TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Por:   •  1/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO

BACHARELADO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

ACS0595 - ADMINISTRACAO E EMPREENDEDORISMO (2017 .2 - T02) MONIKELY DE OLIVEIRA SILVA

GABRIEL DE OLIVEIRA CASTRO

ATIVIDADE REMOTA

  1. Defina os termos “organização” e “administrador” determinando nesse processo a importância do papel do Administrador para o sucesso das organizações?

As organizações são grupos de pessoas que possuem um objetivo em comum. Busca fundamentalmente criar propostas coletivas, juntando a combinação de esforços individuais. Somente com uma organização forte, podem-se alcançar objetivos nos quais não eram possíveis com o trabalho individual e isolado.

O administrador é a função do profissional da Administração no qual busca gerenciar a empresa alcançando seus objetivos através de pessoas e demais recursos. Somente com o administrador a empresa conseguirá completar suas metas e desejos. Em suma, o papel do administrador é oferecer meios para motivar e dar sentido aos desafios oferecidos a sua equipe.

  1. Diferencie os conceitos de eficácia e eficiência e, determine qual dos dois é o mais importante para o desempenho de uma organização.

Eficiência é o poder ou a capacidade de ser efetivo, ou seja, é a capacidade de realização de uma atividade minimizando a utilização de seus recursos. A forma com conseguirá obter o objetivo (método).

Eficácia é o poder de produzir um determinado efeito, ou seja, é a qualidade de realizar uma atividade buscando alcançar os objetivos estabelecidos. Só se preocupa com os fins (sucesso do trabalho).

Somente com o trabalho em conjunto dessas partes, uma empresa conseguirá a o seu sucesso administrativo, ou seja, excelência. Haja vista que a empresa atingirá seus objetivos e utilizará seus recursos da melhor forma possível, resultando assim na alta produtividade e um elevado desempenho.

  1. Quais são e como se relacionam as funções básicas da administração?

O processo administrativo é um conjunto de atividades que transformam insumos provenientes do ambiente em produtos ou serviços que objetivam atender as necessidades dos clientes. Dentro do processo administrativo, temos os subprocessos (funções): planejamento, organização, direção e controle.

O planejamento é a produção de planos que se baseiam nos objetivos e nos meios para alcança-lo. A organização estabelece a melhor disposição dos recursos da empresa, em função do planejamento formulado. Dedica-se a divisão do trabalho. A direção é a condução da empresa buscando alcançar os objetivos traçados. Relaciona-se com o processo de comunicação. O controle são as informações sobre o desempenho organizacional atual da empresa, objetivando a comparação com o planejado. Refere-se ao feedback dos resultados atuais da empresa.

O planejamento é a base de todo processo administrativo. Somente com um planejamento bem formulado, a organização poderá desenvolver sua estratégia para os recursos da empresa. Diante disso, para a gestão da organização, direção orienta o processo como um todo, para o melhor desenvolver do mesmo. Por fim, o controle é a forma palpável de assegurar que as atividades atuais da empresa estejam de acordo com o planejado. Em suma, somente com a relação dessas funções e sua sintonia, permitirá a empresa alcançar seus objetivos.

  1. Qual a relação entre as funções administrativas e os níveis organizacionais?

A relação entre as funções do administrador e o nível organizacional é que elas variam em termo de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gestor. O administrador avalia os objetivos e desenvolve estratégias para alcança-los. Além disso, faz a implantação do planejamento e define os métodos para a execução, avaliando os resultados.

  1. Quais são as áreas funcionais da organização? Escolha uma para descrever e determinar sua importância para o processo administrativo.

As áreas funcionais básicas de uma organização são: áreas funcionais fim (marketing e produção) e áreas funcionais meio (financeira, materiais, recursos humanos, serviços e gestão empresarial). Em suma, as áreas representam a estruturação das atividades, possibilitando múltiplos ganhos na organização.

Dentre as áreas citadas, destaca-se a de recursos humanos, haja vista que dentro de toda uma organização, as pessoas são a parte mais importante, pois se faz necessário administrar os comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.

  1. Quais papéis pode assumir um administrador e quais as habilidades ele necessita para ser assumi-los de forma a alcançar os objetivos organizacionais?

O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Muitas vezes é influenciado pela maneira como trabalha. Diante disso, existem 3 habilidades e 10 papeis nos quais o administrador deve desenvolver para desempenhar bem sua função.

Habilidades técnicas onde envolve o uso de conhecimentos específicos para a melhor execução de uma atividade. Habilidades humanas onde relaciona o trabalho com pessoas, facilitando o relacionamento interpessoal, objetivando a máxima iteração do individuo com o grupo. Por fim, as habilidades conceituais, onde se relaciona com o pensamento e a construção de cenários para o melhor desenvolvimento da organização.

Dentre os papeis do administrador, temos 10 tipos, separados em 3 grupos: interpessoais que apresentam a ligação, liderança e representação onde envolve como o administrador interage; informacionais onde possui a monitoração, disseminação e porta-voz que envolve como o administrador intercambia e processa a informação; e o decisorial que possui o empreendimento, solução de conflitos, alocação de recursos e negociações onde envolve como o administrador utiliza as informações para tomada de uma decisão especifica.

  1. Qual a importância da liderança no processo administrativo? Que tipos de lideres podem surgir nas organizações?

A fim de satisfazer o mercado e buscar o melhor atendimento possível para seus clientes de uma organização, faz-se necessário a utilização de colaboradores motivados e comprometidos dispostos a contribuir com os objetivos da empresa. Diante disso, surge a necessidade da obtenção de lideres formal e informal.

Lideres formal são as autoridades legis, ou seja, escolhidos pela elite ou por seus próprios méritos quando vem de um recrutamento interno ou provido de aptidão de suas habilidades e competências, sendo considerado por muitos o impopular. Já os lideres informais é o líder populista, ou seja, é um representante da base hierárquica operacional, onde é agradável a todos da base que carrega a empresa. Surge de forma natural, podendo ser positiva ou negativa para empresa, dependendo da forma que for conduzida. É considerada por vezes mais influente que o líder formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com