TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE SWOT VOLKSWAGEN

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  3.062 Visualizações

Página 1 de 9

PONTOS FORTES:

1. O maior portfólio de marcas entre todas as empresas automotivas

O portfólio de marcas da Volkswagen é o maior entre todas as empresas automotivas. A empresa vende seus veículos com menos de 12 marcas diferentes.

Os carros da empresa são vendidos sob as marcas Volkswagen, Audi, Seat, Škoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini e Porsche. A Ducati é a marca de motocicletas da Volkswagen. Os ônibus da empresa, caminhões pesados ​​e outros veículos comerciais são vendidos sob as marcas Scania, Man e Volkswagen 'Commercial Vehicles.

Nenhum outro rival da Volkswagen tem tantas marcas sob sua gestão. A General Motors, que é a 3ª maior montadora do mundo, possui apenas 10 marcas diferentes e atualmente a Toyota vende seus veículos apenas sob 4 marcas diferentes.

2. Nova estratégia “TOGETHER - 2025”

Na sequência do seu escândalo de emissões e das pressões do mercado externo, a Volkswagen introduziu um novo plano de estratégia que se concentrará no cumprimento de objetivos-chave até 2025. Os principais objetivos da empresa são:

  • Introduzir 30 novos veículos elétricos até 2025. A Volkswagen chama esse objetivo de "eletrificação da grande empresa". Até agora, a empresa estava relutante em participar de dispendiosas corridas para veículos elétricos.
  • Desenvolver novas competências em tecnologia de baterias, digitalização e condução autônoma.
  • Aumentar os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P & D) para um intervalo de dois dígitos.

Os objetivos adicionais da Volkswagen descritos no plano são aumentar a eficiência e a lucratividade da empresa. A nova estratégia concentrará os esforços da empresa em algumas das áreas mais importantes e fornecerá uma direção clara, que é algo que muitas empresas automotivas não têm agora.

3. Estratégia de Diversificação

A receita da Volkswagen é muito mais distribuída por diferentes marcas, tipos de produtos e áreas geográficas do que as receitas de seus rivais.

O amplo portfólio de marcas da empresa permite atingir diferentes segmentos de consumidores e satisfazer melhor suas diversas necessidades.

Além disso, a Volkswagen oferece muitos tipos de produtos automotivos e marítimos e serviços financeiros, o que diversifica ainda mais as fontes de receita da empresa.

Apenas 74,5% da receita da Volkswagen vem do principal segmento de 'Passengers Cars'. [1] 'Veículos Comerciais', 'Engenharia de Energia' e 'Serviços Financeiros' geram os restantes 12,4%, 1,9% e 11,2% das receitas, respectivamente.

Nenhum mercado único gera mais de 20% da receita da Volkswagen, que é de longe a melhor receita geograficamente diversificada entre todas as empresas automotivas.

4. Sinergia entre marcas

A sinergia entre as marcas é um dos principais pontos fortes da Volkswagen. Muitas das marcas da Volkswagen, incluindo Škoda, SEAT e Volkswagen, ou Bugatti, Lamborghini e Porsche, compartilham seus gastos com P & D, desenvolvem tecnologia, acesso a diferentes mercados e conhecimento do cliente para aumentar as vendas e reduzir custos. Ao mesmo tempo, eles são capazes de atender a diferentes grupos de consumidores.

A sinergia não seria possível entre apenas algumas marcas.

5. Joint ventures com montadoras chinesas locais

A China é a maior quota de mercado automóvel do mundo e o maior mercado da Volkswagen em termos do número de veículos vendidos. A Volkswagen opera na China através de duas joint ventures: a SAIC Volkswagen e a FAW-Volkswagen.

Através de ambas as parcerias, a empresa oferece mais de 150 modelos diferentes para o mercado e vende mais de 3,5 milhões de unidades por ano. Isso permite que a Volkswagen conquiste 14,6% de participação de mercado e se torne a segunda maior montadora da China, atrás da General Motors.

Estabelecendo-se na China, a Volkswagen poderá competir melhor no maior mercado automotivo do mundo.

Cobertura Geográfica: Com operações em todo o mundo, a WV tem 120 instalações de produção 5 na América do Norte, 9 na América do Sul, 71 na Europa, 4 na África e 31 na Ásia. Com unidades de produção em todo o mundo, seus controles de entrega e custo adicionam uma vantagem distintiva no segmento premium.

FRAQUEZAS

1. Publicidade negativa enfraquecendo toda a marca Volkswagen

A Volkswagen recebe muitas críticas e publicidade negativa pelas seguintes coisas:

  • Escândalo do 'Dieselgate'. Em 2015, descobriu-se que a empresa instalava o código do software em seus veículos a diesel, o que controlaria diferentes níveis de emissão durante o teste do veículo em um laboratório quando comparado aos níveis de emissão do mundo real.

A empresa foi investigada e considerada culpada em muitos países, que multaram a empresa. As multas, danos e outras perdas do escândalo totalizaram € 16,2 bilhões para a Volkswagen.

  • Recall de veículos. Nos últimos anos, a Volkswagen teve que se lembrar de milhões de veículos em todo o mundo e recebeu muitas críticas por isso.

A publicidade negativa atingiu duramente o Grupo Volkswagen. As vendas da empresa caíram em 2015 e provavelmente cairão em 2016. A empresa experimentou bilhões de perdas, muitos clientes atuais e potenciais. A imagem de marca da empresa foi severamente afetada e levará muito tempo para recuperá-la.

A publicidade negativa é uma das piores fraquezas que a Volkswagen trouxe para si mesma.

2. A maior taxa de recall no mercado dos EUA

Veículos produzidos em massa da Volkswagen têm a maior taxa de recall no mercado dos EUA entre todas as montadoras. Um estudo publicado pela iSeeCars.com revelou que o Volkswagen Group tem uma taxa de recall de 1805 veículos por 1000 veículos produzidos. [3]

Isso significa que o Grupo Volkswagen recolheu cada um de seus veículos quase duas vezes. Uma alta taxa de recall resulta em custos adicionais, desapontamento de clientes e publicidade negativa.

A Volkswagen deve implementar melhores procedimentos de controle de qualidade para minimizar essa fraqueza.

3. Baixa participação de mercado no mercado automotivo dos EUA

Os Estados Unidos são o segundo maior mercado automotivo do mundo, com mais de 18 milhões de veículos vendidos. [5] Além disso, é o maior mercado automotivo do mundo em termos de valor. Uma alta participação de mercado no mercado automotivo dos EUA garantiria lucros enormes, como no caso da General Motors e da Ford , ambos contando com os EUA para gerar 55,5% e 62,3% de sua receita, de acordo. [5]

No momento, a participação da Volkswagen no mercado automotivo dos EUA é, na melhor das hipóteses, fraca. A empresa vendeu menos de 850.000 mil veículos nos EUA e conquistou menos de 5% de participação de mercado, apesar de ser a maior montadora do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com