TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE ABERTA

Por:   •  16/10/2019  •  Exam  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE ABERTA 02 (6 pts.)

Disciplina: Economia - 2019/2                                        Data:15/09/2019

Aluno: Flávio Henrique Araújo Andrade                                 

A indústria cimenteira no Brasil é composta por 24[1] companhias produtoras, com fábricas espalhadas pelo país, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).

A análise de economistas indica que essa indústria é um oligopólio do tipo com divisão de mercado, significando que há divisão geográfica do mercado no país, de modo que em determinado local, um estado, por exemplo, uma ou poucas empresas vendem, definindo e combinando o preço, com poder para isso, dada a concentração, atuando, portanto, como um monopólio. De acordo com a teoria sobre estruturas de mercado discuta essa situação:

  1. Explique textualmente e reproduza um gráfico mostrando como ocorre a maximização do lucro da empresa neste mercado.

RESPOSTA: Este caso da indústria cimenteira é típico de quando uma empresa pode abastecer todo o mercado a um custo médio inferior ao que seria caso houvesse muitas empresas, pois, a produção exige altos investimentos em capital fixo que são as grandes plantas para a produção. As características desse tipo de estrutura de mercado são a menor oferta e maior preço, e a curva de demanda é descendente. O monopolista não utiliza as curvas de oferta X demanda para determinar o preço e a quantidade de equilíbrio. Como único player e para maximizar o lucro, o preço de mercado é determinado pela estrutura de custo do monopólio. Assim o ponto onde a curva de custo marginal (Cmg) se iguala à curva de receita marginal (Rmg) será a quantidade de produção “Qmonop”. E a projeção dessa quantidade na curta de demanda será o preço para a maximização do lucro “Pmonop”.

[pic 1]

  1. Discuta porque essa forma de determinação do preço não é a que melhor atende a sociedade e, portanto, porque esse tipo de cartel deve ser combatido pelo governo.

RESPOSTA: Primeiramente pela possibilidade do monopólio de definir qualquer preço que quiserem para o mercado, pois sabem que o consumidor não tem concorrente para escolha. Outro ponto é em relação a qualidade e desenvolvimento do produto. Como o consumidor não tem saída, a empresa pode ofertar um produto de qualidade inferior para aumentar ainda mais o seu lucro. E também escolhe se deseja ou não inovar/desenvolver novas tecnologias para aquele produto. Devido ao poder de escolher o preço ofertado, os monopólios podem gerar inflação, principalmente se o produto for um bem essencial à população como alimentos, combustíveis, transporte, fretes, bancos etc. Mas também os monopólios são bons quando é necessário um investimento inicial muito alto, como em energia elétrica. Assim os monopólios devem ser regulados e controlados pelo o governo para que não prejudiquem a sociedade.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (226.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com