TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Por:   •  31/8/2021  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

UESB – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOOESTE DA BAHIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO                            TURNO: VESPERTINO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DOCENTE: ADLLER CHAVES

DISCENTE: CLAUBER OTONE OLIVEIRA

Resenha – Governança de TI

Para que se tenha uma governança de TI eficaz, é necessário que toda a organização se envolva também. O departamento de TI deve estar alinhado com o negócio e auxiliar com a sua parcela na geração de valor. A governança de TI é responsável por avalizar os processos de TI, e, estes estejam alinhados com a estratégia do negócio e aditem valor para a organização. Ela também é um incremento da governança corporativa. Tudo isso é construído através de normas, políticas e diretrizes pensadas essencialmente em melhorar o desempenho do negócio. Logo, podemos dizer que a governança estabelece um comando e fiscaliza se ele está sendo cumprido. Embora a TI seja uma parte crucial de uma empresa, ela também pode representar riscos ao negócio. Afinal de contas, a maior parte – se não todas – as informações de grandes empresas estão apoiadas em soluções de TI. Pois, este, forma um mecanismo de controle que assegura a proteção das informações, diminui custos, otimiza recursos e dá suporte à tomada de decisões. A governança de TI se traduz num imprescindível auxiliar na hora de mostrar para a organização como a TI agrega valor ao negócio, de acordo com o seu nível de maturidade.    

A adesão de um framework de processos pode se mostrar uma grande aliada na hora de implantar a governança na área de TI. Entre os frames mais utilizados para implantar a governança de TI estão o ITIL e o COBIT. Os dois são implementações utilizadas por profissionais de tecnologia da informação na gestão de TI. Juntos, COBIT e ITIL são uma base pujante para a governança e a gestão dos serviços de TI, não importando se são serviços internos, terceirizados ou parceiros de negócios. Para uma ligeira definição, o COBIT tem por base orientar as organizações na implementação, operação e melhoria dos processos de governança e gestão de TI, orientando quanto às necessidades corporativas. Enquanto que o ITIL oferece orientações de boas práticas para gestão e execução de serviços de TI, descrevendo com detalhes as partes da tecnologia da informação que estão interligadas com a gestão dos serviços dentre atividades processuais, estruturais e organizacionais, sob a perspectiva da geração de valor ao negócio. Apesar do COBIT estar mais ligado a questão do “o que”, e o ITIL estar atrelado ao “como”, nada impede que sejam utilizados ao mesmo tempo. De todo modo, o objetivo se resume em sanar os problemas de negócio maximizando a abrangência das metas corporativas, potencializando suas forças e amoldando seu uso de acordo as particularidades.

Por fim, podemos captar que, tanto o ITIL e o COBIT são frameworks que se complementam e podem ser usados em conjunto sem nenhum problema. Existem empresas que possuem apenas um dos frameworks, o que também é bastante comum. Independente do framework, o mais importante é assegurar que a TI esteja alinhada com o negócio e que os recursos humanos e financeiros estejam sendo gerenciados corretamente. Afinal, esse é o principal objetivo de ter uma governança de TI. O artigo “pincelou” os dois frameworks. Porém, outros frameworks também auxiliam para que a governança de TI seja feita de forma mais competente, como o CMMI e PMBOK.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com