TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASCENÇÃO E QUEDA DA NOKIA

Por:   •  24/8/2019  •  Resenha  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Bruna Pires dos Santos Cardoso

Trabalho da disciplina Gestão do

Conhecimento e da Inovação Empresarial,

                                                 Tutor: Profª. Andrea Quintella Bezerra

Rio de Janeiro

2019

Estudo de Caso de Harvard: Ascenção e queda da Nokia

Referência: ALCÁCER, Juan; KHANNA, Tarum; SNIVELY, Christine. Harvard Business School, 716-P06, 2014

Texto do Fichamento:

        A Nokia foi fundada em 1865 como uma madeireira na Finlândia, cresceu com o tempo, e tornou-se uma grande fabricante de papel. Sempre se reinventando, após um século de existência, se fundiu com várias empresas dando origem à Nokia Corporation, que contava com cinco divisões principais: borracha, cabos, silvicultura, eletrônicos e geração de energia. Ela foi pioneira na produção de telefones sem fio, e na década de 70 começou a desenvolver seus próprios microcomputadores, iniciando a escalada rumo ao domínio que exerceria na nova indústria de telecomunicações. Durante uma década a Nokia fez uma série de aquisições, se tornando a maior empresa do ramo na Escandinávia, o que deu base para as primeiras aquisições internacionais, e lhe rendeu um aumento de mais de 50% na receita comparado ao ano anterior.

        A Nokia então passou ao status de empresa tecnológica multinacional com presença global, e em 1987 apresentou o primeiro telefone móvel desenvolvido para rede analógica, e foi influente no estabelecimento da tecnologia de segunda geração. A intensa atuação da empresa fez com que seu valor de mercado aumentasse mais que três vezes, e as atividades de fusão aumentavam sua receita de maneira consistente, contudo a compulsão por aquisições a deixou sem recursos, no momento de crise na divisão de eletrônicos, e embora a renda líquida tenha caído mais de 20%, a administração permaneceu confiante.

        Em 1988, houve troca de comando e com isso, mudança de foco empresarial: saiu o ambicioso e visionário, para entrada do comedido e realista, que modernizou a administração e reestruturou a empresa. Mesmo assim, o desempenho insuficiente continuou, trazendo projeções de curto prazo medíocres, as vendas totais caíram em mais de 30% pois apresentavam problemas nas divisões de cabos e máquinas, além de grande queda na divisão de eletrônicos, este cenário, somado ao fim da União Soviética, que acarretou em desemprego e desvalorização de moeda, e à falta de suporte dos bancos devido economia incerta, fez a Nokia refém de seu próprio fluxo de caixa. Apesar de todas essas dificuldades a Nokia tinha vantagens sobre a concorrência no setor de infraestrutura de telecomunicações com a tecnologia GSM.

        Uma nova troca de bastões em 1992 implementou “o jeito Nokia”, reforçando os valores centrais da empresa de satisfação  do cliente, respeito pelo indivíduo, conquista e aprendizado contínuo, mas depois de um período de lucros em queda, reconsiderou o sistema e adotou uma abordagem de volta ao básico para a Nokia, e realizou uma série de vendas de ativos importantes, desfazendo as divisões de dados, silvicultura e produtos químicos mantendo telecomunicações (equipamentos de rede) e telefones móveis como focos principais da estratégia da empresa, pois considerava as duas áreas com grandes possibilidades de crescer e fortalecer a posição no mercado nos próximos anos.

        Ainda em 1992, a Nokia lançou o primeiro telefone digital de produção em massa, sendo considerada a maior produtora de telefones móveis na Europa, e a segunda maior do mundo, atrás somente da Motorola. Enquanto isso, a Nokia agressivamente procurava por patentes para seus novos desenvolvimentos tecnológicos. Sua estratégia inicial era adquirir novos direitos de IP para defender seus negócios em crescimento. A Nokia obteve rápido crescimento no mercado de telefones móveis nos anos seguintes, e identificou a Ásia como a região com o maior potencial. A inovação do produto, a flexibilidade, e a resposta rápida da Nokia às diferenças no mercado, permitiram a expansão global da marca.  A Nokia investiu em cada mercado vertical do ecossistema dos telefones móveis: fabricação, distribuição e P&D, e design, ela estava totalmente concentrada nos telefones móveis, enquanto outros concorrentes de negócios diversificados consideravam os telefones móveis como produtos secundários.

Em 1994, a Nokia representava 25% da capitalização de mercado da Bolsa de Valores de Helsinki, na Finlândia. Naquele ano, a Nokia mudou seu idioma oficial para inglês e tornou-se a primeira empresa finlandesa a operar na Bolsa de Valores de Nova York, despertando a preocupação se a Nokia conseguiria gerenciar seu crescimento. Enquanto a indústria de telefones móveis atraía novos consumidores além dos corporativos, os aparelhos ficavam cada vez menores e a distribuição se espalhava no mundo todo; com isso, a taxa de penetração dos celulares decolou. A Nokia explicitamente começou a comercializar seus telefones móveis como acessórios de moda: seus aparelhos eram finos e elegantes, com minimalismo e simplicidade associados ao design escandinavo.

Em 1998, a Nokia tornou-se a principal fabricante de telefones móveis do mundo, pois respondia com rapidez suficiente à mudança das redes analógicas para digitais, e reagia rapidamente à demanda por aparelhos mais modernos, além da logística imbatível pela concorrência. A Nokia continuava produzindo seus aparelhos internamente, e protegia seus desenvolvimentos tecnológicos e os recursos dos telefones com o registro contínuo de patentes, mas mantinha custos baixos de produção. O estilo dos telefones da Nokia continuava evoluindo, mas alguns analistas acharam que o estilo estava tendo mais importância que a usabilidade.

No início da década de 2000, a Nokia mudou seu foco para os mercados emergentes e reorganizou-se em quatro divisões: telefones móveis, telefones multimídia, soluções corporativas e redes. No entanto, as vendas diminuíram em 2004, e a participação da Nokia no mercado global caiu, muitos acreditavam que isso acontecera porque a Nokia não produzia telefones “articulados,” e a marca respondeu a essa concorrência reduzindo os preços de telefones específicos e eliminando outros modelos.

Em meados na década de 2000, o setor estava cada vez mais competitivo encurtando o ciclo de vida dos produtos para seis a nove meses, aumentando consideravelmente a pressão no design, fabricação e distribuição, para oferecer novos modelos com mais rapidez; mesmo assim, empresas como a Nokia mantinham vantagem significativa nas economias de escala pelo modelo de mercado vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com