TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

                                  [pic 1]

                     Universidade Anhanguera UNIDERP- Pólo Irece-Ba

                             

                               Atividades Práticas Supervisionadas

                        ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Ingrid dos Anjos Dantas                                                                RA: 402912

Professor EAD: Marcel Cibim

Tutor EAD: Senhorinha Alves

                                               25 de maio de 2015

                                                     Irecê- BA

                          Introdução

O trabalho foi desenvolvido em uma empresa que disponibilizou informações para o cumprimento das etapas das atividades prática supervisionada da disciplina. Buscando atender as exigências da atps foram feitas pesquisas de campo dentro da própria empresa colhendo o máximo de informações possíveis para complementar a pesquisa bibliográfica, que foi feita em sites confiáveis e livros do tema proposto. Utilizando os conhecimentos adquiridos foram sugeridas melhorias em áreas que demonstrem fragilidade e aceite mudanças.

O mundo contemporâneo exige das empresas que elas se atualizem continuamente e que disponibilizem inovações, isso provoca no profissional a necessidade de buscar cada vez mais o melhor, afinal vivemos a era da informação e não podemos ser passados para trás e um plano de marketing é a ferramenta para se diferenciar no mercado.

“Organizações, são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas com o fim de atingir objetivos específicos”. Talcott parsons

A velha estrutura das empresas era baseada na revolução industrial, na administração de indústrias manufatureiras, onde predominava o sistema hierárquico, havia um chefe que ordenava os chefes medianos, que por sua vez ordenava aos funcionários. Os fabricantes padronizavam seus produtos para não gerar maiores custos e visavam apenas e de forma contínua expandir sua participação no mercado.

A nova economia veio com a revolução digital, onde se criou a necessidade de administrar as informações sobre os clientes, produtos, preços, concorrentes e todos os outros aspectos que são relacionados ao marketing.

A acessibilidade à informação de qualquer lugar que esteja e a facilidade de compras pela internet, pesquisas de preços de muitas lojas ao mesmo tempo, faz com que as empresas necessitem de um plano de marketing para trazer e fidelizar seu cliente, não só pelo preço, mas também e principalmente pelo seu valor agregado (bom atendimento, produto e ou serviço de qualidade).

Vejamos o que os consumidores tem hoje que não tinham antes:

  • Aumento substancial do poder de compra.
  • Maiores variedades de bens e serviços disponíveis.
  • Grandes quantidades de informação sobre praticamente tudo.
  • Maior facilidade em interagir e fazer e receber pedidos.
  • Capacidade de comprar impressões sobre produtos e serviços.

A era industrial se preocupava em produzir e consumir em massa, a era da informação preocupa-se em servir melhor, em vender exatamente àquilo que o cliente precisa, com qualidade e bom atendimento.

O mundo passa por constantes mudanças, que não deixam brecha para parar, a expectativa é que as mudanças aconteçam sempre. E o mercado e a economia não seriam diferente, essas mudanças cobram das organizações mais desempenho em suas atividades o que gera concorrência pesada em diversos setores, tendo que elaborar análises contínuas, sistematizando e interpretando forças em atuação e suas diversas interdependências, levando o marketing a buscar não apenas vender o produto e gerar lucro, mas satisfazer às necessidades.

Por conta da concorrência forte que existe hoje em dia, as empresas são obrigadas a buscar seus clientes usando ferramentas do marketing que ajuda a empresa a se diferenciar dentre as outras.

“O objetivo do marketing é tornar a vida supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar.” Piter Drucker

O marketing pode ser mais bem compreendido se definirmos alguns de seus conceitos.

Mercados-Alvo e segmentações- Não tem como uma empresa satisfazer todos em um mercado, por isso existe a segmentação, através de pesquisas a empresa traça as características dos seus clientes e escolhe o mecado-alvo, a partir daí sabe em qual segmento atuar e procura satisfazer o seu mercado.

Local de mercado, espaço de mercado e metamenrcado- O local de mercado é o físico de uma empresa. O espaço é digital, por exemplo, um site de compras. Metamercado é o conjunto de produtos e serviços que se complementam, mas se diversificam através de setores.

Necessidades, desejos e demanda- O profissional do marketing precisa diferenciar e procurar compreender as necessidades, desejos e demanda dos clientes. A necessidade é tudo que o ser humano precisa para viver, como comida, água, roupas, oxigênio. As pessoas também necessitam de educação, lazer e entretenimento, que se tornam desejos quando para satisfazer essas necessidades precisem utilizar algum objeto. Uma criança necessita de entretenimento, ela deseja ir ao circo, um adulto necessita de entretenimento, ele deseja ir a um show de musica. As demandas são os desejos adicionados à possibilidades de comprá-los.muitos desejam uma Ferrari, mas na são todos que podem comprar uma ou estão dispostos a pagar por uma.

Produto, oferta e marca- “As empresas tratam das necessidades apresentando uma pro posição de valor, um conjunto de benefícios que elas oferecem aos clientes para satisfazer as necessidades destes. A proposição de valor intangível se concretiza por uma oferta, que pode ser uma combinação de produtos, serviços, informações e experiências. Uma marca é uma oferta de uma fonte conhecida.”

Valor e satisfação- A oferta só alcançará êxito se o valor for proporcional à satisfação do seu mercado-alvo.

Relacionamentos e redes- O marketing de relacionamento tem o objetivo de fixar relacionamentos satisfatórios de longo prazo com clientes, fornecedores, distribuidores, com o intuito de se manter-se como preferência no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com