TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

      [pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Atividades Práticas de Administração de Recursos Humanos

Professor EAD- Prof. Raquel de Oliveira Henrique

         

       

    

       

Sumário

Introdução.............................................................................................................................................03

Etapa 01.................................................................................................................................................04

Etapa 02.................................................................................................................................................06

Etapa 03.................................................................................................................................................08

Etapa 04.................................................................................................................................................08

Conclusão..............................................................................................................................................15


Introdução

O objetivo deste trabalho é traçar um paralelo entre o modo antigo e o moderno do gerenciamento de pessoas na vida laboral. A gestão de pessoas divide-se em algumas etapas como: Descrição e analise de Cargos, planejamento de Recursos Humanos, Recrutamento, Seleção, Orientação, Avaliação de Desempenho, Remuneração, Treinamento e Desenvolvimento, Relações Sindicais, Segurança e Saúde, etc.

Todos esses processos estão interligados e impactam diretamente nos resultados de uma empresa. Afinal, pessoas ainda são o principal recurso de uma organização. Logo, a gestão de pessoas se torna essencial na manutenção e na melhoria dos recursos humanos de uma organização, visando alcançar maiores e melhores objetivos.

ETAPA 01

O Resumo da Introdução à Moderna Gestão de Pessoas.

Segundo Fischer e Fleury (1998), Gestão de Pessoas pode ser definida como um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

É uma área contingencial e situacional, pois ela depende de vários aspectos como a cultura, a estrutura, as características, o negócio e as tecnologias da organização.

A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais, que são:

a) As pessoas como seres humanos.

b) As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais.

c) As pessoas como parceiras da organização.

Dentre os principais objetivos da Gestão de Pessoas, estão os seguintes:

  • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
  • Proporcionar competitividade à organização;
  • Proporcionar à organização, empregados bem treinados e motivados;
  • Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;
  • Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
  • Administrar a mudança;
  • Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

Alguns processos básicos são necessários na Gestão de Pessoas. São eles:

  1. Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).

  1. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).

  1. Processos de recompensar pessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).
  1. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.
  1. Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.
  1. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

A Gestão de Pessoas não é amarrada, ou seja, cada empresa ou organização tem as suas políticas e suas práticas, muitas vezes cabendo ao administrador, que executando as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, ou seja, planejar, organizar, dirigir e controlar; irá moldar o colaborador de acordo com a forma de gestão desta empresa. E nisso, a Administração de Recursos Humanos tem uma função essencial, pois será através dela que o administrador formará sua equipe de acordo com as características e habilidades necessárias.

Paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas.

Taylor implantou diversos conceitos que até os dias de hoje são utilizados na Administração. Ele preocupou-se em tentar eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias americanas, bem como elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia.

Ele utilizava técnicas que eram centradas no estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador e gratificações por produção, incentivando o trabalhador a produzir mais. Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (524.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com