TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSOCIAÇÃO DE HOSPITAIS DE MINAS GERAIS

Por:   •  11/9/2018  •  Monografia  •  3.648 Palavras (15 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 15

GABRIELLE XAVIER RODRIGUES

Melhoria de processos e padronização de procedimentos

BELO HORIZONTE

1º SEMESTRE

2008

GABRIELLE XAVIER RODRIGUES

Melhoria de processos e padronização de procedimentos

Trabalho de conclusão de curso apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Administração de sistemas de Informação, do Centro Universitário UNA, sob a orientação da Professora Cinthia Mara Pedroso Esteves e Professor Coordenador Luiz Rodrigo Moura.

BELO HORIZONTE

1º Semestre

2008

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 JUSTIFICATIVA 5

2 PROBLEMA DE PESQUISA 6

3 A ASSOCIAÇÃO DE HOSPITAIS DE MINAS GERAIS – AHMG 6

4 OBJETIVO 7

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

6 PAPEL DO ESTÁGIARIO 7

7 DESENVOLVIMENTO TEORICO 8

7.1 PROCESSOS 8

7.2 FERRAMENTAS 10

7.2.1 FLUXOGRAMA 10

Figura 1 – Fluxograma – Exemplo para administração/Serviços. 11

Figura 2 – Linhas Básicas para a Melhoria do Gerenciamento da Rotina 12

7.2.2 DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO 12

Figura 3 – Modelo de Diagrama de Causa e Efeito 13

Figura 4 – Diagrama de Causa e Efeito – Exemplo para Administração/Serviços 14

7.2.3 BRAINSTORMING 14

7.2.4 CICLO PDCA 15

Figura 5 – Ciclo PDCA de controle de processos, segundo Campos, V.F. (1994) 15

8 METODOLOGIA 16

9 DESENVOLVIMENTO 18

9.1 ANALISE DE DADOS 18

9.2 FLUXOGRAMA DO PROCESSO 19

22

23

9.3 MANUAL DO PROCESSO 23

Conforme objetivo deste trabalho foi construído um manual do processo de realização de eventos da AHMG, que tem como principal propósito a padronização dessas tarefas rotineiras. Este manual foi divido em processos menores para uma melhor compreensão dos procedimentos. 24

10 CONCLUSÃO 24

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 25

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Fluxograma – Exemplo para administração/Serviços. 11

Figura 2 – Linhas Básicas para a Melhoria do Gerenciamento da Rotina 12

Figura 3 – Modelo de Diagrama de Causa e Efeito 13

Figura 4 – Diagrama de Causa e Efeito – Exemplo para Administração/Serviços 14

Figura 5 – Ciclo PDCA de controle de processos, segundo Campos, V.F. (1994) 15

 INTRODUÇÃO

O tema proposto para estudo é a importância da melhoria de processos e a necessidade de padronização dos procedimentos realizados pela Associação de Hospitais de Minas Gerais – AHMG no departamento de promoção de eventos como cursos de extensão, palestras e seminários. A mesma é uma entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 9 de dezembro de 1956 e tem como principio “Fomentar a integração e o desenvolvimento do setor hospitalar no Estado de Minas Gerais”. AHMG tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento dos hospitais de Minas Gerais atuando de forma pró-ativa na realização de ações conjuntas, em processos de representação do setor hospitalar, oferecendo aos seus associados serviços de assessoria técnica e jurídica e capacitando profissionais do setor hospitalar através da realização de curso, palestras e seminários conforme Estatuto.

Hoje o departamento de eventos da AHMG não conta com funcionários exclusivamente destinados para desenvolver esses eventos, existe uma pessoa responsável pela coordenação que é quem define os temas que serão abordados assim como quem irá ministrar o evento e outra responsável pelas tarefas operacionais como divulgação, atendimento aos interessados, realização das inscrições, preparação de todo material de apoio e acompanhamento dos eventos.

 1JUSTIFICATIVA

Esse trabalho se justifica pela necessidade de otimização de atividades, redução no tempo de realização de tarefas, melhor utilização de mão de obra, padronização de serviços prestados e garantia de suas qualidades. Com as tarefas padronizadas e otimizadas, a AHMG irá obter um melhor aproveitamento das atividades de seus colaboradores, os quais irão gastar menos tempo fazendo as tarefas direcionadas aos eventos.

 2PROBLEMA DE PESQUISA

Como melhorar a execução de processos contribuindo para o alcance do objetivo da AHMG em capacitar os profissionais do setor hospitalar?

 3A ASSOCIAÇÃO DE HOSPITAIS DE MINAS GERAIS – AHMG

A Associação de Hospitais de Minas Gerais - AHMG desde sua fundação, em 9 de dezembro de 1956, se empenha para melhorar o setor de Saúde do Estado de Minas Gerais. Buscando inovar suas ações para transformar o cenário do setor hospitalar em uma situação de sucesso empresarial e excelência na prestação de serviços.

A AHMG oferece aos seus filiados assessoria jurídica nos diversos ramos do Direito, assessoria técnica especializada na gestão de convênios no acompanhamento de legislação especifica, analise de contratos e mediação entre prestadores e compradores de serviços hospitalares, assessoria técnica especializada na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS no acompanhamento de legislação especifica, orientação em processos de auditoria e mediação com gestores municipais e estaduais de saúde, entre outros serviços prestados pela AHMG aos seus filiados podemos citar a qualificação de recursos humanos na promoção de eventos que capacitam e integram os profissionais do setor hospitalar.

Missão: “Promover a integração e o desenvolvimento dos hospitais de Minas Gerais liderando e participando ativamente da modernização do setor, contribuindo para a melhoria da saúde da sociedade”.

Visão: Consolidar-se com um referencial no fomento de uma cultura de profissionalismo na área hospitalar, antecipando-se às expectativas dos associados, atuando política, social, técnica e cientificamente, criando alternativas de desenvolvimento e modernização dos hospitais.

No ano de 2007 a AHMG foi integrada por aproximadamente 300 hospitais filiados, distribuídos entre 115 cidades pertencentes a Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (400.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com