TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Harvard: Ascensão e Queda da Nokia

Por:   •  14/1/2018  •  Artigo  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  1.861 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso - NOKIA

Sammyra Holanda Cajazeiras - 201705008038

Trabalho da disciplina Gestão do Conhecimento e da Inovação Empresarial

                                                 Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Fortaleza - CE 

                                                2018.1

Estudo de Caso de Harvard: Ascensão e Queda da Nokia

Referência: Juan Alcacer, Tarun Khanna, Christine Snively - 716-P06, 21 de fevereiro de 2014

        O texto base deste fichamento traz uma análise aprofundada dos desdobramentos sofridos pela Nokia, uma empresa finlandesa de tecnologia e telecomunicações que foi líder   de mercado por mais de 15 anos, desde 1998. Atuava em vários segmentos, tornou-se a maior fabricante de telefones móveis do mundo mas que infelizmente não conseguiu acompanhar o ritmo das evoluções tecnológicas e acabou perdendo espaço para outros concorrentes.

        Muitos motivos ocasionaram essa queda acelerada, dentre eles a conduta das pessoas que ocupavam cargos estratégicos que não se atentaram para as evoluções ou agiram com excesso de confiança, sem considerar o que estava acontecendo no mundo externo à empresa ou cometeram erros nas decisões estratégicas.

        Antes de aprofundar nestes fatores, julgo interessante embasar o contexto histórico da Nokia, pois é possível perceber que práticas anteriormente aplicadas não foram continuadas e estas poderiam ter evitado o desgaste empresarial.

        A Nokia iniciou suas atividades no setor de madeiras e logo tornou-se uma grande não apenas fabricante de papel, mas também pneus, calçados de borracha, cabos e materiais elétricos A partir daí ingressou também na produção de telefones sem fios para serviços de governo, radiofones para carros, computadores e infraestrutura de redes de telefonia.

Todo este avanço inicial se deu por alianças estratégicas, a partir da fusão com várias empresas finlandesas e ocupantes dos cargos de gestão com competência para fazê-la crescer.  Como foi a era do crescimento da Nokia sob gestão do engenheiro Kari Kairamo que ao tempo que trabalhou para a expansão, manteve investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Possuía uma postura ousada, evoluindo processos tradicionais. A única falha foi não ter analisado o ritmo e a quantidade de aquisições em alinhamento à geração de riqueza para empresa. Por esta razão, a Nokia acabou tendo alguns prejuízos financeiros.

        As gestões posteriores consideraram a necessidade de gerar mais dinamicidade na empresa e no desenvolvimento de produtos porém ainda cometeram muitos erros de projeções estratégicas para o futuro.

        Diante do exposto, o cenário de forte concorrência, o surgimento de novos entrantes no mercado, além do reposicionamento de empresas que até então haviam perdido seu domínio empresarial e agora se reinventaram, fez com que a Nokia declinasse em sua liderança. Mesmo tentando várias alternativas para reagir a toda pressão imposta, a Nokia acabou tendo dificuldades em toda a empresa e por consequência vendeu a divisão de aparelhos móveis para Microsoft, incluindo patentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com