TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADADE UM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  19/3/2022  •  Dissertação  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  1.888 Visualizações

Página 1 de 6

Uma empresa de biscoitos finos possui diversas linhas de produção para fabricar sua extensa linha de produtos, desde os tradicionais biscoitos de maisena até os mais finos amanteigados. Para lançar novos produtos no mercado, as áreas de marketing e produção são sempre consultadas a fim de se entender os requisitos do mercado e as capacidade e restrições do sistema de produção. Em conjunto, é definida uma previsão da demanda para dar início ao processo de produção e, consequentemente, às vendas.
Para produtos cuja demanda é muito elevada, há uma linha de produção exclusiva, mas para a maioria das linhas a produção envolve mais de um produto na mesma linha, dependendo da programação da produção, definida em concordância com a área comercial. Embora a empresa tenho o hábito de estocar seus produtos, atualmente a maior parte das linhas possui estoque quase zero devido à crescente demanda.
No último lançamento de um novo produto, o setor de produção da fábrica de biscoitos precisou rever suas linhas de produção para identificar a linha mais ociosa em que o novo produto pudesse ser fabricado. Dessa forma seria possível intercalar a nova produção às suas atividades rotineiras.
Assim que lançou o produto e as vendas se iniciaram, uma celebridade foi fotografada comendo seu novo biscoito, o que foi uma publicidade gratuita não prevista que fez com que as vendas disparassem. Com este problema na previsão da demanda, a empresa precisou trabalhar com horas extras durante a semana, além de trabalhar com jornada aos sábados e domingos, o que antes não fazia. Isto gerou baixa lucratividade em seu produto, devido aos custos excessivos. Por este motivo, o gerente de produção optou por rever seus processos de fabricação desta nova linha para produzir uma grande quantidade sem uso de horas extras.
Analise o caso e responda as questões.


A empresa trabalha com que tipo de sistema de produção (linha, lote ou posição fixa, orientado para estoque ou para encomenda)?

 Quais as vantagens destes sistemas escolhidos pela empresa?

Para o novo produto, a empresa inicialmente trabalhou com que tipo de sistema? Hoje ela opera com o mesmo sistema ou mudou? Qual o impacto dessas decisões de sistema de produção para a empresa? Como os sistemas afetam a estratégia de produção da empresa?

A empresa mencionada no enunciado, é uma grande fabricante de  biscoitos de vários tipos. Possui uma boa estrutura para trabalhar com as melhores estratégias afim de colocar no mercado os seus produtos pioneiros sempre buscando uma excelência operacional x menor custo . Para lançar o novo produto, optou por trabalhar com sistemas de produção por lotes ou por fluxo intermitente, com o intuito de sentir o mercado, a aceitação do produto pelos mesmos, antes de ter a necessidade de estocá-los.

Para entendermos melhor: O sistema de produção intermitente, segue uma determinada demanda ou encomenda,  No caso se a produção é feita por lotes, após um produto ser finalizado na linha de produção, outro produto irá ser produzido nas mesmas máquinas que produziram o produto recém finalizado. Se a produção é feita por encomendas, a companhia seguirá a produção conforme solicitado pelo cliente. E foi o que a fábrica escolheu para o novo produto.

Sua vantagem é que este sistema nos dá a oportunidade de diversificação do produto: como tamanho, variação, quantidade, não existe um padrão para sua produção, trabalhamos com essa linha como uma espécie de produção exclusiva. E como já dito acima, é uma boa maneira de evitar a obsolescência.

Após seu lançamento, houve uma mudança no sistema de produção, isso porque a empresa foi pega de surpresa por um marketing inusitado, o que gerou um aumento da demanda do produto inesperada, de forma que a produção por lote não suportou. Isso porque este sistema, por ser indicado para mercadorias de baixo volume, as fábricas usam as mesmas maquinas que são utilizadas para outros produtos, seus usos são intercalados para execução da fabricação, por isso o prejuízo causado: precisou aumentar a carga horária dos funcionários, gastos com insumos inesperados, etc.

Por este motivo, a mudança para a produção em massa, que possibilita uma produção de alta quantidade e com agilidade.

O impacto que esta mudança causa, é a tremenda mudança estrutural na empresa, por conta da necessidade de aquisição de outros tipos de maquinários para a produção em linha para os produtos. E consequentemente pode afetar outras estratégias da produção da empresa, como a qualidade do produto de forma negativa, os custos benefícios de forma positiva, A postura e atenção para a produção tem que ser de forma constantes para as negativas deste sistema ser menos evidente possível.

A empresa trabalha com o sistema de produção do tipo para encomenda.

As vantagens do sistema de produção para encomenda são: a melhor utilização do processo de manufatura de produtos e serviços. Essa forma de produção compreende os processos manufatureiros de produtos e serviços que se caracteriza pelos diversos volumes e variedades.

Em relação à variação da demanda pelas saídas, pode ser do tipo em que apresenta produção sazonal ou com alta variação da demanda ou do tipo produção não sazonal ou com baixa variação da demanda.

Resposta

5,0/5

8

julianamdamaceno

  • Aluno
  • 1 resposta
  • 9 pessoas receberam ajuda

Resposta:

A empresa trabalha com que tipo de sistema de produção (linha, lote ou posição fixa, orientado para estoque ou para encomenda)?

A empresa trabalha com o sistema de produção em intermitente (lote) do tipo para encomenda.

Quais as vantagens destes sistemas escolhidos pela empresa?

As vantagens são a melhor utilização do processo de manufatura de produtos e serviços. Essa forma de produção compreende os processos manufatureiros de produtos e serviços que se caracteriza pelos diversos volumes e variedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com