TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Por:   •  22/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

PROF.  MESTRE. VENÂNCIO BORGES ANCHIETA DA SILVA FILHO

ACADÊMICO: CARLOS EDUARDO MATOS ALMEIDA     DATA: 09/01/21

             [pic 2]

1ª Avaliação

  1. Segundo Laudon (2014), por tecnologia de informação (TI), entende-se todo o hardware e todo o software de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. Isso inclui computadores, dispositivos portáteis móveis e os sistemas operacionais. Já os “sistemas de informações” são mais complexos e, devem ser analisados tanto na perspectiva tecnológica quanto do ponto de vista organizacional. Conceitue Sistema de Informação (SI). (1,0 pontos)

R= A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo e unitário.

  1. Três atividades/etapas em um sistema de informações geram informações de que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços. Cite as três atividades/etapas e descreva cada uma delas. (1,0 ponto)

R= Atividade de entrada: São os registros dos dados das transações.

Atividade de processamento: é a parte da organização, manipulação e análise dos dados. Neste momento os dados são convertidos em informação útil.

Atividade de saída: é a transmissão da informação, que pode ser por relatórios, formulários, imagens, que poderão ser fornecidos de diversas formas como: vídeo, áudio e outros.

  1. Os sistemas que atendem à gerência operacional são os de processamento de transações (SPT), como processamento de folha de pagamentos ou de pedidos, que monitoram o fluxo das transações diárias rotineiras necessárias à condução dos negócios. Qual principal objetivo do Sistema de Informação Gerencial na organização. Cite Exemplos. (1,0 ponto)

Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são: Relatórios programados: Estes relatórios são uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes. Exemplos típicos desses relatórios são os relatórios de vendas diários e semanais ou demonstrativos financeiros mensais.

  1. “O sistema de informação gerencial (SIG) tenta proporcionar aquela capacitação mais ampla em sistemas de informações. O SIG lida com as questões tanto comportamentais quanto técnicos que cercam o desenvolvimento, o uso e o impacto dos sistemas de informação adotados por administradores e funcionários em uma empresa. Para usar os sistemas de informação com eficiência, é preciso entender as dimensões organizacional, humana e tecnológica que os formam. Um sistema de informação oferece soluções para importantes problemas ou desafios organizacionais que a empresa enfrenta” (LAUDON,2014). Explique a afirmação acima comentando as dimensões organizacional, humana e tecnológica dos sistemas de informação. (1,0 ponto)

As dimensões humanas é a de pessoas onde a pessoa é tão boa quanto as pessoas que formam. O mesmo se aplica aos sistemas de informação, eles são inúteis sem pessoas capacitadas para desenvolvê-los e mantê-los. A dimensão organizacional é onde se executa e coordena o trabalho por meio dessa hierarquia e de seus processos organizacionais, isto é, comportamento e tarefas relacionadas para execução do trabalho. 

E por fim tecnológica onde se aplica a Hardware, Software, tecnologia de armazenamento de dados, tecnologia de comunicação e de redes. Todas essas tecnologias, juntamente com as pessoas necessárias para acioná-la e administrá-la, são recursos que fazem ser compartilhados e consiste as infraestruturas de tecnologia da informação (TI). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com