas organizações, estejam tais atividades formalizadas ou não, existam como um departamento ou não.

O texto ainda aborda a revolução industrial e Com o surgimento dos princípios básicos da divisão do trabalho em ambientes fabris, também surgiram inúmeras mudanças nos modos de trabalho desenvolvidos pelos empregados: era necessário começar e terminar o trabalho no mesmo momento, além do estabelecimento de rigorosas regras de trabalho aplicáveis a um grande número de pessoas, também apareceram estruturas organizacionais mais complexas que a das organizações anteriores. O trabalho sempre foi considerado uma commodity a ser comprada e vendida e, com a filosofia política liberal então vigente, os governos pouco agiam no sentido de maior proteção dos trabalhadores, segundo Leite e Silva (1997)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com