TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE SWOT

Por:   •  23/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  3.668 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE SWOT

[pic 1]

Forças: A Havaianas, empresa do grupo Alpargatas, possui grande domínio do mercado nacional, com uma marca consolidada no país, e é facilmente encontrada nos pés dos brasileiros, pois o pais tropical tem um clima propicio para isso. Pelas sandálias serem feitas de borracha, existe um fácil acesso a matéria prima. A Empresa, possui também escritórios em diversos países do mundo.

Oportunidades: a venda recente da Havaianas para Cambuhy investimentos, Brasil Warrant e Itausa, que pretendem apostar no mercado internacional, principalmente nos EUA; A primeira loja na Índia será aberta em 2018; Aposta em novos segmentos (como por exemplo bolsas e óculos de sol).

Fraquezas: nome dos antigos donos ligados a escândalos de corrupção no Brasil (Grupo JBS ligado ao escândalo de corrupção da Lava Jato); É preciso estar sempre atualizado no mercado da moda e nas novas tendências.

Ameaças: Forte concorrência, que oferta produtos semelhantes por um preço menor, “roubando” os clientes da Havaianas; Venda da Alpargatas, o que deixa, por enquanto, o futuro da empresa incerto; Matéria prima de fácil acesso aos concorrentes, facilitando produtos falsificados.

CONCLUSÃO

A analise SWOT pode contribuir para a elaboração de uma boa estratégia competitiva da organização através da identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades presentes no contexto organizacional em que é aplicada na implantação da empresa.

Na empresa estudada, a Havaianas, empresa do grupo Alpargatas, foram identificados como principais pontos fortes o grande domínio que a empresa tem no mercado nacional, o clima do país favorável ao uso das sandálias.

Já as fraquezas, podemos destacar o nome dos antigos donos do grupo JBS, ligados a um grande escândalo de corrupção, a Lava jato, escândalo esse que ficou internacionalmente conhecido e acabou prejudicando a reputação da marca no mercado.

No que diz respeito ao macro ambiente da organização, a principal ameaça do negócio são os concorrentes, que por terem, também, um acesso fácil a borracha, que é a matéria prima das sandálias, produzem produtos iguais e comercializam por valores muito menores, fazendo com que os clientes, que não são fieis ao produto, mudem rapidamente de fornecedor por qualquer variação no preço.

Em relação as oportunidades, podemos citar a compra da Havaianas pela Cambuy investimentos, Brasil Warrant e Itausa, empresas essas que apostam na internacionalização do produto, principalmente nos Estados Unidos. Com a nova gestão a empresa aposta em novos segmentos como óculos de sol, bolsas, outros tipos de calçados e roupas, atingindo assim, um publico maior e mais variado.

Outra oportunidade que visa a nova gestão da Havaianas é a abertura da primeira loja Havaiana na Índia, prevista para 2018, dando assim um início no processo de internacionalização global, explorando o mercado e consolidando a aceitação do produto na região.

Através da análise SWOT, podemos identificar que a estratégia idealizada pela Havaianas é interessante, e para que a empresa consiga aproveitar tal oportunidade de crescimento seria interessante realizar uma adequação dos produtos nos países em que pretendem apostar, pensando em diversos fatores que podem influenciar no crescimento da marca entre eles o clima do país, os costumes de cada local para que tenha um crescimento de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (94 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com