TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDADE BELO HORIZONTE

ADMINISTRAÇÃO - 7º PERÍODO

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

ALINE GRAZIELLE           RA: 4201779379

ANGÉLICA MARILAC      RA: 3728607516

FLÁVIA BRITO                  RA: 4211735933

                FLÁVIA SANDRA             RA: 4211816547

               JANICE CRISTINA             RA: 3776762862

               WILLIAN LUIZ                   RA: 3714645538

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS

2015


Sumário

Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------------1

Etapa 1---------------------------------------------------------------------------------------------------2

Etapa 2---------------------------------------------------------------------------------------------------6

Etapa 3--------------------------------------------------------------------------------------------------11

Etapa 4--------------------------------------------------------------------------------------------------13

Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------------14

Referências--------------------------------------------------------------------------------------------15


Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de Marketing para a empresa Cacau Sabor, onde iniciaremos um estudo da empresa avaliando o mercado aonde a mesma esta localizada, quais são os seus clientes, concorrência e o mix de produtos, fazendo com a mesma se torne mais dinâmica e competitiva.

Etapa 1

Passo 1

Para KOTLER (1998): “o Mix de Marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos no mercado alvo”. O mix de marketing, também conhecido como 4Ps, representa um conjunto de fatores-chave no marketing, visando à geração e manutenção de um posicionamento competitivo de mercado para um produto ou serviço. De acordo com McCarthy (1975), “ o mix de marketing trata dos aspectos que devem ser mapeados e considerados em todas as atividades de marketing, visando atingir os objetivos da empresa”. Segundo Levitt (1990), “um produto não é um produto a não ser que seja vendido. Do contrário, é apenas uma peça de museu”.

Os 4P´s são produto, preço, praça e promoção e são constituídos pelas influências exercidas sobre o consumidor durante o processo de comercialização de um produto ou serviços. Estes quatro pontos, segundo Kotler (2000), abrangem praticamente todos os pontos de contato e influência sobre o consumidor, da produção até o consumo, simplificando a análise e definição de estratégias mercadológicas. Cada um dos quatro pontos está detalhado abaixo:

  1. produto: de acordo com Kotler (2004),  produto é a base para a existência das empresas e seus negócios e visam oferecer algo cada vez melhor para suprir as necessidades de seus clientes, superando a concorrência. Segundo Madruga et. al. (2004), o produto “além de corresponder às necessidades e aos desejos dos consumidores, oferece benefícios e valores como conforto, prestígio e segurança”.
  2. preço: é o valor monetário aplicado ao produto, conforme a percepção de valor que o consumidor atribui a ele. Quanto maior o benefício percebido do produto para a satisfação de sua necessidade, maior o preço que o consumidor estará disposto a pagar para ter acesso a ele. De acordo com Serrentino (2009), o valor que o consumidor atribui ao produto é a relação entre seu benefício percebido e o seu custo.
  3. praça: de acordo conforme Kotler (2003), para tornar seus produtos ou serviços disponíveis ao público-alvo, cada empresa deve estudar o mercado e definir como atingi-lo, da melhor maneira possível e ao menor custo possível. Cada produto possui características próprias que levam a que sua distribuição e disponibilização sejam dadas através de um formato mais apropriado, variando conforme as estratégias de cada empresa.
  4. promoção: de acordo com Kotler (2004), a “promoção cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público-alvo”. A promoção de um produto ou serviço engloba todas as estratégias que as empresas utilizam para que seus produtos sejam os escolhidos pelo consumidor, dentre todas as opções existentes. Para Mestriner (2008), a propaganda, a promoção de vendas, o marketing e a exposição dos produtos no ponto de venda e a força de vendas são os principais aspectos de comercialização dos produtos no varejo.

Passo 2

Com base nas definições e no Mix de Marketing da empresa avaliada, podemos notar que se trata de uma fábrica de chocolates situada em um bairro da periferia, que atua há cinco anos no mercado de produtos alimentícios e seu público alvo são as classes B e C.

Identificamos que a fábrica possui produtos de qualidade e uma marca a ser estabelecida no mercado, o mix de produtos consiste em quatro linhas, ovos de páscoa, chocolates em barra de 90 e 195 gramas e trufas de vários sabores. A empresa se encontra em um momento de conflito por quedas nas vendas e variação da produção em alguns períodos do ano, sendo os ovos de pascoa seu principal produto, representando 45% das vendas, além disso, a empresa tem problemas de comunicação com seu público, pois não possui departamento de marketing e sua logo marca foi alterada três vezes no período de cinco anos, prejudicando a fixação da marca junto a seu público e dificultando sua expansão frente as suas concorrentes.

Existem muitos paradigmas a serem quebrados principalmente no que diz respeito à busca por novos clientes e diferentes modos de divulgação e venda de seus produtos. 
Será necessário fazer uma reestruturação no departamento de marketing, onde serão feitos investimentos em novos produtos e no modo de pensar no negócio, estas mudanças serão necessárias para que a empresa possa recuperar seu espaço no mercado.

Nossa proposta é que seja feito um bom Planejamento de Marketing, onde serão focadas as dificuldades ocorridas nos últimos anos, para que novos horizontes se abram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (156 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com