TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  15/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I



JOÃO PEDRO DUQUE SCHIAVO

LEIDIANE DE ALMEIDA PERALBA

MARINA DOS SANTOS BORGES

MAYLTON DE SOUZA PEREIRA DA SILVA 

IMPACTO NAS VENDAS DE CAFETERIAS E FINS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19


Volta Redonda/RJ

2021

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA/OPORTUNIDADE DE MARKETING

Com o advento da pandemia da Covid-19, os empreendedores tiveram que reinventar seus negócios seja para a continuidade de empresas tradicionais como para aqueles que deram início na criação de novos negócios, sendo o ramo do comércio mais impactado por essa nova realidade.

Neste sentido que empresas com estrutura enxuta e que viram oportunidades no novo padrão de consumo das pessoas tem uma grande chance de se desenvolver e crescer, assim para vencer o obstáculo gerado por este novo cenário.

Devido as medidas restritivas nas cidades para contenção da propagação do vírus, em diversos períodos houve a necessidade de fechamento do comércio e durante o período em que a reabertura foi permitida a circulação de pessoas nas ruas foi reduzida devido muitas empresas terem aderido o tele trabalho.

Para a criação de um novo negócio no ramo de cafeterias, primeiramente deve-se avaliar o mercado consumidor destes produtos e quais mudanças de hábitos estes consumidores tiveram durante a pandemia, para que se possa traçar planos de como levar a experiência de estar em uma cafeteria a todos.

O ESTUDO

Com a necessidade de informações sobre a mudança nos hábitos do mercado consumidor provocada pela pandemia da Covid-19, para melhor desenvolver a estratégia de marketing da cafeteria, foi realizado duas etapas de pesquisa:

  • Pesquisa por informações secundárias, que se deu através de pesquisa de reportagens e estudos de caso sobre o assunto.
  • Pesquisa por informações primárias,

TENDÊNCIAS E MERCADO CONSUMIDOR

O café foi sempre muito importante na história do Brasil, sua cultura foi a grande geradora de riqueza no país por quase um século, sendo responsável pela aceleração do crescimento econômico do Brasil.

Atualmente o café é uma bebida muito consumida no mundo e para os brasileiros é sinônimo de um bom acolhimento, quando ao receber uma visita ou realizar reuniões de negócios é quase unanime a presença de um bom café para uma melhor recepção.

O seu consumo segundo o Ministério da Saúde e a Embrapa, possui algumas vantagens comprovadas, como: 

  • É antioxidante (contribui para diminuir o processo de envelhecimento das células)
  • Ajuda a prevenir doenças degenerativas
  • Diminui a incidência de doenças coronarianas
  • Possui um alto poder digestivo e protege as células hepáticas (do fígado)
  • Mantém a pressão arterial estável, ajudando em problemas cardíacos
  • Ajuda a manter os níveis de colesterol em uma faixa saudável

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), no país, 95% da população consome o produto. O consumo foi calculado em 21 milhões de sacas anuais, número que representa em torno de 13% da demanda mundial, com essa performance, assume o segundo lugar em consumo, seguido dos Estados Unidos. O consumo de café deve continuar em expansão com uma tendência de crescimento contínuo até 2021, com evolução estimada em 3,6% ao ano.

[pic 2]

Outra tendência verificada é que o consumidor está ficando mais exigente e buscando por mais informações a respeito da origem, tipo e a qualidade do café, assim como diferentes formas de preparo. Estes consumidores podem ser divididos em dois grupos:

  • Coffee lovers – aqueles que vão às cafeterias e procuram um bom ambiente, com conceito por trás da entrega final do produto, e onde ocorrem trocas de experiências. Apesar da grande penetração do café moído, os outros formatos de café (cápsulas, grão e até orgânico) são consumidos por estes consumidores. Compradores de cápsulas ou café em grãos escolhem canais pela variedade de produtos disponíveis.
  • Aqueles que consomem cafés especiais, porém compram através o varejo, seja em grandes redes de mercado, seja pela internet. Compradores de café moído tendem a buscar produtos nos pontos de venda tradicionais, principalmente, devido a seu preço e localização ou conveniência.

Dos consumidores de café Premium, 20% pertencem à classe A, 50% à classe B e 30% à classe C. A maior parte desse público está situado na região sudeste (45%), seguida pelo nordeste (22%) e sul (17%). A maior parte dos consumidores está na faixa etária acima de 40 anos (40%). O restante tem entre 18 e 30 anos (35%) e entre 31 e 40 anos (25%).  Quanto ao gênero, 50% é formado por homens e 50% por mulheres.

A estimativa da ABIC aponta que existem cerca de 3,5 mil cafeterias espalhadas pelo País. Desse total, entre 1,2 mil e 1,3 mil são unidades de grandes redes. A maior parte pertence a empreendedores individuais.

A ABIC em seu relatório de tendências de tendências do mercado de cafés de 2017 destaca uma pesquisa em que relata os principais motivos de ir e os 5 principais do consumidor não voltar às cafeterias:

[pic 3]

Mesmo com a mudança no consumo, que deixou as cafeterias devido ao isolamento social, o consumo do produto aumentou 35% em março de 2020 de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Ricardo de Souza Silveira, que participou de uma transmissão ao vivo pelo perfil da Globo Rural no Instagram.

Este isolamento social iniciou um problema/oportunidade que a cafeteria desde estudo pretende sanar: para o grupo classificado como coffee lovers este momento de pandemia trouxe um maior impacto, pois além da busca por um café de qualidade este consumidor busca também a experiência vivida em um ambiente aconchegante de uma cafeteria.

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta valiosa para qualquer empresa. Com ela, pode-se coletar dados a respeito do mercado e criar pontes entre consumidores e organizações. Estratégias e planejamentos devem sempre ser fundamentados em pesquisas de mercado para que haja verdadeiro sucesso nas vendas e na satisfação do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (546.7 Kb)   docx (453.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com