TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aberta Sistemas Integrados de Aeronaves

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Aberta 04 Sistemas Integrados de Aeronaves

Henrique Montrose Gonçalves Carvalho

1) Qual o componente, que se encontra instalado nos trens de pouso, responsável pelo amortecimento dos choques mecânicos e das vibrações?

Esse componente é o Shock Strut.

2) Cite os componentes principais de um amortecedor hidráulico. Apresente e comente a função de cada um deles.

Eles são construídos de dois cilindros ou tubos instalados de forma concêntrica (um dentro do outro). Neste conjunto, o cilindro externo (outer cylinder) está acoplado à estrutura da aeronave e o interno (inner cylinder) está ligado ao eixo que sustenta os freios e as rodas. Internamente, o arranjo entre os dois cilindros produz duas câmaras, uma superior e outra inferior onde são armazenados ar e óleo respectivamente. Estas câmaras possuem válvulas com furos calibrados que restringem a passagem de óleo de uma câmara para a outra quando o amortecedor é comprimido ou estendido. Isso gera um efeito de amortecimento que é responsável pela absorção dos choques e vibrações.

Além disso o amortecedor hidráulico utiliza ar comprimido ou nitrogênio combinado com óleo para absorver e dissipar a energia de impacto. O ar comprimido/nitrogênio amortece pequenas oscilações enquanto o óleo é responsável por absorver impactos de maior energia.

3) Quais são os tipos de atuadores hidráulicos mais utilizados em aeronaves? Quais as principais diferenças entre eles?

Atuadores de extensão e recolhimento dos trens de pouso e atuadores de deslocamento direcional. Nos atuadores de extensão e recolhimento o fluido pressuriza os atuadores que estão conectados aos trens de pouso principais e o trem de pouso e nariz e o deslocamento do pistão do atuador desloca o conjunto do trem, criando o movimento de extensão, quando há a folga dessa pressurização com o fluido de retorno ocorre o movimento de retração ou recolhimento

No caso dos atuadores de deslocamento o fluido hidráulico pressurizado atua no atuador hidráulico e este por sua vez muda a direção das rodas.

4) Quais os dois tipos de acionamento dos trens de pouso?

Os dois tipos são acionamento hidráulico e acionamento elétrico.

5) Como funciona e para que serve o sistema de freefall?

O sistema free fall é utilizado somente em casos em que a extensão hidráulica dos trens de pouso não está funcionando. Ele é composto por um conjunto de cabos ligados aos acoplamentos mecânicos que mantém os trens de pouso travados na posição recolhida. Quando acionados, pela cabine de comando, estes cabos deslocam estes acoplamentos que liberam os conjuntos dos trens para caírem por gravidade até o travamento na posição estendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com