TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DA EMPRESA

Por:   •  22/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DA EMPRESA

REFRIG

APS - 2014 - 2º SEMESTRE - T: 2

SÃO PAULO

2014

ANA CLAUDIA FORTI NAIME - B1767H3

GABRIEL VALDERRAMA LOURENCO - A8125B0

LETICIA ARTIN MARQUES - 706491

RODLAYNE PRIETO - B14EFI9

TÍTULO: REFRIG

ATIVIDADES        PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS        -        APS        

RELATÓRIO APRESENTADO COMO

EXIGÊNCIA        PARA        A        AVALIAÇÃO

DOS 7º/8º SEMESTRES, DO CURSO

DE        ADMINISTRAÇÃO        -

UNIVERSIDADE PAULISTA.

SÃO PAULO

2014

INTRODUÇÃO

Após realização da APS – Atividade Prática Supervisionada, vinculada à disciplina-âncora Administração Estratégica do curso de Administração da UNIP, apresenta-se este relatório final.

O relatório final tem o propósito de apresentar a empresa, campo da atividade realizada e aspectos relativos à aprendizagem técnico-teórica obtida.

Ao final, apresentam-se as principais conclusões relativas à prática realizada e considerações finais sobre a experiência de simulação, bem como suas contribuições mais amplas à formação profissional.

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa foi o campo de trabalho prático simulado e seu perfil será apresentado em duas dimensões: caracterização geral e ambiente operacional.

1.1 Perfil da empresa

1.1.1 Caracterização geral da empresa

A empresa caracteriza-se pela atividade industrial e comercial e tem natureza privada. Está sendo constituída pelos empreendedores : Ana Claudia, Gabriel, Letícia e Rodilayne. O nome fantasia é REFRIG a origem do empreendimento está associada a origem do próprio produto, pelo fato de que atualmente as organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, de seus produtos e serviços, levando em

consideração sua política e seus objetivos ambientais. Sendo assim, a REFRIG preza a gestão sustentável e uma prática possível, decorrente de fatos históricos familiares passando de geração a preocupação com mudanças ambientais.Portanto, o ramo de atividade específico da empresa é o ramo eletroeletrônico, produzindo o RPB - Refrigerador Portátil de Bebidas.

Pelo capital inicial estabelecido e pela necessidade média de recursos humanos, pode-se considerar que a empresa será de grande porte, pois a capacidade inicial é de 18.800 com produção trimestral.

1.1.2 Processo produtivo

O RPB chegou a região 3, o que foi um diferencial perante aos concorrentes, o que acarretou em venda de toda a produção. Ao logo dos períodos foram feitos os investimentos necessários em Pesquisa e Desenvolvimento e conforme a demanda foram realizados os investimentos na capacidade produtiva. Infelizmente, por conta do fornecedor não honrar o

fornecimento de matéria prima, fato este amplamente divulgado, prejudicou demais a produção

da empresa.Todos os gastos com operários e vendedores incorridos, como contratação, treinamento, salários, comissões e demissões, entram no cálculo dos resultados (DRE) do próprio período, mas, são pagos (Fluxo de Caixa) no período seguinte. Sendo assim, o número de operários é ser decidido na área de produção, levando-se em conta a estratégia e volume de produção programado, porém apenas a partir do 2° período a REFRIG contratou 19 operários que automaticamente entram em fase de treinamento, e o vendedores a partir do 4° período foram contratados, inicialmente 5 vendedores. Então o fechamento do 8° período acarretou o numero de 11 vendedores

1.2 Ambiente operacional da empresa

Externamente, a empresa atua em grandes mercados, competindo com concorrentes equilibrados e atendendo clientes com diferentes perfis. Além disso, relaciona-se com parceiros institucionais relevantes, conforme descrito a seguir.

1.2.1 Mercados

Externamente, a empresa atua em grandes mercados, competindo com concorrentes equilibrados e atendendo clientes com diferentes perfis. Além disso, relaciona-se com parceiros institucionais relevantes, conforme descrito a seguir. A empresa priorizou a entrega nas regiões 1 e 2 que apresentam um preço médio de venda superior.

Tivemos vendas perdidas tanto na região 2 como na 3. O nível do nosso RPB e preço foram destaques o que tornou o produto competitivo.

1.2.2 Ambiente competitivo

Por se tratar de um oligopólio, a competição torna-se um fator relevante. Apresentam–se nesta sessão os concorrentes e demais aspectos do ambiente competitivo.

Por se tratar de um oligopólio, a competição torna-se um fator relevante. Apresentam–se nesta sessão os concorrentes e demais aspectos do ambiente competitivo.

A ROYAL REFRIGERATOR LTDA foi o principal concorrente, por conta do seu planejamento direcionado com uma atuação muito forte. Uma região competitiva com um maior número de consumidores o que acarretou em mudanças na forma de atuação da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com